O cão rottweiler é aquele que prega de coração a frase “Quem vê cara, não vê coração”. Estes cães apesar de ter uma fisionomia bastante feroz, quando bem educados são muito mais do que aparenta ser, um verdadeiro cachorro protetor. Verdadeiros guardiões, os Rottweilers são usados, por grande parte dos seus tutores para proteger o ambiente.

Esse cachorro fará de tudo para cumprir seu papel como nenhum outro, mas caso pretenda educá-lo desde cedo com muito amor, você terá um cãozinho que irá retribuir toda sua afeição em dobro. Ele possui uma grande personalidade carinhosa, protetora, dócil e leal, sendo um ótimo companheiro para toda família quando treinado e tratado com amor.

Condição física

Cachorro Rottweiler
Cachorro Rottweiler

Possui um físico robusto, forte e mostra ser valete e imponente. Ele aprende muito rápido e é cheio de vontade de trabalhar, então essas características fazem dele um cão adequado para ser policial, pastor em fazendas ou sítios, cão de terapia e outras tarefas. Mas a ocupação de exercícios é muito importante para os rottweilers.

Mantenha um lugar espaçoso para seu cachorro gastar energia e minimizar as chances de desenvolver comportamento destruidor, como roer móveis ou outros objetos que esteja ao seu alcance. Mas o cão tem um corpo saudável e capaz para muitas coisas, é essencial que você caminhe com seu rottweiler ao menos 40 minutos duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Não esqueça de ir preparado para recolher as necessidades do seu cachorro e, a média de caminhada semanal recomendada é de 16 km.

Características dessa raça

Essa é uma raça bem competente e ideal para pessoas que querem cães esforçados e leais, caso o adestre direitinho, ele também será um ótimo companheiro para as crianças, sempre dispostos a protegê-las. Por isso o rottweiler é normalmente procurado para servir como protetores e guardiões. Ainda sim é preciso muito cuidado com crianças muito pequenas, pois é um cachorro muito forte e muitas vezes não tem noção disso, podendo machucar sem querer.

  • Peso: por volta dos 50 kg
  • Tamanho: cerca de 68 cm
  • Expectativa de vida: até 10 anos
  • Alimentação: É muito importante que os cachorros rottweiler tenham uma dieta de alta qualidade ainda enquanto filhotes para assim garantir um crescimento ósseo saudável e, evitar futuros problemas quando adultos. Prevenindo também sua obesidade.

Esse cão não é lá os dos mais agitados, ele possui bastante energia e precisa de atividades diárias como passeios ou corridas, mas não é como se isso o fizesse um cão agitado. É bastante tranquilo, desde que seja treinado e criado em quintal seguro para andar solto.

Temperamento do Rottweiler

Cachorro Rottweiler
Cachorro Rottweiler

Como esse cão é ideal para pastorear rebanhos e zelar pelas pessoas, esse instinto protetor em seu sangue misturado com essa sua personalidade trabalhadora faz dele um cão esforçado, sendo bastante inteligente e um ótimo cão para aprender coisas rapidamente. E não é atoa que é usada para outros fins, também sendo muito leal aos seus companheiros e sua família.

Embora o cão seja bastante intimidador, ele também é bastante brincalhão, pacífico e carinhoso. E por mais assustador que pareça, estes cães estão com espírito de moleque com corpo de adulto, pois mesmo grande têm o costume de pular em seu colo para receber um abraço cheio de amor. Ele também tem mania de perseguição, seguindo sua pessoa favorita pela casa, de um lugar a outro mantendo-a sempre à vista.

Passo a passo para cuidar dessa raça

Esses grandalhões são bem apegados e dóceis, mas precisamos saber de algumas bem importantes para se ter um:

  1. Estes cães são bastante dóceis, mas quando adestrados. Então é importantíssimo o adestramento desde filhotes, usando sua inteligência de forma positiva, socializando e usando seus instintos territoriais corretamente. Sem adestramento esses cães podem ser bastante agressivos, dominantes e destruidores, então é importante mostrá-lo que é você quem está no comando. Logo ele entenderá e estará em harmonia.
  2. O cão é protetor nato e ama sua família, mas exige um certo treinamento de obediência e socialização. Ou ficará muito feroz e irá detonar sua casa.
  3. Estes cães precisam de muito espaço cercado com aproximadamente 2 metros ou mais, para que o cão possa se exercitar, evitando o tédio e o desenvolvimento do comportamento bruto.
  4. O cão pode ficar fora de casa servindo como ótimo cão de guarda, mas isso não significa que ele não precisa de atenção. Não é ideal mantê-lo longe de todos por tanto tempo, deixe-o desfrutar do carinho e da companhia da sua família, pois é bem apegado.
  5. Escove seus dentes regularmente.
  6. Atente-se ao corte de suas unhas, pois elas podem incomodá-lo.

Você está pronto para ter esse grandalhão como parceiro para sua vida? Definitivamente o seu companheiro nem precisaria responder isso, pois ele está mais do que pronto para estar ao seu lado e esperamos que você também possa dar todo o carinho e amor que esse grandão merece!

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o famoso Rottweiler, não perca a chance de conhecer outra raça incrível através do nosso artigo sobre: Cachorro Pitbull.