O Shih Tzu ou Cachorro Cheetos é um dos queridinhos dos brasileiros. Está entre as raças mais populares do país e não é pra menos. Seu temperamento carinhoso, sua carinha fofa e seu porte fazem qualquer um se derreter aos pés patas desse pequenino! Nós fizemos este artigo bem bacana com as características dessa raça para você ficar por dentro de tudo sobre esse fofinho.

Cachorro Cheetos
Cachorro Cheetos

O país de origem dos Shih Tzus é o Tibete. Eles foram criados para servir de companhia e para alertar sua família caso percebam algo de errado.

A Segunda Guerra Mundial interrompeu o desenvolvimento da raça na Inglaterra, porém, manteve-se viva. E em 1969 o American Kennel Club passou a reconhecer o Shih Tzu como uma raça oficial. Hoje, os Shih Tzus são conhecidos por sua lealdade, gentileza e alegria! Por essa e outras que ele é um dos cães mais populares no Brasil, EUA e vários outros países.

Temperamento do Shih Tzu

Não importa o que você faça, o Shih Tzu sempre estará lá com você! Seja para ir à um parque para brincar e correr bastante, ou para uma ida até a padaria tomar um café. E até mesmo para ficar no sofá assistindo TV num domingo a tarde, o Shih Tzu sempre estará lá te vigiando.
Se você tem outros cães ou crianças em casa, isso não é problema. O Shih Tzu é uma raça que se da bem com outros cães, crianças e idosos. Por esses motivos, é uma das raças que é utilizada para ajudar pacientes em terapias com cães.

Shih Tzus latem muito?

Qualquer cachorro, não importa se é grande ou pequeno, pode desenvolver o hábito de latir demais quando não são estimulados. Então, estimule-o desde filhote para que ele aprenda que latir não o levar a nada. Não espere ele chegar aos 10 meses para começar. Comece no dia que ele chegar na sua casa. Assim você vai evitar uma dor de cabeça no futuro.

Características dessa raça

Cachorro Cheetos
Cachorro Cheetos

O Shih Tzu é considerado um cão de porte pequeno, bastante ativo, alerta e muito fiel. Não deve passar dos 27cm de cernelha e 8,5kg. Por ser um cão de porte pequeno, ele não tem muitos problemas com espaço. Com certeza será feliz vivendo em uma casa com quintal grande ou em um apartamento menor. Claro, desde que estimulado frequentemente da maneira correta.

  • Peso: por volta dos 16 KG
  • Tamanho: cerca de 23 cm
  • Expectativa de vida: até 16 anos
  • Alimentação: exige uma alimentação normal de cachorro, recomendamos que procure o tipo ideal de ração para ele de acordo com o tamanho e suas necessidades alimentares.

Um trabalho de socialização desde filhote é fundamental para qualquer cão, mas isso deve ser intensificado quando falamos sobre um Cachorro Cheetos. O ideal é que desde jovem ele tenha contato com pessoas e animais diferentes com frequência. Um trabalho intenso de socialização é indicado para que se tornem pets dóceis e que podem acompanhar a sua família humana em qualquer lugar. Cachorro Cheetos costumam escolher um membro da família como seu favorito e não costuma receber muito bem as visitas, mantendo-se alerta e imponente.

Saúde do Shih Tzu

Cachorro Cheetos
Cachorro Cheetos

Todo e qualquer cachorro pode desenvolver uma doença ou problema relacionados a sua saúde. Assim como nós, humanos. Por isso, você deve escolher MUITO bem o criador antes de tomar qualquer decisão. Um criador sério e de confiança vai ser honesto e te dizer quais doenças são mais comuns à raça e mostrará sua linhagem.

Os problemas de saúde que mais atingem os Shih Tzus são aqueles mais comuns em cães pequenos. Entre eles, está o desalinhamento dos dentes. Pelo fato de suas bocas serem pequenas e contribuir para o encavalamento. Como várias raças de pequeno porte, podem sofrer com problemas na patela, lesões oculares e em alguns casos problemas respiratórios.

Cachorro Cheetos e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o Cachorro Cheetos e quer continuar aprendendo com a ajuda de nossas dicas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Cachorro da raça shih tzu.