Cachorro Schnauzer

O Cachorro schnauzer é conhecido por ser dócil, brincalhão e ideal para se ter por perto. Estudos apontam que a raça é resultado do cruzamento entre affenpinschers e poodles com o objetivo de criar a espécie menor dos schnauzers. Isso contribuiu para torná-lo ainda mais adorável – talvez seja por isso que o mais popular dos schnauzers seja o schnauzer miniatura.

Cachorro Schnauzer
Cachorro Schnauzer

A configuração dos pelos do rosto deixa os cães dessa raça com uma sobrancelha e bigode, marcas registradas do schnauzer. É um cachorro que gosta de pessoas, e é recomendável que a família que o acolher também goste de se exercitar, pois o schnauzer miniatura precisa de atividades físicas em boas doses.

Esse típico comportamento atlético é derivado de seu instinto caçador e criá-lo no campo vai tornar seus dias mais doces e divertidos. Mas, mesmo que seja na cidade, esse cachorro vai encontrar a felicidade enquanto puder brincar sem parar com seu tutor.

Características dessa raça

Com a face bem definida e sem rugas, essa raça é a versão menor do Schnauzer Standard e o Schnauzer Gigante, e se assemelha muito a cãezinhos anões. Porém, esse pet tem uma vantagem: não possui as deficiências do nanismo.

Cachorro Schnauzer
Cachorro Schnauzer

Portanto, ele costuma ser bastante ativo e resistente e, dessa forma, o ideal é realizar atividades físicas sempre que possível. O Schnauzer miniatura apresenta ainda músculos bem definidos e faz um ótimo trabalho como cão de guarda.

  • Peso: por volta dos 6 KG
  • Tamanho: cerca de 33 cm
  • Expectativa de vida: até 14 anos
  • Alimentação: exige uma alimentação normal de cachorro, recomendamos que procure o tipo ideal de ração para ele de acordo com o tamanho e suas necessidades alimentares.

Antigamente, as opções de cores do schnauzer miniatura eram bem diversificadas. Hoje, o schnauzer miniatura apresenta apenas as seguintes combinações de cores: sal e pimenta (preto com branco), preto com prata ou apenas preto, a única cor sólida aceita no padrão da raça, segundo o AKC.

Temperamento do schnauzer

A raça schnauzer miniatura tem um temperamento muito agradável para famílias em geral. É um cachorro bastante sociável e brincalhão, que gosta de ser o centro das atenções. Também é conhecido por ser um cão caçador, ou seja, ele gosta de espaço e locais ao ar livre, porque assim pode correr livremente e sem barreiras.

Além disso, esse cachorro é muito corajoso. Não se espante se ele resolver interagir com cães maiores, porque não existem limites ou medo para quem já nasceu com o instinto desbravador. O schnauzer gosta de brincar, não importa qual seja o tamanho de seu amigo!

A raça com crianças, estranhos e outros animais

Por ser um cachorro alegre e bastante família, as crianças vão se apaixonar pelo schnauzer miniatura. Aliás, um de seus passatempos preferidos é estar com elas. O ideal é fazer com que ambos tenham espaço para brincar livremente, pois assim os laços de amizade ficam cada vez mais fortes, e isso é muito importante para o schnauzer miniatura. Ele também se desenvolve com base no afeto que recebe.

Cachorro Schnauzer
Cachorro Schnauzer

Com estranhos, é recomendável que a raça receba alguma supervisão. Embora seja um cachorro amável, seu instinto de defesa é ativado sempre que algum familiar está ao lado de pessoas estranhas. Para que isso seja resolvido, basta aproximá-lo das visitas, mostrando a ele que não há perigo em recebê-las na sua casa. Treinamentos de socialização são muito benéficos para os cachorros dessa raça.

O schnauzer late muito?

Depende. Em algumas situações, o schnauzer miniatura pode latir excessivamente. Um exemplo é quando há pessoas que ele considera estranhas e que podem, na opinião dele, comprometer o bem-estar de sua família.

Mas, com exceção disso, a raça de cachorro é moderada no quesito latido. Outra possibilidade é que, se você brincar euforicamente com ele, é claro que esse cachorro vai latir para demonstrar toda sua felicidade e empolgação.

Cachorro Schnauzer e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o Cachorro Schnauzer e quer continuar aprendendo com a ajuda de nossas dicas, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Cachorro Rottweiler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20