Coelho – Reprodução, sexo e esterilização

Reconhecendo o sexo de seu coelho

Coelho macho ou coelho fêmea, não é bem a mesma coisa. Acima de tudo, saber reconhecer e distinguir os dois sexos pode poupar muito trabalho, especialmente em caso de gravidez indesejada e, portanto, alcance futuro. Mas como você sabe se o seu roedor é mais masculino ou feminino? Você pode vê-lo desde o nascimento? Se não, de quando? Nós explicamos como fazer isso.

coelho femea

A reprodução depende do sexo do seu coelho. Você não está ciente de que é preciso um macho e uma fêmea para acasalar, fertilizar e dar à luz coelhos. Muito bom. Às vezes, no entanto, você espera nunca ver seu coelho se reproduzir. Então você deve evitar fazê-lo encontrar um congênere de sexo diferente. Comece por não saber o sexo do seu coelho. Não é muito complicado, mesmo se ao nascimento, é muito difícil, se não impossível, determiná-lo.

Sexagem ao nascer

Ter conhecimento do sexo do seu coelho o mais cedo possível é importante. No entanto, é quase impossível determinar no nascimento , mesmo para especialistas. Você terá que esperar cerca de 8 semanas para determinar se você está lidando com um macho ou um coelho . De fato, já na sexta semana, o pênis aparece como uma pequena fissura . Nesta mesma data, a vulva da fêmea começa a aparecer. Mas se você não for um especialista, será difícil distingui-los. Então, espere até a idade adulta.

coelho filhote

Sexage na idade adulta

Como adulto, é imperativo fazer sexo com seus coelhos antes que eles possam se reproduzir. Isso quer dizer antes da idade de 3 a 5 meses para as primeiras raças . Felizmente, os adultos podem distinguir o sistema reprodutivo do feminino e do masculino.

coelho macho apresentará um pênis na forma de um pequeno cilindro rapidamente. Para ter certeza, você pode admirar a distância entre seu pênis e seu ânus . O espaço é muito maior do que o existente entre a vulva e o ânus na fêmea.

Se a dúvida persistir, porque às vezes a vulva pode parecer um pênis, espere até o terceiro mês, quando os testículos vão descer . Se este não for o caso, não hesite em correr para o seu veterinário porque algo não é normal.

Além disso, você deve saber que a abertura da fêmea é oval e não circular , como no macho.

Um macho e uma mulher juntos?

Evite colocar seu homem ou mulher com um congêner do sexo oposto. Esta é a melhor maneira de ver o seu coelho ser fertilizado e trazer-lhe uma ninhada indesejada . Se você não quiser, separe os coelhos do sexo oposto.

coelho juntos

Como observar um coelho?

Para o seu bem-estar, levante o coelho com o golpe , a cabeça no ar. Você pode se deitar para mais facilidade. Coloque a barriga do seu coelho em sua cabeça, à distância, e você será mais capaz de observar seus genitais .

Em resumo

Existem várias técnicas para distinguir o sexo do seu coelho:

  • No nascimento, é quase impossível, você deve esperar pelo menos 6 a 8 semanas.
  • Após 6 a 8 semanas, o pênis no macho começa a distinguir, o mesmo para a vulva em coelhos.
  • Você notará que a distância entre a genitália feminina e seu ânus é menor do que no macho.
  • Como o pênis e a vulva podem estar confusos, espere os testículos descerem para o macho, geralmente no terceiro mês.

Reprodução dos coelhos

A reprodução em coelhos não é dada a todos. Você não deve iniciar um programa de criação se não tiver espaço para os coelhos. Assim, se você tiver instalações adequadas, este artigo é para você. Nós explicamos a você como o processo de reprodução está indo, aquece com um final feliz para o coelho.

coelho mini

Nenhuma reprodução pode ocorrer sem a maturidade sexual. É atingido após 3 meses no macho , entre 4 e 10 meses para a fêmea. Há, no entanto, uma diferença entre raças anãs e gigantes. De fato, os coelhos da primeira experimentam uma maturidade sexual mais precoce do que a última. Além disso, também toca na reprodução . Raças anãs podem se reproduzir a partir do quinto mês . Não antes de 9 mesespara as raças gigantes.

Reconheça um macho de uma fêmea

Antes de qualquer acasalamento, é fundamental reconhecer um macho de uma fêmea . Porque se você colocar 2 coelhos do mesmo sexo juntos, não seja adivinhado para concluir que nenhuma reprodução ocorrerá … Assim, os testículos do macho são perfeitamente visíveis no escroto a partir da idade da maturidade sexual. Anteriormente, eles estão dentro da cavidade abdominal . No entanto, não espere por 3 meses para saber o sexo do seu coelho. A partir de 5 semanas, você pode ver um slot (feminino) ou um tubo (masculino).

coelho orelhudo

O período de fertilidade

Os machos têm a capacidade de reproduzir todo o ano . As fêmeas , eles, têm períodos de calor mais ou menos intensa. Assim, na natureza, quase não há alcance durante o período de inverno. O coelho doméstico também cumpre esta regra. Assim, a época de reprodução geralmente começa em torno de janeiro-fevereiro e termina em julho . Durante este tempo, o seu coelho será receptivo em ciclos de 5 a 10 dias , com períodos de inatividade de cerca de 2 dias.

