O seu cachorro dá trabalho? você pode adestra-lo, na sua própria casa você pode ensinar alguns truques a ele, é claro que você tem que possuir vontade e calma, pois pode demorar para que ele fique totalmente educado com seu ensinamento.

mas se você não quiser, contrate um profissional nessa área, mas você pode fazer na sua própria casa o adestramento de seu animal.

Isso é uma preocupação constante para os donos do animal. Seria muito mais fácil se eles aprendessem truques, pois o trabalho seria muito menos no dia a dia.

Seria muito bom adestra-lo, pois ele lhe obedeceria, aprenderia a ser educado e comportado. Isso necessita do querer do dono, pois pode ser um trabalho complicado de se realizar, mas a recompensa é muito boa.

O que fazer de início?

 Como adestrar um cachorro
Como adestrar um cachorro

Seria ótimo se seu cachorro fosse um filhote, pois é mais fácil ensinar truques simples a filhote. Cachorro já adulto demora algum tempo, pois ele não está familiarizado com os ensinamentos, pode ser muito mais difícil do que um filhote. O filhote crescerá familiarizado com os ensinamentos, o problema será menor.

Sempre que você for ensinar algo para o cachorro, sempre tenha um petisco, pois ele vai saber que se obedecer no fim terá uma recompensa. Sempre fale com carinho para com o animal, por exemplo, “bom garoto!”, “bom menino!” ou “muito bem!”, logo após faça um carinho para fazer com que o cachorro sinta que se ele fazer ele receberá muita coisa em troca.

Agora não prolongue os elogios, pois ele pode se desconcentrar com o treinamento, o mesmo ocorre com petiscos muito grande. Faça com que o cachorro se concentre no treino, evite distrações.

1: Sentar

Fazer o cachorro sentar é o princípio, pois o cachorro senta naturalmente, é só colocar a comida para ele cheirar que logo após ele senta, como se estivesse esperando a comida. Após o treinamento dê carinho, dê petiscos e elogie o cachorro, mas nunca tire a atenção dele.

De início pode acontecer que ele não sente, tenha paciência e tente de novo, faça outros movimentos até ele sentar. Sempre faça esse treinamento para que ele aprenda a sentar e a se comportar.
2: Dar a pata

De início pode ser difícil, mas faça o possível para que ele aprenda. Esconda algum petisco na mão e o faça sentir, depois o cachorro tentará fazer de tudo para pegar o petisco, com focinho, com a boca e por fim com a pata, depois dele colocar a pata dê o petisco a ele para que ele veja que fez o movimento certo, na realidade faça todo o procedimento de recompensa, mas não esqueça de não prolongar para que ele não se perca o foco.

Isso ajudará na forma dele pedir comida, com certeza ele lati-rá, mas com a sua presença ele colocará a pata no seu colo como forma de pedir.

3: Deitar

Esse treinamento pode ser mais demorado do que os outros, pois necessitará de calma e tempo. Faça com que o cachorro siga a sua mão que está com o petisco, coloque no focinho dele e desça a mão até que ele coloque os cotovelos das patas da frente no chão, isso é um início, mas sempre tente fazer, nunca perca o foco. Depois não esqueça do carinho, do petisco e dos elogios, dessa forma o cachorro vai começar a se sentir bem fazendo o que você pede.

4: Ficar

Esse adestramento é mais simples, pois é só fazer o cão sentar da mesma maneira que já foi dita, só que faça ele ficar na posição de sentar, faça de tudo para que ele fique naquela posição, sempre dando petiscos, palavras chave como “fica”, dando carinho e etc. Agora se ele uma hora ou outra sair da posição tenha calma e faça ele voltar a ficar.

Por fim:

 Como adestrar um cachorro
Como adestrar um cachorro

Sempre repita os ensinamentos, possua calma e tente denovo, pois esse treinamento pode ajudar muito você e ajudar seu cão. Sempre dê um tempo durante o treinamento, pois ele cansa, e pode começar não gostar dos ensinamentos.

Mas nunca perca a paciência, não bata no cachorro, pois isso pode causar raiva, tanto nele como em você, logo após ficará cansativo os treinos, então se acalme. Boa sorte com o treino, e que seu cachorro consiga completar os ensinamentos.

Adestramentos em trabalhos importantes

Como adestrar um cachorro
Como adestrar um cachorro

Sabemos que vários cachorros são adestrados para
ajudar os bombeiros, a polícia e etc. Existem maneiras específicas para que eles consigam adestrar os cachorros e o impressionante é que eles nos surpreendem, pois fazem direito depois de ser treinado.

Então aqui está os empregos que usam cachorros adestrados e como eles o adestram.

Bombeiro e Salva-vidas

Essa profissão necessita muito do cachorro, pois há casos que as pessoas estão perdidas, então o olfato apurado dos cães servem e muito para ajudar e ajudam muito. Existem vários outros casos que os cães ajudaram em buscas, por isso é essencial a presença de cachorros nesses tipos de empregos.

O treinamento é rigoroso, mas vale a pena. Eles treinam o olfato do cão, treinam o físico do cão com exercícios e etc.

Polícia

Na polícia o treinamento é o mesmo, mas desta vez eles treinam o olfato para achar entorpecentes, ou encontrar algum indivíduo que esteja sendo procurado e ainda treinam para achar drogas, que atualmente
é o mais usado.

É comum ver por aí algum cachorro policial, mas eles ajudam baseado em seu treinamento, por isso o adestramento é essencial, pois os cães são inteligentes e servem para ajudar os demais empregos.

Ajuda a deficientes

Esses cachorros são treinados com muito carinho, pois a causa de sua ajuda é ajudar uma pessoa necessitada, na maioria das vezes são deficientes visuais os ajudando a se locomover, mas existem outros deficientes que a ajuda do cão é necessária.

Caça

Estes cães são treinados especialmente em caça, para benefício próprio ou não. Várias pessoas veem a eficiência do cão e os treinam para caçar outros animais, essas pessoas treinam elas mesmas os cães, fazendo o que ela bem entender.

Os casos de maus tratos nessa possibilidade é grande, pois quando os cães não obedecem eles batem nos cães, fazendo a raiva predominar. Temos que treiná-los de uma forma correta, pois eles podem nos ajudar em várias possibilidades de problema do dia a dia.

Para finalizar

Essas pessoas que querem adestrar os cachorros para benefício próprio como mais acima foi citado, podem também treiná-los para proteger algum lugar específico, como sua própria casa, como vigias e na maioria das vezes funciona.

Vimos o quanto o adestramento e o cão são essenciais para suprir problemas próprios, ou ajudar a população em alguns serviços importantes. Por isso devemos ter paciência e calma ao adestra-los.

Quero conhecer mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre seu pet preferido não perca a chance de ler também nosso artigo sobre: Cachorro chow chow.