A grande maioria dos animais quando são pegos por órgãos de controle fazem vários exames e tratamentos para deixar os animais prontos para adoção, mas o processo de adoção é um caminho um pouco longo a se percorrer, você precisar passar por algumas etapas antes de conseguir a permissão para adotar um cachorrinho ou outro tipo de animal.

Para adotar um cachorro é necessário muito amor no coração. E claro, ter disponibilidade para seguir essas dicas que vamos te contar agora.

Essa é uma experiência incrível e positiva, quem já adotou sabe da sensação intensa. Quem está pensando em adotar, leia este post e se jogue na adoção de um Pet.

Como é a adaptação de um cachorrinho adotado?

Como adotar um cachorro
Como adotar um cachorro

É necessário ter em mente que o cãozinho a ser adotado já teve uma vida longe de você, e que pode ter sido traumática. Por isso, é necessário lembrar que eles demandam um pouco mais de paciência e compreensão, além disso é muito bom brincar muito com ele e estar sempre presente na sua vida para uma melhor adaptação.

Um cão mesmo adulto, precisa de cuidados diários, atenção e paciência. Então reflita sobre estar disposto a cuidar dele por anos. Depois da adaptação na sua casa o caozinho vai se tornar seu melhor amigo, sempre lhe recebendo com muita alegria.

Como os cães acabam para adoção?

Como adotar um cachorro
Como adotar um cachorro

Todo final e início de ano é a mesma coisa, os Centros de Controle de Zoonoses e ONGs de proteção animal ficam com seus abrigos lotados. A maioria dos bichinhos foi abandonada por conta das férias muitas famílias não querem levar o animal e simplesmente o abandonam na rua. Outros foram presentes de Natal e acabaram descartados diante dos muitos cuidados que necessitam.

Essa situação triste pode ser revertida com a adoção de animais. Cada vez mais, campanhas pelo Brasil estão incentivando a prática no lugar de comprar um animal “novo em folha”. A variedade é grande, cães e gatos de todos os portes, raças e idades estão disponíveis em vários abrigos pelo Brasil.

Como escolher seu animalzinho para adotar?

Como adotar um cachorro
Como adotar um cachorro

Uma vez que a família esteja de acordo, é hora de encontrar o animal certo. “Não basta pegar o primeiro que encontrar na rua”, aconselha os funcionários dos canis.

“Você tem que ‘namorar’ o animal e ver se ele também gosta de você”,. A busca pode começar pelos canis da sua cidade ou estado, ou em ONGs locais, que possuem animais em seus abrigos.

Outra forma de encontrar o animalzinho é dar uma busca pelos sites de entidades de proteção ao animal de todo o País, que colocam fotos e dados sobre os bichos disponíveis para adoção. A maior parte dos animais é entregue castrada, vacinada e pronta para adoção.

Vale a pena adotar?

Claro que sim, adotar sempre é uma ótima coisa a se fazer, além de conseguir um animal que vai mudar sua vida para melhor, você ainda vai mudar a vida de um animalzinho para melhor também, todo mundo se ajuda e no fim é só amor.

Quero aprender mais!

Se você gostou de nossas dicas e quer aprender cada vez mais, aproveite para ler também o artigo sobre: Como escovar dentes de cachorro.