A protrusão

A protuberância é muito rápida no seu coelho. O coelho mostra sua disponibilidade levantando a garupa. O macho chega e cavalga nela . Dura cerca de trinta segundos no máximo. No final, o macho parte em uma espécie de grunhido. Essa projeção causa ovulação na fêmea que, ao contrário dos humanos, não tem regras .

Gestação

Em média, a duração de uma gestação é de trinta dias, mas pode chegar a 35. A gravidez é geralmente sentida a partir do décimo quinto dia se alguém está acostumado a palpar o abdômen da mulher. Será uma questão de sentir os coelhos e ter a certeza de que o seu coelho não faz uma pseudo-gestação. Sua barriga pode inchar devido à ovulação sem fertilização , com leite às vezes crescente, mas não há de fato presença de coelhos em sua barriga.

Seu coelho vai mudar seu comportamento cerca de 10 dias antes do nascimento. Ela vai fazer um ninho , vai ser bastante animado ao ponto, às vezes não para comer. Você deve garantir que o ninho criado pelo seu coelho seja espaçoso o suficiente para acomodar seu alcance, que geralmente é de 5 recém-nascidos, às vezes mais, mas nunca maior que 10.

O parto

Geralmente acontece à noite e dura cerca de trinta minutos no máximo. O coelho cuida de todo o processo. Uma contração é suficiente para trazer um coelho. Demora uma média de 10 minutos para um bebê sair. Então, seu coelho cortará o cordão umbilical com os dentes e comerá a placenta . Ela então limpará seus filhotes lambendo-os. Note que os bebês são cegos, sem pêlos e com orelhas fechadas .

coelho branco na grama

Aleitamento materno e desmame

O elo que une seu coelho com seus filhotes está desaparecendo rapidamente. Demora cerca de quinze dias para ver seus coelhos jovens deixarem o ninho. Eles tiveram tempo para ter uma queda e serem amamentados diariamente por sua mãe. A retirada ocorre geralmente em torno da sexta semana. É a partir deste momento que eles podem começar a comer alimentos sólidos , como o feno, mas devem continuar a amamentar até a oitava semana.

Canibalismo em coelhos?

Este não é um comportamento a negligenciar . Especialmente em coelhos domésticos, existe canibalismo . Seu coelho imediatamente come seu coelho jovem que ela acabou de dar à luz. Existem muitas explicações:

  • Seu coelho entra em pânico e mata seus filhotes voluntariamente.
  • Seu coelho não dá à luz seus filhotes em um ambiente seguro e ela acredita que sua ninhada não tem chance.
  • Seu coelho tem medo de que outros coelhos matem seus filhotes, então ela prefere matá-los sozinha.
  • Ela acidentalmente come o início da barriga do bebê, removendo o cordão umbilical.

Em resumo

A reprodução em coelhos segue um ciclo bastante normal. Uma projeção, especialmente durante o período de janeiro a julho, e a partir do momento em que seus coelhos atingiram a maturidade sexual (entre 4 e 10 meses). A gestação dura cerca de um mês. Os primeiros frutos do parto são perceptíveis dez dias antes do feliz acontecimento, quando o coelho começa a preparar seu ninho. Então, o parto acontece e é rápido o suficiente. A amamentação dura aproximadamente 6 semanas antes do desmame progressivo.

coelho correndo

Esterilizando seu coelho

Ter seu coelho esterilizado não é uma decisão a ser tomada de ânimo leve. No entanto, essa escolha permite evitar certos comportamentos indesejáveis, como o advento de ninhadas surpresa ou períodos de calor mais intensos. Para castrar, ou esterilizar, seu coelho vale a pena? O que isso muda para o roedor? Como é isso? Existe um perigo? Como ele se recupera? Tentamos responder a essas perguntas legítimas.

Por que esterilizar seu coelho?

A esterilização evita a reprodução exacerbada . Isso ajuda a evitar isso. Também afeta a qualidade de vida do seu coelho, especialmente se for uma fêmea. De fato, castrar seu coelho evita algumas patologias mortais .

