O cão Doberman, também conhecido como Dobermann, Dobie ou Doberman pinscher é um cão bastante valente e bonito, encantando muitos através desses aspectos. Por trás de todo o “kit valentão” do Doberman, com sua cara de mau, corpo forte e musculoso, existe um cão bastante afetuoso, leal e companheiro. Além de muito protetor, ele também serve como um ótimo amigo para toda a família e, um ótimo cão de guarda.

Sendo uma raça conhecida por sua incrível inteligência e obediência, não sendo à toa que é comum ver esses valentões atuando ao lado de policiais. Ele tem um ótimo sentido de alerta, que influencia nas suas escolhas como guarda, estar atento ao que acontece aos arredores não é tudo, eles carregam muita energia consigo e são bastante agitados, tendo muitos estímulos e atividades físicas. Também são espertos e aprendem rápidos novos comandos durante a adaptação e o adestramento.

Condição física

Cachorro Doberman
Cachorro Doberman

Caso opte por adotar um cão da raça Doberman, saiba que ele tem bastante força e disposição. Então, precisa de exercícios físicos como caminhadas, treinamentos e brincadeiras, sendo algo essencial em suas rotinas, isso definitivamente irá contribuir muito para sua saúde também e, mantendo esse hábito irá fazer com que ele se sinta mais ocupado e satisfeito.

Com as atividades, a relação com sua família também melhora e tende a serem mais equilibradas, mas é importante ressaltar que essa afinidade só irá acontecer com a adoção de um programa de adestramento. Por apresentar um comportamento energético ele pode acabar se tornando um pouco complicado de se manter o controle, sem que o tutor tome seu lugar como líder.

Características dessa raça

Este cão além de carinhoso com sua família, também será educado e obediente quando bem treinado. E isso torna o cão muito amoroso e um ótimo protetor das crianças da família, desde que os pequenos também sejam gentis com o bichano assim como devem ser com qualquer cachorro.

  • Peso: por volta dos 45 kg
  • Tamanho: cerca de 72 cm
  • Expectativa de vida: até 13 anos
  • Alimentação: exige uma alimentação normal de cachorro, recomendamos que procure o tipo ideal de ração para ele de acordo com o tamanho e suas necessidades alimentares.

Essa raça também não costuma latir muito e, normalmente só late quando há necessidade. Então caso qualquer coisa estranha aconteça, ele alertará seu tutor como bom cão de guarda que é. Mas se estiver estressado ou não gastou energia suficiente, ele pode fazer bastante barulho para compensar chamando toda a atenção de sua família.

Temperamento do Doberman

Esse cão musculoso e de aparência elegante tem um temperamento bastante agradável. Ele é um animal leal e inteligente, com um forte instinto protetor ele será uma das raças mais obedientes tendo grandes capacidades de captar comandos e aprende-los rapidamente. Ele também costuma ser bastante veloz e resistente, não sendo à toa o escolhido para resgates, buscas e serviços militares.

Em sua casa, ele fará de tudo para cuidar de todos e defender sua família com todas as suas forças, mostrando-se ser destemido e vigilante. Quando tudo está bem, ele ama brincar, correr pra lá e pra cá e, gastar toda energia do seu espírito com atividades físicas.

Passo a passo para cuidar dessa raça

Cachorro Doberman
Cachorro Doberman

Para cuidar dessa raça com eficiência e de forma que possa proporcioná-lo qualidade de vida não é uma tarefa muito difícil, logo você poderá estar dando todo amor que quiser sem se preocupar com tantas coisas.

  1. Mantenha-o treinando e brincando, ensine truques, adestre-o para que ele aprenda a socializar e saber qual é a sua função. Ele é muito fácil de treinar e bastante obediente e, ser desafiado irá exercitar ainda mais toda sua inteligência, ele adora desafios! Use sua criatividade para criar brincadeiras e atividades.
  2. Essa raça é bem limpinha e não tem muito odor, os banhos ficam somente quando são necessários.
  3. Escove ele semanalmente, isso manterá a aparência do seu pêlo bonita e evita que ele fique se espalhando pela casa.
  4. Escove semanalmente seus dentes, reservando um dia específico.
  5. Verifique as orelhas dele e limpe-as quando necessário para evitar que o acúmulo de sujeira causa infecção.

Pronto! Você está pronto para ter diversos momentos de alegria e brincadeiras com seu Doberman!

Quero aprender mais!

Se você gostou do nosso artigo sobre o Doberman, não perca a chance de aprender ainda mais através do nosso artigo sobre: Cachorro Border Collie.