O cachorro Lhasa Apso é independente e, em muitas ocasiões, sua personalidade pode parecer mais com a de um gato. É muito desconfiado e reservado, porém extremamente inteligente, calmo, brincalhão e alegre. Mas não ache que o Lhasa Apso é um brinquedo. Eles são bastante atentos e teimosos.

lhasa apso
lhasa apso

Bastante esperta, a raça ocupa a posição de número 68 na lista dos cachorros mais inteligentes do mundo, e ensinar truques e comandos para ela não é uma tarefa muito complicada sendo que este processo se torna ainda mais simples quando os ensinamentos são iniciados enquanto o cão ainda é um filhote.

Amigável e bastante sociável com humanos e outros animais, o Lhasa Apso é um cão que possui um nível moderado de energia e; portanto, não é do tipo que precisa de muitas atividades físicas para se manter saudável – no entanto, pequenos passeios diários são indicados.

Características dessa raça

Os cachorros da raça Lhasa Apso são pequenos e robustos. Seus pelos podem ser retos e duros, longos e abundantes. Suas orelhas são caídas e com bastante franja. As cores mais comuns são: areia colorida, mel, dourado, preto, cinza, branco, entre outras.

lhasa apso
lhasa apso

Embora seja um animal pequenino, esses cães contam com quadris e coxas fortes e bem desenvolvidas, sendo que a área do seu pescoço também é bastante “troncuda”, e mais proeminente nos machos do que nas fêmeas.

  • Peso: por volta dos 5 a 7 KG
  • Tamanho: cerca de 25 cm
  • Expectativa de vida: até 15 anos
  • Alimentação: exige uma alimentação normal de cachorro, recomendamos que procure o tipo ideal de ração para ele de acordo com o tamanho e suas necessidades alimentares.

Lhasa Apso é um cachorro extremamente carinhoso com seus donos por isso sempre separe um tempo para brincar com ele e dar o carinho que seu bichinho merece pois é uma raça que é muito suscetível à depressão, mantê-lo feliz e saudável é essencial para prolongar o tempo de vida desse animalzinho.

Temperamento do Lhasa Apso

O temperamento do Lhasa Apso Vai variar do treinamento e da socialização que o seu companheiro for submetido desde filhote. Geralmente eles costumam latir para estranhos ou em situações que eles consideram de risco, mas essa é uma característica de cão guardião que ele possui. No fundo eles são amorosos e adoram brincar com os seus tutores.

Lealdade é a qualidade mais evidente nessa cão, ele pode até dar cambalhotas de felicidades ao ver seus donos depois de um período sem ter contato com ele. deixar esse animalzinho sob um grande estresse pode ser perigoso pois seus sistema nervoso é diferente dos demais cachorros, ele pode acabar tendo uma parada cardíaca e vindo a óbito por passar por estresses excessivos

Saúde

Os Lhasa Apso são propensos a irritações na pele por debaixo do pelo. Dermatite alérgica e picadas de pulgas são bastante frequentes nessa raça. Portanto, fique atento! Inflamações de ouvido caso tenha muito contato com água.

Alguns cães da raça Lhasa podem sofrer de displasia da anca, problemas renais, úlceras, luxação da patela, entrópio, distiquíase e hipoplasia renal cortical. Com olhos muito sensíveis, o cão desta raça pode acarretar em problemas como o da Atrofia Progressiva da Retina, que além de ser bem incômodo pode levar o cachorrinho à cegueira.

Passo a passo para cuidar dessa raça

lhasa apso
lhasa apso

Vamos ao passo a passo que você vai utilizar para cuidar melhor do seu Pet.

  1. Mantê-lo sempre alimentado é a regra de ouro.
  2. Dar banho 3 ou 4 vezes por semana (tome cuidado para secar bem ele após o banho para evitar que ele pegue uma gripe).
  3. Visitas regulares ao veterinário para avaliar possíveis problemas cardíacos.
  4. Manter sempre um tempo para passear
  5. Interagir com ele para não causar depressão no animal
  6. Ensinar truques

Esperamos que seu Lhasa Apso seja o mais bem tratado pois essa raça em especial é extremamente amorosa e sempre vai fazer de tudo para ver seu dono alegre, por ser um cachorro extremamente inteligente uma boa maneira de mantê-lo ativo é ensinar pequenos truques a ele.

Cachorro lhasa apso e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco sobre essa raça cheia de charme e quer continuar aprendendo com nossas dicas diversas, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Como fazer soro para cachorro.