Castrar seu coelho não é antinatural. Muitos proprietários, talvez você, decidem fazer isso. Seja para o seu conforto como o seu animal de estimação. Este último será menos guiado por seus hormônios . A esterilização acalmar o seu entusiasmo e, no caso de um coelho, o seu calor . A esterilização pode, portanto, reduzir drasticamente comportamento sexual ou a marcação territorial . Você não ficará mais surpreso se seu coelho urinar em seu sofá contra uma parede. Ele será muito menos ciumento e não terá tendência a brigar com seus congêneresou morder você.

Esterilizar sua fêmea, ou castrar seu macho, é imperativo se você quiser coabitar um casal sem ter um alcance. Caso contrário, você tem muitas chances de se encontrar com muitos coelhos jovens.

Uma esterilização do seu coelho preventivo

esterilização seu coelho previne o aparecimento ou desenvolvimento de doenças graves do trato reprodutivo . De fato, ela está propensa ao câncer do útero e da cadeia mamária depois de certa idade. Neste caso, após 5 anos de vida, 80% dos coelhos desenvolvem um tumor. A remoção dos ovários e do útero impede em 100% dos casos estes cancros . Além disso, a esterilização evita que sua fêmea tenha mamilos grandes ou leite em crescimento .

castração do seu coelho macho também evita surpresas desagradáveis. Por exemplo, a remoção de seus testículos impede que um tumor apareça em vários casos. Ele também não terá mais infecção da próstata ou constipação crônica .

Quando esterilizar?

Não tenha seu coelho esterilizado antes que ele tenha terminado a puberdade. Ele deve estar sexualmente maduro para que a operação tenha sucesso . Você também pode esperar que o comportamento de seus coelhos mude . Por exemplo, quando o coelho mostra sinais de irritação em relação ao calor , ou quando o coelho está mais ativo , menos mole .

Na fêmea, aconselhamos que você espere 6 meses de vida. Anteriormente, ela não seria forte o suficiente para apoiar a cirurgia. Mas não espere muito tempo. Portanto, não aja depois de um ano e meio de vida porque seu coelho pode ser menos capaz de se recuperar. Há também períodos, no ano, mais conducentes ao ato em si: quando o coelho não está no cio , quando está calmo .

Em seu macho, não espere muito, mas não castre até que seus testículos estejam abaixados . Porque no começo, antes da puberdade, eles estão presentes em seu abdômen . Castrá-lo de seu quinto mês de vida, nunca antes, com o risco de não apoiar a operação.

Quais técnicas são usadas?

Na mulher, a ovariectomia consiste na remoção dos ovários ou da ovário – histerectomia para remover o útero . Na mesa de operação, o coelho é colocado em posição supina com a cabeça levemente elevada para simplificar a respiração . A operação não apresenta nenhum risco maior, desde que o seu roedor esteja em boas condições gerais.

Em seu coelho, os testículos também serão removidos por anestesia geral . No entanto, o seu coelho não é como um ser humano. Ele pode muito bem comer um pouco antes da operação, já que ele não pode vomitar .

Eficácia comprovada

Em todos os casos, a esterilização impede em 100% dos casos uma futura reprodução . Esta é a garantia de não ter ninhadas indesejadas para você. No entanto, seu macho ainda tem esperma válido por algumas semanas. Não deve ser deixado na presença de uma fêmea fertilizável .

Seu coelho não desenvolverá nenhum câncer ou tumor do sistema reprodutivo. Isso evita complicações desnecessárias para você, o proprietário.

Acima de tudo, o comportamento do seu coelho, ou do seu coelho , não será tão marcado. Especialmente se eles vierem morar juntos. A operação vai acalmar as raspas do seu coelho , da mesma forma que o tornará menos agressivo. Isso é válido para o macho.

Quais são os riscos?

Como qualquer operação, não há risco zero. O principal deles está relacionado à anestesia geral em si. Seu coelho pode ser intolerante ao anestésico, uma infecção também pode se desenvolver durante a cirurgia ou depois. No entanto, isso é muito raro. Na grande maioria dos casos, as operações estão indo bem . Nós só podemos aconselhá-lo a ter esta operação realizada por um veterinário NAC.

Quais os custos?

Tudo dependerá da clínica veterinária em que você realizará essa intervenção. Como regra geral, conte 140-150 € para uma esterilização do seu coelho. Castração, é apenas 80 € em média. Posteriormente, em ambos os casos, muito poucos medicamentos são prescritos para o seu roedor, se não o desinfetanteou anti-inflamatório .

Em resumo

Ter seu coelho esterilizado é uma fonte de muitos benefícios. Além do impedimento, tanto para a fêmea quanto para o macho, de se reproduzir, trata-se de preservar sua saúde. Assim, a esterilização impede o desenvolvimento de tumores nos genitais. Também suaviza seu comportamento, que tende a mudar em tempos de calor. O custo da operação não é excessivo, dados os problemas que foram descartados.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20