Como um ser humano, seu gato pode desenvolver um tumor durante sua vida. Isso pode ser benigno e não ter qualquer impacto na saúde vital do seu felino, mas também ser maligno. Nesse caso, falamos de um tumor canceroso que logicamente envolve seu prognóstico vital. Quais são os tumores mais comuns? Como eles são detectados? Qual tratamento colocar em prática? Nossas respostas e conselhos.

gato-querendo-sair-2035899-1768487-4439022-7926308

Câncer, em seu gato como em todos os mamíferos e humanos, é explicado pelo súbito aparecimento de células anárquicas. Estes se espalham no corpo, por vezes, sem dar o menor sintoma, por isso é difícil detectar certos tipos de câncer.

Os principais cancros do seu gato

  • Linfoma

câncer do sangue é mais comum em seu gato. Ele conhece muitas formas. De fato, pode afetar o baço, os gânglios, o fígado ou os pulmões e o sistema nervoso. As células estender no organismo, afectando um ou mais órgãos.

forma mediastinal desse câncer geralmente afeta os indivíduos relativamente jovens que apresentam um enfraquecimento de suas defesas imunológicas geradas pelo vírus FELV. A forma digestivasurpreende seu gato velho com massas no nível abdominal. A forma multicêntrica pode afetar qualquer gato em qualquer idade e em todos os órgãos possíveis. Finalmente, a forma extra-nodal afeta as áreas fora dos gânglios, mas adjacentes.

  • Le fibrosarcome

Esse câncer é muito agressivo e a cirurgia muitas vezes não é suficiente para interromper a progressão da doença. Afecta gatos dos 6 aos 10 anos em geral. É detectável pela presença de uma forma subcutânea não dolorosa que cresce rapidamente. Quanto mais rápido o tratamento cirúrgico, mais o seu gato pode sair dele.

gato-filhote-prestando-atencao-1024x768-8917485-5596385-9592412-4424371

  • Carcinoma de células escamosas

Este câncer geralmente afeta gatos de cabelos brancos nas trufas e orelhas. Isso geralmente é o resultado da superexposição aos raios do sol . Então proteja seu gato branco no verão.

  • Tumores mamários

Estes são os tumores mais comuns no seu gato. Acima de tudo, a sua benignidade é muito rara, uma vez que 9 dos 10 tumores deste nível são cancerígenos. Eles detectam nas cadeias mamárias da palpação .

Os principais sintomas

Ganhar sua luta contra o câncer depende principalmente dos primeiros cuidados. Rapidamente detectar sintomas (se houver) e detectar câncer o mais rápido possível oferece uma melhor chance de recuperação.

Quando eles são visíveis, os sintomas são diversos e variados. Seu gato pode experimentar uma perda de apetite e, portanto, perder peso . Também pode ser amorfo . De vómitos ou diarreia pode ocorrer se o tumor está no sistema abdominal ou digestivo.

gato-descontraido-8403258-6790429-6972872-1205844

Seu gato também pode perder sangue , ter dificuldade em se mexer ou ficar tonto . Alguns tumores são detectáveis ​​pela palpação do seu gato. De nódulos ou caroços você pode surpresa. Não hesite em consultar o seu veterinário, se necessário.

Tratamento do câncer

Não há solução rápida para curar o câncer . Por outro lado, vários tratamentos podem ser colocados em prática. Dependendo da natureza do tumor e sua progressão , eles podem ser complementares. Após uma biópsia para validar a tese de um tumor maligno , é realizada uma avaliação de extensão .

  • cirurgia é quase sempre recomendada. O tumor pode ser totalmente extraído se não se espalharpara outras áreas do corpo. Também pode ser parcialmente removido para facilitar a redução subsequente das células cancerígenas através da radiação e quimioterapia. Finalmente, remover um tumor pode facilitar sua vida diária.
  • quimioterapia é frequentemente combinada com cirurgia e radioterapia . É mais facilmente suportável pelos animais e pelo seu gato. O objetivo é ganhar alguns meses a alguns anos de vida. O tratamento é, portanto, mais leve e os efeitos adversos menos pronunciados.
  • radiação é, em seguida, se necessário metástases foram espalhadas em várias áreas do corpo.

Em qualquer caso, você deve saber que tratar o câncer em seu gato tem um certo custo . Se, na maioria das vezes, o seguro for responsável por esse longo caminho de cuidados, deve-se tomar cuidado para garantir que todas as condições sejam atendidas.

gato-bravo-no-mato-3705725-9597800-6218615-6269655

Reduza o risco de câncer

As causas do desenvolvimento do câncer são muito simples em seu gato: genética e fatores ambientais . Um estilo de vida saudável pode reduzir drasticamente o risco de câncer. Como ser humano, seu gato deve ser ativo , ter uma boa dieta , evoluir em um ambiente saudável , o menos poluído possível e ser monitorado regularmente por seu veterinário , que pode então detectar qualquer traço suspeito.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk