O cachorro pequinês é um cãozinho que adora colo, sendo bastante apegado e um excelente cão de companhia, ao lado de seus pais humanos ele costuma ser alegre e divertido, mas não tão amistoso com pessoas estranhas. Também já foram considerados animais de luxo e é uma das menores raça do mundo, chegando a pesar apenas 6 quilos, o cachorrinho até cabe na bolsa!

E por incrível que pareça, na china, local de onde eles vieram, os cachorrinhos eram carregados em enormes mangas das vestes imperiais e, chegaram até a serem apelidados de “cães de manga”. Ele também é ideal para quem ora em espaços pequenos como apartamentos, também para quem gosta de brincar sem gastar tanta energia.

Condição física

Cachorro Pequinês
Cachorro Pequinês

Estamos lidando com um cão que não curte tanto brincadeiras, além do seu baixo nível de energia. Isso também o torna um animal pouco apegado a exercícios com atividades do cotidiano mais tranquilas e menos aceleradas. Caso queira ir praticar algum esporte canino, ele sempre irá atuar no seu próprio ritmo, então ao praticar algum esporte adapte-se às condições de cada cachorrinho da raça.

Ainda com seu pequeno porte e seu pequeno nível de energia, apresentando uma baixa demanda de atividades, ainda é importante manter sempre uma rotina de exercícios adequados recomendados e definidos por algum veterinário. Mas mesmo que sua forma de agir seja no seu ritmo, ele ainda será vivo e brincalhão e não irá desgostar caso leve-o para passear todo dia, mas é recomendado um tempo de 20 minutos, ou pouco mais de 1km de caminhadas diárias.

Características dessa raça

Essa é uma raça que foi criada para viver em colos e, não gosta muito de ficar sozinho por muito tempo. Caso ele fique sozinho pode demonstrar alguma ansiedade, mas ao contrário de outros cachorros ele não costuma demonstrar isso de forma inconveniente ou escandalosa, agradando a você e seus vizinhos.

  • Peso: por volta dos 6 kg
  • Tamanho: cerca de 20 cm
  • Expectativa de vida: até 14 anos
  • Alimentação: exige uma alimentação normal de cachorro, recomendamos que procure o tipo ideal de ração para ele de acordo com o tamanho e suas necessidades alimentares.

Esse cão também é bastante higiênico, não necessita de tanta atenção, não precisa de tantos exercícios, pode socializar com outros cães e gatos também, ou não ligar muito para eles. Esse baixinho invocado também tem a coragem de um leão e tende a latir quando pensa que há algum perigo próximo para proteger seu dono.

Temperamento do Pequinês

Esse cão exala uma aura de independência e de coragem, mostrando ser firme e valente. Embora pareça algo louvável, isso pode te acarretar alguns problemas, pois esse pequeno não vai ter o menor medo ou receio de tentar bater com uma raça de algum cachorro dez vezes maior que ele, ele não tem medo de nenhum porte mesmo! Isso o faz um bom cão de guarda, mas o seu tamanho não colabora tanto a destacar sua braveza.

Estes cãezinhos podem apresentar comportamentos teimosos e também podem ser às vezes difíceis de se educarem, mas um bom adestramento resolverá tudo. Essa é uma raça bem dócil, então ela adora colo, para ela estar na presença dos seus donos é essencial o tornando muito carinhoso e leal.

Passo a passo para cuidar dessa raça

Cachorro Pequinês
Cachorro Pequinês

Agora, vamos entender como você pode lidar com seu pequinês valente e sapeca para que você possa dar amor e carinho para ele da melhor forma possível:

  1. Dê banho no seu pequinês ao menos uma vez ao mês, ou a cada quinze dias. Use condicionador para desembaraçar o pêlo e não machucar o animal na escovação.
  2. É preciso escová-lo todos os dias e, pelo pêlo ter uma textura densa mas macia, é preciso um condicionador para a parte superior não enroscar e criar nos.
  3. Limpe a região dos seus olhos sempre, lembre-se de cortar sua franjinha também.
  4. Escove os dentes do seu companheiro pelo menos uma vez por semana.

Pronto! Você está preparado para criar o pequinês mais fofo e carinhoso que definitivamente estará mais que pronto para lhe dar toda atenção do mundo, mas lembre-se de retribuí-lo ok?

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o cachorro Pequinês, não perca a oportunidade de aprender ainda mais através do nosso artigo sobre: Cachorro Lulu da Pomerânia.