O cachorro Lhasa é uma das principais escolhas para aqueles que preferem uns pequeninos em casa ou no apartamento. O pequenino encanta com seus pelos longos, suas orelhas finas e seu latido marcante.

Ele é um verdadeiro companheiro e um ótimo cão guarda também. Esses cães por muito tempo já foi considerada uma raça mística e sagrada, hoje ele é confundido com seus amigos da raça Shih Tzu.

Mas é inegável que suas características como seu temperamento forte e seu instinto protetor fazem dele uma raça única e ideal. Então vamos entender um pouquinho sobre esse bichinho tão recheado de conteúdo.

Condição física

Cachorro Lhasa
Cachorro Lhasa

Esses são cãezinhos realmente alegres e divertidos que amam brincadeiras, mas eles não são do tipo que precisam de tantos exercícios físicos. Para esse cão, um momento de soneca ao lado do seu dono é mais do que suficiente, é incrível.

Demonstrando sempre uma característica apegada e fofa, são ideais para apartamentos, alguns passeios curtinhos no início das manhãs ou aos finais de tardes, atividades relaxantes e leves já sendo algo ideal.

Além disso, não ache estranho encontrar seu bichano vez ou outra com as crianças se divertindo e brincando. O Lhasa é uma das raças que mais vão se dar bem com estes pequenos e, por mais que não seja tão apegado a esportes e os demais não negarão momentos de alegria.

Características dessa raça

Cachorro Lhasa
Cachorro Lhasa

Estes cãezinhos não são tão apegados por colo, mas amam sua companhia. Além disso, não gostam de contato físico repetitivo e demorado, mas desde que respeitem seu espaço, ele será um cão divertido e alegre.

  • Peso: por volta dos 7 kg
  • Tamanho: cerca de 25 cm
  • Expectativa de vida: até 15 anos
  • Alimentação: exige uma alimentação normal de cachorro, recomendamos que procure o tipo ideal de ração para ele de acordo com o tamanho e suas necessidades alimentares.

Estes cães também têm uma tendência um tanto quanto peculiar, eles tendem a serem um pouco ciumentos a respeito de seus alimentos, brinquedos e tudo que consideram valioso, até mesmo você. Seus pelos longos é algo característico da raça e requerem muitas manutenções, então muitos donos optam pela tosa para assim deixá-los mais curtos. Mas isso irá apenas reduzir o tempo de manutenção, pois a frequência permanecerá igual.

Temperamento do Lhasa

Esse cão tem um hábito de vigiar, não importa o que. Pode ser a porta da sua casa ou até mesmo a janela, é um verdadeiro cão atento que adora latir para alertar. Ele é um pouco temperamental e, seu humor vai ser bastante variável.

Às vezes é brincalhão, alegre, amigável, majestoso e até mesmo possessivo. Esses cães às vezes parecem meio indiferentes, mas ele está apenas impondo sua independência, já que para ele, agradar seu dono não é sua prioridade.

Além do seu comportamento possessivo a tudo que gosta se mostrando agressivo caso ouse tocar em seus pertences, esse cão não é tão adequado para crianças muito pequenas. De fato são bastante carinhosos com seu círculo familiar, mas não se dão tão bem com estranhos, então caso receba uma visita vez ou outra, talvez ele não o receba com tanto carisma.

Esse cão é bem barulhento e ama latir quando acha necessário e, por mais que seja adestrado, ele pode até conter um pouco isso mas a característica não será anulada. Ele é ótimo para ser um cão de guarda, mas caso tenha sono leve, talvez sofra um pouquinho.

Passo a passo para cuidar dessa raça

Então vamos entender como cuidar dessa raça direitinho, para que você possa tratar dele com carinho e possa dar a quantidade de amor ideal.

  1. Exercícios são importantes, mas o Lhasa é um cachorro que precisa de um nível médio deles, estes cães não são tão dóceis quando se trata de treinos de obediência, pois se acham mais espertos que seu treinador, então para eles terem melhor desempenho eles respondem melhor quando sabem que uma recompensa o espera.
  2. Faça sempre seções de treinamento curtas, essa raça tem ótima capacidade de raciocínio então tende a se entediar bem rápido caso seja exposto a atividades repetitivas, faça atividades diárias de uma hora com pouco mais de 1km de caminhadas.
  3. Seu pelo deve ser escovado diariamente, verifique também neste tempo se não há alergias.
  4. Seus dentes devem ser escovados regularmente, assim evitando inflamações na gengiva e tártaro.
  5. Seus banhos devem ser semanais ou feitos de quinzenas em quinzenas. Não se esqueça de secá-lo bem após cada banho para evitar complicações.
  6. É ideal cortar as unhas do seu cachorro a cada 45 a 90 dias.

Você está pronto para cuidar do seu cachorrinho e, esperamos que você dê a ele todo amor e carinho necessário pois por mais que esse bichinho se mostra independente muitas vezes, no fundo é apenas um bebezinho buscando atenção.

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender um pouco sobre o Lhasa, não perca a chance de aprender mais sobre nossos amigos peludos lendo nosso artigo sobre: