Conhecido por sua animação e pelo companheirismo fora do comum, o Samoieda é considerado um dos cães mais fofinhos e a razão é bem perceptível. Esse cão adora interagir com as pessoas e se apega facilmente à família humana. Não é à toa que ele tem conquistado cada vez mais tutores.

Cachorro samoieda
Cachorro samoieda

Acompanhe, a seguir, um guia completo que sobre a raça. Aqui, você pode encontrar informações sobre características físicas e comportamentais, cuidados importantes e curiosidades super legais. Assim, você fica bem preparado para, quem sabe, ter um desses cãezinhos como novo integrante da família!

É um cão resistente, forte de aspecto vivaz e muito sociável, bastante apto para funções de caça, mas não deixa de ser obediente e afetivo. É um cão de medio porte, perfeito parar ter em casa ou em apartamento.

Características dessa raça

Já parou para pensar que todo animal de estimação possui algumas peculiaridades próprias? Determinadas características são únicas de cada bichinho, enquanto que outras excentricidades são comuns no jeito e no histórico de cada raça. Conheça as curiosidades sobre o Samoieda!

Cachorro samoieda
Cachorro samoieda

Uma das marcas registradas do nosso amigo Samoieda é seu sorriso mais do que encantador. Essa impressão de que está sempre com um belo sorrisinho no rosto vem do formato focinho, com os cantos da boca ligeiramente curvados para cima, além da posição dos olhos.

  • Peso: por volta dos 17 KG
  • Tamanho: cerca de 53 cm
  • Expectativa de vida: até 12 anos
  • Alimentação: exige uma alimentação normal de cachorro, recomendamos que procure o tipo ideal de ração para ele de acordo com o tamanho e suas necessidades alimentares.
  • Por ser um cachorro que vem de uma linhagem de caçadores é sempre bom estar exercitando o seu cachorrinho.

Companheiro e trabalhador, o cão dessa raça sempre conquistou as pessoas ao longo da história, com passagens por diversos países e funções. Desde 1975, é possível encontrá-lo também em terras brasileiras. Por isso é tão importante conhecer e saber bem como é a adaptação da espécie às características do nosso ambiente.

Pelagem

A pelagem deste cão é oficialmente branca ou creme. Não se sabe ao certo como o Samoieda preto surgiu, embora muitos considerem essa coloração uma mutação genética. Por essa razão, é tão difícil encontrá-lo em tonalidade mais escura.

De qualquer forma, cuidar desses pelos tão volumosos requer muita atenção. O tutor deve escovar os pelinhos de duas a três vezes por semana e mantê-los sempre devidamente penteados. Durante as fases de trocas de pelos, que acontecem duas vezes ao ano, esses cuidados com Samoieda devem ser realizados diariamente.

Temperamento

Cachorro samoieda
Cachorro samoieda

Como todo cachorrinho, o Samoieda precisa passar por um processo de adestramento para que a convivência com a nova família seja ainda melhor. Por isso, leve seu bichinho para as aulinhas ainda cedo. Com certeza, o resultado será incrível.

O cão conta com uma passada fácil e elegante, consegue ser um cão polivalente, sendo muito adaptável a diversos terrenos e climas.

Sua expressão inteligente e cheia de vivacidade surge sempre associada a um temperamento de um cão mais calmo, sociável, meigo e afetuoso. São as qualidades de caçador que costumam melhor definir o seu caráter.

Habilidades

O cachorro Samoieda se dá muito bem com pessoas de todas as idades, inclusive com crianças. Entretanto, assim como deve ser feito com qualquer outro bichinho, a interação entre o pet e os pequenos precisa de supervisão de um adulto para a segurança de todos.

A raça também é muito simpática com visitas e confia até mesmo em estranhos. Por isso, adotar um Samoieda como cão de guarda pode ser uma péssima ideia.

Esperamos que seu Cachorro Samoieda, seja o mais bem tratado pois essa raça em especial é extremamente amorosa e sempre vai fazer de tudo para ver seu dono alegre, por ser um cachorro extremamente inteligente uma boa maneira de mantê-lo ativo é ensinar pequenos truques a ele.

Cachorro samoieda e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o Cachorro samoieda e quer continuar aprendendo sobre raças diversas com a ajuda de nossas dicas, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Pug cachorro.