Os cães da categoria 1 e 2 são obrigados a usar o focinho em todos os lugares ao ar livre. Para outros, eles só vão usá-lo em locais públicos, como parques públicos ou transportes públicos. Não é porque um cachorro está usando um focinho que ele é malvado. É simplesmente sobre o respeito pela lei. E o seu, ele está acostumado a ter esse objeto em seu focinho? Como se tornar um hábito?

cachorro-com-focinheira-1024x640-9606433-2787105-4931371-8803952

Praticar

Você pode começar esta operação assim que seu cão atingir a idade de seis meses. Jovem, ele vai se acostumar com isso muito mais rápido. Você pode inserir um pedaço de carne ou presunto nele. Ele vai cheirar nas narinas e vai querer “ganhar” o que está escondido no focinho. Renovando isso duas a três vezes por dia, diariamente, durante toda a semana, seu pequeno protegido entenderá que ele pode suportar. Assim que ele pegar o objeto em questão, ele deve ser removido. Por um lado, pode interferir na mastigação mas, além disso, pode começar a roer. Mas isso não é um jogo, mas uma ferramenta.

Uma boa focinheira

Disponível em diferentes materiais, você terá o que melhor se adapte ao seu cão. Para tamanhos menores, opte por aqueles que são feitos de tecido. Você só vai usá-lo algumas vezes, não importa se eles não são muito estéticos. A coisa toda é ter certeza de que sua bola de cabelo respira bem por dentro. Focinho de metal tem uma vantagem significativa.

pastor-belga-adulto-brincando-1045688-4597077-7314374-5107907

Arejado e leve, seu cão se sente bem por dentro e sua respiração é normal. Finalmente, os focinhos de couro são projetados apenas para serem usados ​​por um curto período de tempo. Não ventilados, eles podem ser embaraçosos para respirar. Por contras, o tamanho destes deve ser maior que a boca do seu cão. Ele deve poder abri-lo de dois a três centímetros.

Como ajudar seu amigo

Quando você começar a aprender a usar o focinho, primeiro verifique se ele não é muito pequeno. Muito apertado, seu animal de estimação não vai gostar. Você coloca isso nele, depois tira. As primeiras sessões levarão apenas alguns segundos.

cachorro-mordendo-coleira-2716975-8948609-3462413-2907068
cachorro mordendo a coleira

Quando ele se acostumar com isso, você pode levá-lo para uma caminhada ou fazê-lo trabalhar em suas ordens, como “sentado, deitado” ou qualquer outra coisa. Sempre com o focinho no focinho, você garante que ele não tente tirá-lo sozinho. Objeto a respeitar, assim como o colarinho ou a coleira, ele não terá que brincar. Do seu lado, não deve servir como punição.

Quando seu trabalho termina, você tem que pensar em parabenizar, até recompensar, esse pequeno animal que faz de tudo para satisfazê-lo.

O dilema da focinheira

Vestir o focinho não é um ato natural para o cão. Nem é uma experiência agradável para ele. No entanto, esta é uma medida necessária, mesmo obrigatória em alguns casos. Como acostumar seu cão a usá-lo?

Usar um focinho não é muito agradável para o cão nem para seu dono, mas pode ser necessário em vários tipos de situações, especialmente sob a lei . Algumas raças de cães devem, de fato, estar permanentemente equipadas em locais públicos . Outros têm que usá-lo em determinadas circunstâncias, como durante visitas ao veterinário , por exemplo. Para familiarizar o seu companheiro de 4 patas com o focinho, há um exercício simples para repetir.

Em quais casos está usando o focinho necessário?

Nos transportes públicos e locais públicos (em parques, na rua …), o uso do focinho pode ser obrigatório. O objetivo desta medida é, obviamente, prevenir acidentes envolvendo mordidas de cães.

Para o chamado “perigoso”, classificado nas categorias 1 e 2 , o uso do focinho é imposto por lei. Estes são American Staffordshire Terrier , Tosa , Rottweiler , entre outros. Em alguns casos, o uso do focinho é ditado por considerações práticas e de segurança , como acontece com o veterinário. Para ser capaz de curar o animal sem o risco de ser mordido por este último, é melhor acostumar seu cão a ter o focinho amassado.

Qual modelo escolher para o meu cachorro?

Existem vários modelos de focinheiras no mercado. Eles são de formas diferentes e feitos em vários materiais. Focinho de couro é bastante comum. Eles permitem que os cães abram a boca e respirem bem. No entanto, não o deixe por muito tempo (no máximo 3 horas).

As feitas de metal , que na verdade parecem pequenas gaiolas, oferecem maior liberdade de movimento para a boca do cão, proporcionando um bom nível de segurança. Seu dono pode até mesmo dar-lhe guloseimas ou beber através da grelha.

Quanto ao focinho de nylon , deixa apenas um pequeno espaço de abertura para a boca e deve ser usado por um curto período de tempo . Qualquer que seja o modelo de focinho escolhido, é importante escolher tamanhos grandes o suficiente para permitir que o cão respire corretamente. Vale lembrar que este pode regular a temperatura corporal apenas através de suas mandíbulas.

Exercício e algumas guloseimas para acostumá-lo a usá-lo

Como em qualquer aprendizado , é melhor começar quando o cão ainda é jovem . A idade recomendada para este exercício é de 6 meses .

O primeiro passo é colocar um petisco dentro do focinho para encorajá-lo a mergulhar na trufa. Em posição sentada de frente para o cão, em um ambiente silencioso, apresentamos-lhe o focinho com o bombom dentro e o aproximamos de sua boca para encorajá-lo a procurá-lo .

O próximo passo é fazer a mesma coisa, mas passando os laços do focinho atrás da cabeça do cachorro, sem contudo fixá-los .

Então, depois de várias repetições, podemos prender o focinho por alguns segundos . Não devemos esquecer de parabenizá-lo e dar-lhe um tratamento através do cano quando ele corre. Uma vez que está no lugar, é aconselhável se exercitar por alguns minutos: um jogo, alguns passos, uma pequena corrida … O objetivo é desviar sua atenção do focinho e se acostumar use-o.


Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk