Cachorro Chow chow

Os registros mais antigos encontrados sobre ao cachorro chow chow figuram entre as esculturas e cerâmicas da Dinastia Han, que governou a China entre 206 a.C e 22 d.C.

Mas alguns historiadores acreditam que sua ancestralidade possa ser ainda mais antiga, originária da Mongólia e da Sibéria e, posteriormente, levada para a China.

Cachorro Chow chow
Cachorro Chow chow

Embora algumas especulações indiquem que o chow chow seria o resultado do cruzamento entre o mastim tibetano e o spitz, sua ancestralidade ainda é considerada um mistério.

Na China do século VII, os chow chow eram úteis em várias atividades, como cão de guarda e de tração, uso mais frequentemente adotado pelos camponeses daquela época. Outro emprego comum era como cachorros de briga, nas práticas de rinhas.

O olhar dócil, o focinho achatado e o longo pelo sedoso, típicos do Cachorro Chow chow, são irresistíveis e conquistam fãs há séculos!

Brincalhão e companheiro, esse cachorro não precisa de muito espaço para se exercitar por isso, vive muito bem em pequenas residências, como apartamentos, mas também se adapta em uma casa grande.

O Cachorro Chow chow adora colo e segue o tutor pela casa.

Os cachorros dessa raça não gostam de ficar sozinhos por muito tempo e precisam de atenção. São cães que alertam quando estranham algo o que pode acontecer com certa frequência, dependendo da quantidade de ruídos que ele consegue ouvir de casa.

Educar um Cachorro Chow chow é um desafio que requer muita paciência e amor, ele sabe o charme que tem e abusa disso para tentar conseguir que as coisas sejam feitas do jeito dele.

Pelagem

Com uma pelagem composta por pelo e subpelo muito densos, o chow chow ainda não é muito bem adaptado ao clima brasileiro, por isso alguns de seus tutores acabam fazendo “adequações” em seu penteado.

É comum, por aqui, vermos chow chows totalmente tosados, mas fazer isso com a máquina não é recomendado para a raça. O ideal é que, quando aparam seus pelos, todo o processo seja feito com o uso de uma tesoura.

A técnica, além de deixá-los bem “arredondados”, pode ainda, evitar que o pet tenha problemas de pele e enegrecimento da região por conta do uso da máquina de tosa.

O chow chow mais habitual é o dourado, mas existem outras variações como o preto, o azul, o creme e uma espécie de chumbo bem difícil de ser vista.

Características dessa raça

Cachorro Chow chow
Cachorro Chow chow

O chow chow costuma enganar aqueles que não conhecem muito bem a raça. Sua carinha de urso bonzinho é um verdadeiro convite para todos que encontram com um exemplar, mas não se engane: os cachorros da raça chow chow costumam ser bastante fechados e muito desconfiados com estranhos.

É comum, inclusive, relatos de exemplares que são mais agressivos, pois são cães naturalmente independentes e bem dominantes, além de serem seguros de si.

  • Peso: por volta dos 32 KG
  • Tamanho: cerca de 50 cm
  • Expectativa de vida: até 12 anos
  • Alimentação: exige uma alimentação normal de cachorro, recomendamos que procure o tipo ideal de ração para ele de acordo com o tamanho e suas necessidades alimentares.

Um trabalho de socialização desde filhote é fundamental para qualquer cão, mas isso deve ser intensificado quando falamos sobre um chow chow.

O ideal é que desde jovem ele tenha contato com pessoas e animais diferentes com frequência.

Um trabalho intenso de socialização é indicado para que se tornem pets dóceis e que podem acompanhar a sua família humana em qualquer lugar. Chow chows costumam escolher um membro da família como seu favorito e não costuma receber muito bem as visitas, mantendo-se alerta e imponente.

Temperamento dos Maltes

Cachorro Chow chow
Cachorro Chow chow

Dócil, amigável e companheiro: são três características que descrevem muito bem o temperamento de Cachorro Chow chow.

Eles se apegam aos seus humanos logo nos primeiros dias de convivência. Assim como a maioria dos outros cachorros, na fase de troca de dentes podem roer coisas erradas, então, brinquedos mordedores são os melhores aliados para estas épocas e ótimas alternativas para que eles não escolham outros objetos.

Apesar de não podermos generalizar, a maioria dos chow chows é bem teimosa e não gosta de receber ordens. É comum que ainda quando filhotes eles tenham o hábito de testar e desafiar aqueles que tentam lhes dar comandos, por exemplo.

Quando o cão possui um vínculo forte com seus pais humanos, isso tende a diferir, respondendo bastante e com rapidez àqueles em quem mais confia.

Trabalhar com rispidez com um chow chow nunca é uma boa ideia, já que além de não ensinar nada novo para o pet, faz com que ele possa reagir de uma maneira pouco positiva.

Porque o Chow Chow é perigoso?

Ainda que seja um cachorro com cara de ursinho de pelúcia, o Chow Chow requer cuidados redobrados e muito treino para não acabar se tornando agressivo. Oriundo da China, esse totó pode passar dos 30 kg e é conhecido por ser agressivo se precisar proteger seus donos

Quanto custa um Chow Chow?

De acordo com os principais sites de venda do país, o preço médio de um filhote da raça chow chow pode variar entre R$ 1.000 e R$ 3.000, dependendo do pedigree. Antes de decidir comprar um cachorro, lembre-se que existem muitos animais abandonados nas ruas ou resgatados por ONGs à procura de uma família amorosa.

Quanto tempo leva para a língua do chow chow fica azul?

É um cachorro de porte médio, não costuma passar dos 60 centímetros de altura. Os filhotes de Chow Chow são muito fofos e é difícil resistir a eles. Atenção: os filhotes não nascem com a língua azul. Ela nasce normal e apenas após 8 semanas é que a cor azul aparece

Se você gostou de aprender um pouco sobre o Cachorro Chow chow e quer continuar aprendendo com a ajuda de nossas dicas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Imagens de cachorro.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20