Castração canina é a solução?

Como funciona a Castração de cachorro? Castrar seu cachorro para a grande maioria dos donos, é unânime SIM. A não ser que você seja um criador ou queira ter mais cachorros em casa, a melhor decisão que você pode tomar quanto a saúde do seu cachorro é castrá-lo.

Castração de cachorro
Castração de cachorro

O principal objetivo de castrar seu cachorro é, obviamente, prevenir que ele tenha filhotinhos e, para isso, o procedimento é extremamente efetivo.

A cirurgia de castração começou a ser usada nos EUA nos anos 70 e desde então só vem diminuindo a quantidade de filhotinhos abandonados na rua ou em abrigos alguns até fazem campanhas de castração de filhotes.

Os veterinários são unânimes em afirmar que a castração é a única maneira ética e eficaz de controle de animais abandonados, além de prevenir diversas doenças em cães e gatos.

Porém, o número de castração só não é maior porque, infelizmente, esbarra na falta de informação.

Ainda é muito comum o uso de medicamentos injetáveis, as chamadas vacinas anti cio, para evitar que cadelas e gatas ovulem e empenhem. O que poucos sabem, no entanto, é sobre o perigo desse método.

Castração ou não?

Ainda existem muitas dúvidas quanto a castrar seu cachorro ou não, muitos donos ficam com medo ou com dúvidas.

Alguns donos, especialmente os homens, sentem como se eles mesmos fossem ser castrados ao invés de seus cachorros, outros têm medo do possível ganho de peso. Mas entre as dúvidas frequentes, há muitas mentiras e, no todo, há muito mais benefícios que desvantagens em castrar seu cachorro.

Castração de cachorro
Castração de cachorro

Separamos algumas vantagens para te mostrar que castrar seu cachorro, além de prevenir que ele tenha filhotes indesejados por você ou sua família, pode fazer muito bem para a saúde dele.

Diminui o hábito de marcar território

Uma das principais características dos cachorros machos é demarcar o território com o xixi. Se o cachorro for castrado antes de completar um ano de idade, ele não demarcar território quando for adulto.

Castrar é muito bom também para cachorros que já são adultos e que têm o hábito de demarcar território urinando pela casa, pois o hábito não vai se extinguir 100% pelo seu cachorro já ter aprendido a demarcar território, mas pode diminuir muito.

Se você briga toda hora com seu cachorro porque ele faz xixi pela casa toda, talvez castrá-lo previna que ele continue fazendo isso e ainda previne de ele ter filhotes.

Passeios mais tranquilos

É muito comum vermos na rua um cachorro macho indo atrás de fêmeas ou fazendo xixi a cada 3 minutos em todos os postes. Castrar pode ajudar nisso!

Castração de cachorro
Castração de cachorro

O cachorro castrado não tem a necessidade de marcar território e nem correr atrás de fêmeas, pois não disputará nada com nenhum outro macho e não conseguirá produzir filhotes com a fêmea, então o passeio se torna muito mais agradável para você e para seu cachorro.

O cachorro castrado engorda?

Dizem que o cachorro castrado engorda muito após a cirurgia, mas é mentira. Castrar o cachorro pode aumentar seu apetite, mas se a dieta for controlada e o dono não ceder aos olhinhos brilhantes e aos chorinhos para ganhar petisco, o peso do cachorro pode sim ser mantido.

Existem muitas razões diferentes no mercado, algumas até específicas para cachorro castrado, que visa combater a obesidade pós castração.

Outro ponto que pode ser muito útil é a prática de exercício, além de ser um hábito muito saudável (tanto para o dono quanto para o cachorro), caminhar, por exemplo, ajuda a controlar o excesso de peso.

Castrar seu cachorro sai MUITO mais barato

Pense financeiramente: custa mais você gastar com uma cirurgia simples ou com uma ninhada de filhotes que, muitas vezes, não estavam nos planos e ainda gastar com diversas doenças e tratamentos com os pequenos? Mesmo sabendo de todos os benefícios de castrar seu cachorro, agora pense no seu bolso.

Castrar seu cachorro pode custar de R$70 a R$100 (se você não tiver um plano de saúde pet que cubra a cirurgia) e ainda está evitando gastos com os filhotes, tratamentos contra diversas doenças, vacinas, pet shop para o cachorro e para seus filhotes, ração para mais de uma boca e, além de dinheiro, gasta tempo para limpar o xixi do cachorro dentro de casa sem contar no cheiro que fica.

O que tira na Castraçao de cachorro?

Na u003cstrongu003ecastraçãou003c/strongu003e de machos, é feita a remoção dos testículos do animal. A incisão é pequena, de modo que possam u003cstrongu003etiraru003c/strongu003e um testículo por vez. Os pontos costumam ser de um a três, mas existem também médicos veterinários que optam por não fazer pontos externos.

Quanto tempo demora uma Castraçao de cachorro?

No caso dos felinos, pode ser feita depois dos 6 meses, quando eles já têm um porte físico mais desenvolvido. O procedimento também pode ser realizado em cães com até 1 ano de vida, dependendo do porte do animal

O que acontece com o cachorro depois de castrado?

Um cão u003cstrongu003ecastradou003c/strongu003e não se torna mais preguiçoso ou sério u003cstrongu003eapósu003c/strongu003e a cirurgia, o que muda é o ritmo metabólico do pet, ou seja, ele ficará menos ativo, podendo ganhar peso. É possível corrigir isso? Sim, por meio de uma dieta saudável e balanceada. u003cstrongu003eApósu003c/strongu003e a castração, um fator importante é a alimentação canina balanceada.

Castração de cachorro e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20