O cachorro lobo também conhecido como cão-lobo é uma raça, ou não considerada raça para outros de cães subespécie de lobos gerado a partir do cruzamento de um cão doméstico e um lobo, sendo preciso tratá-los de maneiras mais especiais do que você está acostumado a tratar um cão normal, oferecendo-lhes grandes espaços para correr e sentirem-se livres.

Existem algumas raças de cães com enorme influência do híbrido cão-lobo em sua linhagem e aparência, como o husky siberiano, tamaska, malamute do alasca e cão-lobo checoslovaco. Alguns especialistas acreditam que são impossíveis de serem domesticados devido ao seu instinto selvagem, mas é possível diminuí-los caso haja convivência precoce com humanos, como a época de filhote.

Condição física

Cachorro Lobo
Cachorro Lobo

Os cães lobos apresentam um físico típico de um animal selvagem, prontos para caças e reagirem aos seus instintos selvagens. Não gostam de permanecerem parados e para criar um deve ter um espaço bastante aberto, para que o grandalhão possa correr, brincar e se exercitar-se. Eles precisam se sentir livre e precisam ter comida em disposição, pois podem se tornar agressivos caso passe por longos períodos de fome.

Por mais que tenha um físico robusto e um instinto selvagem dos lobos, esse cão também apresenta seus instintos domésticos vez ou outra e, seus dentes são maiores que os dos outros cães, estes tipos de cães não são adequados para tutores inexperientes pois são bastante complicados de se lidar, existem cerca de 300 mil cães desses no estados unidos com atualmente uma moradia e família. Além disso, costumam ter grandes portes e ser ferozes.

Características dessa raça

É típico dos lobos os instintos de querer andar em bando, principalmente quando o cão-lobo tem ligação direta de um pai ou mãe da família dos lobos, então eles tendem a ser bem protetores e agressivos em relação a sua família, além de atentos. Também costumam desenvolver seu uivo, com capacidades agudas e estridentes podendo te fazer perder algumas noites de sono.

  • Peso: pode chegar até 60 kg
  • Tamanho: seu tamanho pode chegar até 110 cm
  • Expectativa de vida: 12 anos
  • Alimentação: por ser um cão bastante selvagem, pode se adaptar a caças e atividades extremas que envolvem várias adrenalinas, então podem comer carne crua ou até mesmo outros animais menores, mas é aconselhável uma alimentação adequada, com rações específicas para seu porte, consulte um veterinário.

Além disso, estes bichanos não costumam saber latir, mas como mencionado eles possuem um hábito frequente de uivar, ataques desses animais costumam ser perigosos e ferozes, além disso, a criação não é feita por qualquer, chegando a ser proibido em alguns países e sendo permitido nos estados unidos por pessoas específicas. Caso fosse criar um, tenha certeza de estar ciente das suas necessidades de espaço e adestramento.

Temperamento do Cão-lobo

os cães-lobos não são fáceis de se domesticar, mas se socializados desde seus nascimentos, eles podem acabar se tornando ótimos cães de guarda e ótimos trabalhadores de campo. Não tendem a se assustar muito e sempre mantém uma postura firme e preparada e, assim como todo animal ama um bom carinho de sua parte. Eles costumam ser bem brincalhões, ativos e extremamente inteligentes, tendo um temperamento bastante forte, mas com uma educação firme.

Cachorro Lobo
Cachorro Lobo

Ele conseguirá assimilar as suas ordens com velocidade notável e são bastante fiéis e dóceis com seus donos, devido ao seu instinto de bando, mas são bastante distantes e desconfiados com pessoas estranhas. Um comportamento peculiar por parte desses bichanos é que ele tende a respeitar crianças e filhotes, deixando-os fazerem coisas com você que jamais permitiriam de forma um adulto fazendo aquilo no seu lugar, sabendo assimilar muito bem o que é perigoso e o que não é.

O cão lobo checoslovaco aprende facilmente a conviver com outros animais domésticos caso seja ensinado de pequeno, também costuma ser uma raça tímida, mas que apresenta um grau de conexão e valentia surpreendente quando com seus donos, devido novamente ao instinto do bando. Deixando de demonstrar medo e mostrando uma forte conexão não vista com outras raças, como se estivesse pronto para caçar com você! Então se você quer um cão quieto, vivaz, majestoso, destemido e leal, talvez ele seja o ideal.

Passo a passo para cuidar dessa raça

Agora iremos entender um pouco como lidar com esse comportamento selvagem do seu parceiro, apesar de não haver um modo específico para lidar com essa raça, podemos ter alguns cuidados:

  1. Essa não é uma raça criada para viver dentro de casa ou em apartamentos, ele precisa de espaço para viver solto e caso esteja em um quintal, vige-o para que não escape, pois podem escalar muros de até dois metros de altura.
  2. Devido a sua capacidade de escalar, podem acabar subindo em árvores, um comportamento não tão visto em cachorros, mas sim em lobos. Então não deixe-os presos nas árvores pois podem acabar se machucando enquanto tentam se soltar, ou podem querer escala-la.
  3. Esse aqui não é um cachorro comum, então por serem muito inteligentes eles se cansam e ficam entediados quando os exercícios proporcionados para eles são longos e repetitivos. Também podem ficar inquietos caso não tenha atividades suficientes, andando para frente e para trás dentro da casa, então tenha em mãos um amplo repertório de atividades para lhes oferecer.
  4. Para os cães da raça cão lobo checoslovaco crescerem de maneira equilibrada, eles precisam de uma matilha ou seja, sua família. Então não os deixe sozinhos por longos períodos de tempo muito grandes.
  5. Essa raça é extremamente rápida e ágil devido a sua linhagem de lobos, então seja cuidadoso com eles de possíveis presas, até mesmo como outros cães. Mesmo que ele não ataque outros cães a não ser que se sintam provocados, é importante estar alerta aos sinais do seu cão.
  6. Estes cães não precisam de escovações regulares, podendo ser escovado apenas nas épocas de muda que ocorrem duas vezes no ano, onde você pode esperar pequenos tufos de pelos pela casa mesmo com uma escovação mais diligente.
  7. O cão lobo tem uma saúde muito boa, mas seu tamanho é propenso a ter displasia coxofemoral, então esteja atento aos sintomas.

Então caso queira adotar esse bichano de espírito selvagem e voraz, esteja pronto para lidar com suas loucuras e praticar diversas atividades agitadas ao longo do dia, não se esqueça de uivar pela primeira vez com ele também!

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender tudo sobre o cachorro Lobo, não perca a oportunidade de aprender ainda mais através do nosso artigo sobre: Cachorro Golden.