• Início
  • Animais
  • Cachorro castrado e esterelizado – Quais os benefícios

Cachorro castrado e esterelizado – Quais os benefícios

Não pense que castrar um cachorro o faz sofrer. Pelo contrário, para o seu bem-estar e o seu, é importante fazê-lo passar por essa operação. As estatísticas mostram que, no momento, 30% dos cães são castrados. Esta taxa aumenta de ano para ano.

cachorro deitado castrado

POR QUE CASTRAR SEU CACHORRO?

A castração, também chamada de esterilização, impede que seu companheiro se reproduza. Além de ser uma fonte de conforto, melhora a expectativa de vida (é quase o dobro do tempo) do seu fiel amigo. Ele é menos corredor, mais calmo e mais carinhoso em relação a você. Essa técnica também impede que os cães e seus amantes se reproduzam demais. A superpopulação canina é limitada, é menos animais abandonados ou abandonados. Se você esterilizar sua fêmea, o desenvolvimento de tumores de mama é quase nulo. Tanto para prevenir quanto para curar!

Labrador retriever deitado

A IMPORTÂNCIA DAS CONSEQUÊNCIAS METABÓLICAS

Após a castração (ou esterilização), os requisitos de energia dessas bolas de pêlo são reduzidos em 30%, mas seu cão tende a sempre querer comer. Cuidados devem ser tomados para monitorar sua dieta, especialmente durante os dois meses seguintes à sua operação. Seu amado cão pode rapidamente se tornar obeso, o que seria prejudicial para sua saúde. Este inconveniente ocorre mais nos machos. Uma “dieta” pode ser prescrita. Suas necessidades calóricas serão cobertas, sem vê-lo se tornar “enorme”. Seu peso também deve ser monitorado. Finalmente, faça-o praticar mais esporte do que ele. Como todo ser humano, o esporte nunca machucou.

cachorro com perna quebrada

COMO É A OPERAÇÃO?

Por um lado, apenas o veterinário está autorizado a praticá-lo, por outro lado, ele irá aconselhá-lo sobre o modo de castração, e sobre a comida para dar-lhe então. No lado feminino, a operação cirúrgica é preferível, a fim de evitar qualquer risco de infecção do útero, bem como a chegada de tumores mamários. Então você tem que remover os ovários. No lado masculino, a remoção dos testículos é realizada. Não se preocupe, seu cão não sentirá dor alguma, já que ele terá dois pequenos pontos. Este último, colocado entre os dois testículos, desaparecerá com o tempo. Sua dieta será principalmente focada em uma ingestão calórica, em que os carboidratos e gorduras estarão em pequenas quantidades. Suas necessidades de energia ainda serão atendidas.

Dogging é uma operação dolorosa, mas tenha em mente que no futuro você e seu cão estarão em perfeita harmonia com sua vida diária. Ele vai comer corretamente, e você não terá medo de vê-lo ser esmagado ou ter filhotes “cheios” em casa!

ESTERILIZAÇÃO EM CÃES: VANTAGENS E DESVANTAGENS

 esterilização do seu cão (ou ovariectomia ou castração) é uma intervenção que tem muitos benefícios para o animal como para o seu mestre. No entanto, é verdade que, como qualquer procedimento cirúrgico, não é inócuo e traz riscos.

POR QUE ESTERILIZAR SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?

Evitar que uma fêmea tenha filhotes de cachorro pequenos, que não poderiam ser mantidos ou colocados, porque é preciso cumprir com as obrigações legais que dizem respeito a certas raças de cães (categoria 1), a fim de combater contra distúrbios comportamentais, como fugas repetidas ou agressão (no homem), ou na prevenção ou tratamento de certas doenças dependentes de hormônios. Alguns mestres também querem evitar o uso de pílulas anticoncepcionais para mulheres e homens, que podem causar doenças em cães e não são 100% confiáveis.

Pastor-de-shetland adulto

AS DESVANTAGENS DA ESTERILIZAÇÃO DO CÃO:

Seria errado dizer que a esterilização do cão não apresenta inconvenientes. Seu cão castrado pode se tornar mais sedentário, seu apetite pode ser mais pronunciado e, portanto, o cão pode ganhar algum peso. Alguns mestres e alguns criadores notam uma mudança no pêlo do animal, que perderia em qualidade.

Algumas mulheres têm problemas de incontinência emocional, uma vez esterilizadas.

Finalmente, não esqueça que a esterilização é irreversível, então você não poderá voltar atrás.

COMO O CÃO É ESTERILIZADO?

O cão deve ter pelo menos seis meses de idade e deve ser levado ao veterinário (com hora marcada) com o estômago vazio porque a operação está obviamente sob anestesia geral. Na fêmea, o veterinário irá remover os ovários (ovariectomia) e os cornos uterinos. No macho, o veterinário irá remover ambos os testículos (castração). Cerca de duas semanas depois, você terá que trazer seu cão de volta ao veterinário para um check-up e remover os pontos. Enquanto isso, você deve dar ao seu cão medicamentos antiinflamatórios e antibióticos.

O custo da esterilização do cão varia dependendo do tipo de cão que você tem e, obviamente, as taxas cobradas pelo veterinário que você escolheu. Tudo incluído, pode variar entre cerca de 130 euros e cerca de 400 euros (para o cão muito grande) .Alguma saúde mútua para os cães pode assumir a totalidade ou parte da intervenção.

Vale a pena esterilizar meu cachorro?

Você possui um filhote e se pergunta se é útil esterilizar seu filhote. Você se faz muitas perguntas sobre as conseqüências de tal ato. Tenha certeza, a esterilização garante ao seu cão uma melhor saúde a longo prazo e a economia de muitas doenças.

esterilização deve ser através de cirurgia e continua a ser obrigatório para cães de primeira classe. Veterinários recomendam esterilizar cães machos e esterilizar todos os cães antes da puberdade , isto é, entre 6 e 10 meses, dependendo da raça.

Buldogue Inglês idoso

Os benefícios de saúde do seu cão

Para as fêmeas, a remoção dos ovários reduz o risco de câncer de útero, mama ou ovário. Em caso de acasalamento não programado, o cão pode não estar pronto para colocar filhotes que podem ser muito grandes em relação ao seu corpo. A esterilização permite limitar os riscos de abortos.

Para os machos, a castração do cão espalha os tumores testiculares e reduz os problemas da próstata. As doenças da próstata permanecem numerosas à medida que a hiperplasia benigna encabeça a lista. Outra vantagem: a castração limita o risco de abscesso e o aparecimento de tumores das glândulas anais ou hérnias perineais, por exemplo.

Se seu cão é um macho ou uma fêmea, com esterilização você definitivamente evita ninhadas indesejadas. A ablação dos testículos no macho também reduz os impulsos agressivos do seu cão, já que ele não desenvolverá mais testosterona.

A operação cirúrgica

Antes do procedimento, seu veterinário pedirá que você não dê comida e bebida para seu acompanhante 12 horas antes da operação.

Durante a operação, o seu acompanhante estará dormindo utilizando anestesia adaptada às suas características físicas (peso, idade, raça e histórico médico) e o risco de complicações é muito baixo. O equipamento também controlará sua frequência cardíaca para verificar durante toda a operação que seu companheiro está indo bem.

Para as mulheres

A esterilização mais comum das fêmeas é a remoção dos ovários (com ou sem o útero). Outras possibilidades são apresentadas como laqueadura tubária . No entanto, esta intervenção não suprime o calor do cão , mas ela não pode ter pequeno. Esta prática não impede que os ovários continuem a secretar hormônios. Pode ser perigoso para sua saúde e causar doenças.

A castração consiste em uma única incisão na parte de trás do pênis através da qual os dois testículos serão extraídos. Esta abertura requer naturalmente vários pontos em vários planos. Há também a vasectomia que consiste em extirpar o ducto deferente, ou seja, o esperma do canal condutivo dos testículos para a próstata.

Após o procedimento, seu cão retornará para casa no mesmo dia ou no pior dos casos no dia seguinte.

Em relação aos cuidados pós-operatórios , o seu cão terá que ficar vários dias em casa, para se manter calmo. Evite morder os pontos e saltar com o risco de prevenir cicatrizes e causar infecções .

Para o resto, seu veterinário lhe dará conselhos personalizados com base nas observações feitas em seu cão e lhe dirá quando remover os pontos (geralmente 10 a 15 dias após o procedimento).

Castração química

Uma solução temporária sem passar pela caixa de cirurgia é possível. Isso é castração química . Através de medicamentos e moléculas diferentes, você pode temporariamente esterilizar seu cão.

Por exemplo, podemos injetar progestagênios. Este hormônio impede a secreção de testosteronas para uma eficácia variável entre 1 e 6 meses, de acordo com os casos. No entanto, os efeitos colateraispermanecem numerosos, pode-se citar a polifagia (sensação de fome exagerada), o diabetes ou o risco de aparecimento de um tumor mamário no macho.

Finalmente, há o implante contraceptivo . Este implante alojado sob a pele do seu cão libera gradualmente e continuamente hormônios no corpo do seu cão. O cão ficará temporariamente estéril após 6 a 12 semanas de acordo com os cães durante um período variável entre 6 a 12 meses em geral. Em alguns casos, o implante contraceptivo pode ser eficaz por até 18 meses.

WEIMARANER olhando

Esta é uma solução muito interessante e eficaz se você quiser planejar uma ninhada de filhotes. Além disso, tem muito poucos efeitos colaterais além de uma possível excitação exagerada durante as primeiras 2 a 3 semanas.

Efeitos colaterais da esterilização

Esterilização do seu cão pode ter efeitos colaterais positivos e negativos. Um pequeno tour:

  • Seu cão pode crescer : a esterilização reduz as necessidades de energia do seu animal de estimação . Seu novo metabolismo o torna menos ativo ou preguiçoso. No entanto, não haverá problemas se você prestar atenção à sua dieta e oferecer-lhe atividade física regular.
  • Um cão esterilizado vive mais tempo : estas são as estatísticas que falam. Seu cão ficará mais calmo e a esterilização o protegerá de doenças dependentes de hormônios sexuais
  • O caráter do seu cão mudará : será menos agressivo em relação a outros animais. A marcação do território pela urina deve diminuir consideravelmente após a esterilização.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20