Qual remédio pode dar para cachorro com dor

Ver o seu cachorro com dor é perturbador. Procurar um veterinário ou pesquisar por um medicamento geralmente são as primeiras coisas que fazemos. mas qual é o remédio que se dá para um cão com dor?

Mas se estiver tentando encontrar um analgésico humano para dar ao seu cão pare imediatamente. Remédios para dor sem receita e outros medicamentos humanos podem ser muito perigosos e até fatais para os cães.

Qual remédio pode dar para cachorro com dor
Qual remédio pode dar para cachorro com dor

Os cães não devem receber ibuprofeno (Advil), acetaminofeno (Tylenol), aspirina ou qualquer outro analgésico produzido para consumo humano, exceto sob a orientação de um veterinário.

Como a aspirina e outros AINEs afetam os cães?

Alguns dos analgésicos OTC mais comuns se enquadram na categoria de anti-inflamatórios não esteróides (AINEs).

Exemplos comuns incluem aspirina, aspirina infantil, ibuprofeno e naproxeno. Todos eles trabalham inibindo uma enzima chamada ciclooxigenase, que produz substâncias semelhantes a hormônios chamadas prostaglandinas que promovem inflamação, febre e dor.

Qual remédio pode dar para cachorro com dor
Qual remédio pode dar para cachorro com dor

Mas as prostaglandinas também desempenham muitos outros papéis no corpo, como manter o fluxo sanguíneo adequado para os rins, produzindo uma camada de muco que protege o revestimento interno do trato gastrointestinal e permitindo que o sangue coagule normalmente.

Quando essas funções são afetadas adversamente pelos AINEs, os cães podem desenvolver problemas como:

  • Úlceras gastrointestinais
  • Vômitos e diarreia (geralmente com sangue)
  • Perda de apetite
  • Distúrbios hemorrágicos
  • Disfunção renal
  • Lesão hepática (em alguns casos)

Os cães podem morrer sem tratamento apropriado. Não é seguro administrar ao seu cão qualquer quantidade de aspirina, ibuprofeno (Advil), naproxeno ou outro anti-inflamatório destinado a humanos sem antes falar com o veterinário.

Os gatos são especialmente sensíveis aos efeitos adversos dos AINEs, mas, como mais cães são expostos a esses medicamentos, um número maior de casos de toxicidade de AINEs é relatado em cães em comparação aos gatos.

Perigos menos óbvios dos AINEs para cães

Outros problemas podem surgir com o uso de AINEs em cães por vários motivos:

Às vezes, um proprietário administra (ou um cão entra) uma dose inadequadamente alta de um ou mais desses medicamentos.

Qual remédio pode dar para cachorro com dor
Qual remédio pode dar para cachorro com dor

Certos cães são especialmente sensíveis aos AINEs formulados para seres humanos e podem desenvolver efeitos colaterais perigosos mesmo quando uma dose correta é administrada.

O uso concomitante de outros medicamentos (corticosteróides, por exemplo) e / ou a presença de certas condições de saúde, como doenças gastrointestinais, hepáticas ou renais, podem tornar o uso de AINEs para cães mais arriscado do que o normal.

E o Tylenol para cães?

O acetaminofeno (Tylenol) não é um AINE, mas ainda é igualmente perigoso para os cães.

Ninguém sabe exatamente como funciona para reduzir a dor e a febre; não tem efeito na inflamação.

Mas quando os cães ingerem quantidades tóxicas de acetaminofeno, ele destrói as células do fígado, danifica os rins e converte a hemoglobina – a molécula que transporta oxigênio no sangue – em methemoglobina, resultando em baixa oferta de oxigênio por todo o corpo e danos generalizados aos tecidos.

Se você tem um lar com vários animais de estimação, também deve saber que os gatos são tão sensíveis aos efeitos adversos do acetaminofeno que a ingestão de apenas um comprimido de força regular pode resultar em toxicose grave e dois podem ser fatais.

O que posso dar ao meu cão para aliviar a dor?

Por todas as razões acima, você não deve administrar AINEs, como aspirina e ibuprofeno, ou outros analgésicos, como acetaminofeno, a cães ou outros animais de estimação sem a supervisão de um veterinário.

As empresas farmacêuticas criaram medicamentos específicos para a dor de animais de estimação que são mais seguros e eficazes para cães do que aqueles projetados para pessoas. Seu veterinário pode prescrever remédios para dor feitos para cães que podem aliviar com segurança e eficácia o desconforto do seu animal de estimação.

Com o conhecimento das especificidades do estado de saúde e histórico do seu cão, seu veterinário pode fazer um diagnóstico adequado, determinar qual medicação e dose é mais apropriada para ele e elaborar um plano de monitoramento que torne o tratamento o mais seguro possível.

Os AINEs comumente usados ​​em cães incluem carprofeno, etodolac e meloxicam.

Outras medidas de alívio da dor

Medicamentos prescritos não são a única maneira de proporcionar alívio ao cão. Condições inflamatórias crônicas, como osteoartrite, costumam responder bem à modificação da dieta.

Casos mais graves também podem se beneficiar de fisioterapia, acupuntura, tratamentos com laser frio e outras intervenções.

Converse com seu veterinário para determinar qual medicamento ou tratamento é adequado para seu cão.

Para mais informações, consulte nosso infográfico sobre Medicamentos OTC.

O que dar para o cachorro com dor?

A dipirona (Novalgina®), também conhecida por metamizol, é um fármaco utilizado há muito tempo em seres humanos para tratar casos de febre e reduzir a u003cstrongu003edoru003c/strongu003e, sendo também indicado para doenças reumáticas.

Pode dar Dipirona para o cachorro?

Modo de Usar. Administrar por via oral, direto na boca do animal ou diluído em água, suco ou leite, na dosagem de 1 gota por Kg de peso, até o máximo de 35 gotas.

Pode dar cetoprofeno para cachorro?

Nunca dê u003cstrongu003ecetoprofenou003c/strongu003e ou outro medicamento com ação anti-inflamatória ao animal, sem antes consultar um médico veterinário.u003cbru003e

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como cuidar do seu Pet e quer continuar aprendendo cada vez mais com a ajuda de nossas dicas, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Como educar cachorro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20