Cachorro vomitando amarelo o que será que pode ser? Sempre ficamos com uma desconfiança com relação a saúde do nosso cachorro quando ele começa apresentar sinais estranhos em casa. E um destes sinais, pode ser um mal estar que provoque vômitos. Ou, até mesmo e infelizmente, uma doença mais grave. Se você quiser descobrir mais informações sobre este assunto, acompanhe este artigo e descubra.

Cachorro vomitando amarelo
Cachorro vomitando amarelo

Quando o ser humano vomita é sinal de que algo no organismo não vai bem. Em geral é uma resposta a alguma intoxicação, complicações gastrointestinais, muito tempo em jejum ou outras doenças que afetam o funcionamento do organismo. É a forma como o corpo expulsa aquele conteúdo que não está lhe fazendo bem. Assim, quando um cachorro vomita não é muito diferente. Mas o cachorro vomitando amarelo, você saberia dizer o que pode ser?

Na maioria dos casos, o “vômito amarelo” acontece quando o animal está muito tempo em jejum, e com isso, o estômago está vazio, sem conteúdo alimentar para acompanhar o vômito. O vômito sempre indicará um desconforto gástrico, mas pode haver diversos outros motivos que podem levar um cachorro a vomitar, não necessariamente amarelo. Além da falta de alimento no estômago, o cachorro poderá vomitar devido a algo que tenha comido e não tenha lhe feito bem, causando uma intoxicação ou até uma doença que se manifesta dessa forma.

O que é vômito?

O vômito ou êmese é o ato de expulsar um conteúdo gástrico pela boca. Ao mesmo tempo, é um sinal ou sintoma bastante desagradável que assusta. Enquanto vomitar é uma resposta do organismo a inúmeras causas, vomitar pode ser positivo.

O vômito é a resposta a uma contração forçada do estômago que empurra o seu conteúdo pelo esôfago e para fora da boca, impulsionada pela contração do intestino. O objetivo do vômito é esvaziar o estômago, a fim de aliviar o desconforto na região, mesmo que temporariamente.

Cachorro vomitando amarelo
Cachorro vomitando amarelo

Em geral, o conteúdo vomitado reflete aquilo que foi ingerido recentemente, e por isso traz fragmentos de alimentos e líquidos. Assim, o lado positivo disso é entender que o organismo está tentando expulsar algo que está lhe fazendo mal e que devemos ficar atentos.

Possíveis causas do vômito amarelo

Bem, o organismo do animal libera diversas substâncias que funcionam no sistema gastrointestinal, e promovem melhor absorção dos nutrientes.
Uma dessas substâncias é a bile, também conhecida como bílis. A bile é uma substância produzida na vesícula biliar, liberada no intestino do cachorro e tem a função de fragmentar o alimento para melhor absorção dos nutrientes. Essa substância garante coloração amarela no vômito do seu cachorro.

Além disso, o estômago do cachorro produz alguns ácidos para auxiliar na digestão, porém, quando o animal fica um longo tempo sem se alimentar, esses ácidos começam a irritar a parede do estômago o que acaba promovendo o refluxo.

Nesse refluxo, são liberadas todas as substâncias presentes no sistema gastrointestinal do seu cachorrinho, e resulta em seu cachorro vomitando líquido amarelo.

O Que Devo Fazer?

Ficamos desesperados ao ver nossos animais nessas condições, mas tenha calma. O vômito amarelo isoladamente (sem outros sintomas) geralmente não requer grandes preocupações, mas requer atenção.

Vamos a um passo a passo bem didático do que fazer neste momento:

Acalme seu cão: Fique ao lado dele ou próximo a ele, o importante é que ele fique mais tranquilo.
Mantenha seu cachorro hidratado: Importantíssimo esse passo! Ofereça água fresca, se puder, ofereça água de coco, ou se preferir, também é possível oferecer soro caseiro.

Cachorro vomitando amarelo
Cachorro vomitando amarelo

A quantidade? Água e água de coco não há limites! Soro caseiro, a medida de um copo de 200ml/dia é suficiente para um cão de 9kgs.

Sempre surge a dúvida mas qual a quantidade de água que um cão normal deve beber por dia para se manter hidratado? Cães devem beber de 30 a 60 ml de água para cada 1kg de peso corporal por dia.

Cachorro vomitando amarelo e muito mais!

Se você gostou de aprender como cuidar de seu Pet e quer continuar aprendendo cada vez mais sobre como cuidar de cachorros, aproveite essa oportunidade para ler mais de nossos artigos.