Você conhece o Cachorro Husky? O Brasil é um país tropical. Apesar da sua imensa expansão, em quase todo o seu território, o calor e as altas temperaturas predominam. Essa, talvez, seja a explicação da pouca popularidade do Husky Siberiano por aqui, um cãozinho com origem no extremo nordeste da Ásia e que adora temperaturas negativas.

Cachorro Husky
Cachorro Husky

Criados para o trabalho, esses cachorros têm toda a aparência dos lobos selvagens, mas engana-se quem pensa que eles são agressivos. Extremamente amigáveis, os Huskys são fáceis de lidar e adoram companhia do tutor, ou de outros cãezinhos.

Seu nome não deixa dúvidas: o Husky siberiano surgiu na Sibéria há cerca de dois mil anos. A criação e dispersão da raça é atribuída a uma tribo chamada Chukchi, que utilizava os cachorros para puxarem os trenós.

As características físicas do Husky eram ideais para aguentar as longas distâncias, puxar objetos e também suportar o frio da Sibéria. Em 1909 William Goosak, um comerciante de peles, levou os Huskys até o Alasca para participarem da Grande Corrida do Alasca, um percurso de 657 km. Os Huskys impressionaram pelo alto desempenho e começaram a ganhar notoriedade.

Características dessa raça

Cachorro Husky
Cachorro Husky

Essa raça é considerada um pouco peculiar por conta do seu temperamento enérgico, é uma ótima companhia durante o dia a dia e não existem muitos cuidados como outras raças exigem é claro que todo amor e ato de carinho é bem aceito pelos Husky e por qualquer outra raça de cachorro.

  • Peso: por volta dos 44 KG
  • Tamanho: cerca de 60 cm
  • Expectativa de vida: até 15 anos
  • Alimentação: exige uma alimentação normal de cachorro, recomendamos que procure o tipo ideal de ração para ele de acordo com o tamanho e suas necessidades alimentares.

Em 1925 que essa raça ganhou reconhecimento mundial. Uma pequena cidade do Alasca chamada “Nome” foi assolada por uma epidemia de difteria, foram grupos de cães, principalmente de Huskys, que levaram soro e medicamentos para essa aldeia enfrentando um inverno rigoroso e acabaram por salvar a população. O episódio ficou conhecido como “Corrida do Soro de Nome” e o Husky Siberiano alcançou seu lugar de destaque. Em 1930 a raça foi reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club.

Temperamento

Apesar da cara de bravo, os Huskys podem ser sociáveis com outros cães e até mesmo com crianças, desde que acostumados com elas desde filhotes. Muito brincalhões e independentes, eles são também cãezinhos bem teimosos.

Sua origem faz com que exercícios físicos sejam imprescindíveis para esses animais, não apenas pela saúde, mas porque eles realmente amam se exercitar! Estão sempre em alerta e, mais do que latir, são cachorros que adoram uivar. São animais orgulhosos e precisam de alguns limites ou realmente se sentirão os donos da casa. São exímios caçadores e sua personalidade independente é um gatilho para que eles fujam em busca de uma boa caça ou aventura.

Lealdade é a qualidade mais evidente nessa cão, ele pode até dar cambalhotas de felicidades ao ver seus donos depois de um período sem ter contato com ele. deixar esse animalzinho sob um grande estresse pode ser perigoso pois seus sistema nervoso é diferente dos demais cachorros, ele pode acabar tendo uma parada cardíaca e vindo a óbito por passar por estresses excessivos.

Passo a passo para cuidar dessa raça

Cachorro Husky
Cachorro Husky

O Husky é do tipo de cachorro que adora gastar toda a sua energia brincando com o seu tutor. Além disso, eles são excelentes nadadores, portanto, a atividade pode ser uma excelente escolha para ajudar a gastar a energia do cãozinho.

  1. Mantê-lo sempre alimentado é a regra de ouro.
  2. Dar banho 3 ou 4 vezes por semana (tome cuidado para secar bem ele após o banho para evitar que ele pegue uma gripe).
  3. Visitas regulares ao veterinário para avaliar possíveis problemas cardíacos.
  4. Manter sempre um tempo para passear
  5. Interagir com ele para não causar depressão no animal
  6. Ensinar truques

Esperamos que seu Husky seja o mais bem tratado pois essa raça em especial é extremamente amorosa e sempre vai fazer de tudo para ver seu dono alegre, por ser um cachorro extremamente inteligente uma boa maneira de mantê-lo ativo é ensinar pequenos truques a ele.

Cachorro Husky e muito mais!

Se você gostou de aprender sobre o Cachorro Husky e quer continuar aprendendo com diversas dicas sobre as mais variadas raças, aproveite para ler nosso artigo sobre: Cachorro Bernese.