Cachorro com ciúmes – O que posso fazer?

Ja viu seu cachorro com ciúmes? Se sim, como você pode evitar que elas sofram ou se tornem agressivas?

pinscher-miniatura-prestando-atencao-1024x768-3751772-7494481-6177935-7147449

Nossos cães estão tão perto de nós, e estamos tão apegados a eles que às vezes tendemos a atribuí-los às nossas próprias características. 

Essa abordagem antropomórfica é, naturalmente, uma sensação boa, mas pode nos enganar sobre o comportamento real de nossos animais.

ciúme é um daqueles sentimentos que muitas vezes emprestam nossos 4 patas amigos. Corretamente ou não? As opiniões estão divididas

Seja como for, é óbvio que nossos cães se sentem desconfortáveis ​​com nossas demonstrações de atenção e ternura para com outros animais ou pessoas

É importante responder adequadamente para evitar os problemas comportamentais que possam surgir.

Os cães podem realmente sentir ciúmes?

Os cães são realmente ciumentos? Ninguém, exceto os próprios cães, pode ter certeza. 

As opiniões são muito diferentes sobre este assunto. Por um lado, algumas pessoas pensam que nossos cães apresentam atitudes semelhantes às que mostramos quando estamos com inveja, mas sem lhes dar essa sensação. 

Por outro lado, há aqueles que pensam que nossos cachorrinhos são tão ciumentos quanto nós.

O primeiro, portanto, admitir que os cães podem certamente ver uma visão sombria da chegada de um novo ser na família , seja ele um congénere de um animal de outra espécie ou de um humano (um recém-nascido, por exemplo). 

O fato de toda a atenção da família se concentrar no último causa reações de frustração, até de agressão no cão. Mas este não é ciumento até agora. Não do jeito que sentimos ciúme. Essa é a tese defendida por esse “campo”. 

Deve ficar claro, o ciúme é um sentimento limpo para os seres humanos porque requer capacidade mental de produzir o que o cão não é capaz de fazer, uma vez que ele não pode conceituar.

Algumas teorias pensam que o cachorro é realmente ciumento

Para alguns, os cães sentem ciúme assim como nós humanos. Eles também podem confiar em seu raciocínio em um estudo americano publicado em julho de 2014 na revista científica PLUS ONE.

 Liderado por uma equipe de psicólogos da Universidade da Califórnia em San Diego, foi baseado em observações feitas em 36 cães. 

Cada uma dessas “cobaias” observou seu mestre brincar com três objetos diferentes: um cachorro falso, uma lanterna de Halloween e um livro musical.

malamute-do-alasca-prestando-atencao-1024x683-7934689-3873004-9914885-2162959

Examinando as reações dos cães, foi estabelecido que 78% deles empurraram seu mestre quando ele estava se divertindo com seu congênere falso, contra apenas 40% para a lanterna de abóbora e 22%para a lanterna de abóbora. livro musical. 

De acordo com Christine Harris, a psicóloga que esteve à frente dessa pesquisa, a reação do cachorro que procura atrair a atenção de seu mestre só pode ser a manifestação de ciúme ou um sentimento similar.

Como consertar isso?

Quer seja ciúme em si ou outro sentimento, é importante reagir adequadamente para evitar que esse tipo de emoção dê origem a reações indesejáveis

Será uma questão de encontrar um equilíbrio entre a necessidade de não cumprir a vontade do cão e a de compreendê-lo e tranquilizá-lo.

Não será necessário afogar o animal sob as carícias e as recompensas, pois este deve entender que não tem a exclusividade de sua atenção e seu afeto. 

Os outros membros da família têm direito a isso tanto quanto ele. Ao mesmo tempo, não deve ser privado de sua gentileza, porque isso apenas exacerbaria o problema. 

Apenas se acostumar com a presença do novo cão, gato, bebê ou outra fonte provável de frustração para o seu companheiro de 4 patas. 

Dê-lhe tempo para se familiarizar com ele, dando-lhe atenção suficiente, especialmente durante as caminhadas e cuidados (escovação, etc.), que são momentos de troca e cooperação privilegiada.

Se, apesar de todas as suas precauções, a atitude do seu cão se tornar incontrolável (agressão, tristeza), é possível que você procure os serviços de um cão comportamentalista, que o ajudará a resolver este problema.

Oque leva um cachorro a ter ciúmes ?

Ver um novo amigo chegar na família, isso o faz pensar que vai perder espaço.

Como fazer o cachorro não ter ciúmes ?

Tentar aproxima-lo com o novo amigo , dar atenção suficiente a ele , para que ele não se sinta excluído.

O cão se torna agressivo por ciúmes ?

Sim , principalmente se o mesmo perceber que está perdendo espaço na família , em algumas ocasiões o cão pode até atacar o novo membro.

veja outras matérias relacionadas a pets no nosso site : https://demonstre.com/enciclopets/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20