O cachorro Rottweiler tem origem desconhecida e provavelmente descente do Mastiff Italiano. Durante a idade média, o Rottweiler era usado como cão pastor. Essa raça quase foi extinta no século 19, mas conseguiu sobreviver e voltou com força total no século 20. O Rottweiler é usado hoje em dia para diversas funções, como tracking, pastoreio, cão de guarda, cão policial e cão de alerta.

Cachorro Rottweiler
Cachorro Rottweiler

Robusto, forte e imponente, o rottweiler carrega a fama de ser bravo por seu porte intimidador, mas na verdade é apenas um cachorro com grande instinto de proteção e lealdade ao seu tutor. O cão dessa raça pode ser dócil, carinhoso e ótimo companheiro para a família, quando treinado.

Esse típico comportamento atlético é derivado de seu instinto caçador e criá-lo no campo vai tornar seus dias mais doces e divertidos. Mas, mesmo que seja na cidade, esse cachorro vai encontrar a felicidade enquanto puder brincar sem parar com seu tutor.

Características dessa raça

O rottweiler aprende rápido e é fácil de conduzir, pois é muito inteligente e cheio de vontade de trabalhar. Essas características o tornam adequado como cão policial, pastor (em fazendas ou sítios), cão de terapia, entre outros.

Cachorro Rottweiler
Cachorro Rottweiler

A ocupação e exercícios diários são muito importantes para os rottweilers, bem como um lugar espaçoso, para gastar energia e minimizar as chances de desenvolver um comportamento destruidor (como roer móveis ou outros objetos que estejam ao seu alcance!).

  • Peso: por volta dos 40 KG
  • Tamanho: cerca de 70 cm
  • Expectativa de vida: até 10 anos
  • Alimentação: exige uma alimentação normal de cachorro, recomendamos que procure o tipo ideal de ração para ele de acordo com o tamanho e suas necessidades alimentares.

Desenvolvidos para o trabalho, os cães dessa raça são extremamente ativos e territorialistas. Por isso, é comum vê-los como guias policiais, exímio competidores, excelente guardiões e qualquer outro serviço que seja designado para eles.
Devido ao seu tamanho, tendem a comer muito.

Portanto, cabe ao tutor delimitar a quantidade ideal de ração e realizar passeios diários com o seu cachorro para evitar o sobrepeso. Atividades que exijam inteligência irão melhor desenvolver todo o potencial do pet, além de evitar que ele fique no tédio.

Temperamento do rottweiler

Originalmente, o rottweiler foi criado para trabalhar, pastoreando o rebanho e zelando pelas pessoas. Esse instinto protetor e suas raízes trabalhadoras, assim como sua inteligência e facilidade em aprender, permanecem até hoje. A raça é bastante usada para serviços policiais, terapias, pastores e outros fins. Em casa, podem ser excelentes cães de guarda, companheiros e leais à família.

Cachorro Rottweiler
Cachorro Rottweiler

Embora seja robusto e intimidador, o rottweiler pode ser muito pacífico, carinhoso e brincalhão. Não raro, cães dessa raça pulam em seu colo para um abraço cheio de afeto, esquecendo-se de que não é um cachorro pequeno. Ele também costuma seguir frequentemente a pessoa favorita da casa de um cômodo para o outro, mantendo-a sempre à vista.

Esses cachorros podem ser bastante dóceis, quando adestrados. Daí a importância de adestrá-los desde filhotes, aproveitando a sua inteligência para aprender a socializar e usar seus instintos territoriais de forma positiva. Sem adestramento, podem se tornar bastante agressivos, dominantes e destruidores. Por isso, o tutor deve se impor e fazê-lo entender quem está no comando. Como tem facilidade em aprender, entende os comandos em poucas sessões e convive em harmonia.

A raça com crianças, estranhos e outros animais

Se adestrado, o rottweiler é um ótimo companheiro para crianças, sempre disposto a protegê-las e brincar com elas. Mas é preciso ter cuidado no caso de bebês ou crianças muito pequenas, pois é um cachorro muito forte. Muitas vezes, ele mesmo não tem noção de sua potência e pode machucar sem querer.

Cachorro Rottweiler e muito mais!

Se você gostou de aprender sobre o Cachorro Rottweiler e quer continuar aprendendo com a ajuda de nossas dicas sobre raças diversas, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Cachorro Siberiano.