Onde posso deixar meu cachorro para adoção? Existem algumas situações em nossa vida que por mais que procuremos, não temos solução pro lado preferido. Neste artigo de hoje vamos falar de algumas situações que levam a separação do dono e do animal de estimação.

Onde posso deixar meu cachorro para adoção
Onde posso deixar meu cachorro para adoção

Todos nós sabemos das complicações da vida e que da noite pro dia uma grande oportunidade aparece e grandes mudanças terão de ser feitas, isso pode acontecer por ter passado em algum concurso, talvez seja uma viagem para o exterior ou até mesmo uma nova casa.

Todos os casos citados anteriormente podem fazer com que seja impossível levar consigo o seu animal. Animais de estimação são amigos para toda a vida e exigem todo o cuidado e respeito. No entanto muitos deles sofrem ameaça de abandono quando seus donos não possuem mais os recursos necessários para mantê-los com dignidade.

Casos realmente cruéis envolvem o abandono dos bichinhos simplesmente por não ter com quem ficar quando a família viaja. Em todos os cenários o abandono pode ser evitado com o gesto amoroso da doação. Veja abaixo como fazer isso.

Como doar meu cachorro?

Antes de doar um cão, se pergunte se eu não posso mesmo ficar com ele? Muitas pensam em desistir do animal por situações que poderiam ser resolvidas. Pensando bem, às vezes determinadas tomadas de decisões, alguns ajustes, podem evitar sofrimento e dor para ambas as partes.

Se a desistência é em razão do comportamento do animal, já buscou ajuda de alguém especializado, dicas de treinamento por toda a internet ou coisa do gênero? Nos dias de hoje existem especialistas em modos comportamentais de animais e ainda livros com várias dicas úteis para se conseguir solucionar problemas simples. Caso não tenha condições financeiras, busque ao menos conseguir informações com proprietários que tenham mais experiência no assunto.

Onde posso deixar meu cachorro para adoção
Onde posso deixar meu cachorro para adoção

Caso o animal apresente problemas de saúde que você não tenha condições financeiras de arcar, já pensou em procurar algum veterinário e propor um parcelamento do tratamento ou alguma ajuda da prefeitura de sua cidade, pois sempre há veterinários do município que podem ajudar no assunto.

O que fazer?

Uma das primeiras coisas que se deve ser feita é analisar totalmente as condições de mudanças e certificar-se totalmente, de que realmente será impossível ter um animal de estimação. Muitas pessoas já sabem da mudança com bastante antecedência, mesmo assim deixam para decidir o que fazer com os animais de estimação a pena na última hora. Este tipo de atitude é uma profunda demonstração de falta de compaixão de amor pelo animal, certamente ele sentirá bastante por perder o dono.

Caso você saiba da necessidade de doar seu cão ou gato, você pode espalhar cartazes avisando da doação no seu bairro, nas redes sociais e conversar com pessoas mais próximas. Muitas pessoas conhecem amigos ou familiares que sempre foram apaixonados pelo animalzinho, existe aí uma enorme possibilidade de encontrar um bom lar para seu animal.

Evite ao máximo o descarte do seu animal

Caso a pessoa que te procure seja um estranho, você deve conversar bem com a pessoa e se possível ir até conhecer a casa e o local onde seu animal vai viver. Você jamais deve entregar o bichinho de estimação a qualquer um sem saber suas reais condições de criá-lo.

Onde posso deixar meu cachorro para adoção
Onde posso deixar meu cachorro para adoção

No caso das mudanças repentinas é realmente muito complicado agir com tanta paciência, aconselhamos que você busque na sua cidade ou na cidade mais próxima, as ONGs que trabalham com busca de novos lares para animais de estimação.

Converse com os responsáveis por estas instituições e explique seu caso, passe todos os dados do animal, vacinação, hábitos e características, certamente isso vai ajudar na busca de um novo lar para seu cão ou gato.

cachorro para adoção e muito mais!

Se você gostou de aprender sobre a forma correta de colocar seu cachorro para adoção e quer continuar aprendendo sobre temas diversos, aproveite para ler nossos demais artigos.