afinal, Como alimentar filhote de cachorro? Cães e gatos precisam de uma alimentação especial para cada fase da vida. Enquanto são jovens, necessitam de mais proteínas e outros nutrientes para crescer e se devolver de forma saudável. Já na fase adulta, é preciso diminuir alguns minerais, uma dieta menos proteica e também menos calórica. É por isso que é importante o tutor entender como alimentar os filhotes e quando trocar para o alimento de adulto.

Como alimentar filhote de cachorro
Como alimentar filhote de cachorro

Além de uma data certa para isso ser feito, é indicado não alterar a alimentação de forma brusca. Você precisa ter cuidado e proporcionar ao bichinho um período de adaptação. Está cheio de dúvidas? Então veja a forma correta de alimentar o seu pet, quando e como trocar a ração que oferece a ele.

É bastante comum encontrarmos tutores que recém adquiriram o pet filhote sem a mãe e, na esperança de alimentar o filhote com a mamadeira, coloca-o como um bebê de barriga pra cima e dá a mamadeira.

Essa prática é totalmente incorreta e prejudicial para o animal. O animais têm que ficar em sua posição normal de barriga para baixo e assim ofertar o leite à quantidade que o animal queira, nem demais e nem de menos.

Quando desmamar um filhote

É a partir o trigésimo dia (30 dias), que devemos começar a desmamar o filhote. É nesse período que o tutor mais tem dificuldade em saber como desmamar e que alimentação usar depois do desmame.

A transição do período lácteo para o período em que os cães se alimentam de ração, é feito quando os filhotes começam a se interessar mais pela tigela de comida da mãe, do que o leite.

Como alimentar filhote de cachorro
Como alimentar filhote de cachorro

Esse período ocorre em média quando os animais alcançam 1 mês de vida, sendo essa a hora de começar a ofertar rações adequadas aos filhote. É importante esclarecer que não é indicado oferecer rações da mãe, nem mesmo em forma triturada.

rações para filhote?

Para alimentar o seu filhote é importante saber que assim como as rações para cães adultos, existem no mercado uma gama de variedades de rações para filhotes. Essas rações são para várias idades e porte, sendo elas apresentadas nas modalidades secas, úmidas e semi-úmidas.

Ração úmida

No começo da mudança da alimentação líquida para a sólida, é indicado o uso das rações úmidas. É escolhida esse tipo de ração, pois os dentes dos cães recém-desmamados são bastante finos e frágeis. E além disso, tem muitos dentes que ainda não desceram.

As rações secas oferecidas como a primeira forma depois da amamentação, fazem com que ocorra dificuldade na mastigação e, conseqüentemente, a não aceitação pelos filhotes.

Ração seca

A ração seca é mais usadas em filhotes a partir dos 3 meses, onde o pet já se adaptou ao consumo de ração. A ração seca é classificada como a mais saudável de todas. Pois não acumula restos de comida nos dentes, impedindo assim o acúmulo de cálculos dentários.

Como alimentar filhote de cachorro
Como alimentar filhote de cachorro

Quando o animal aceita somente a ração seca, é indicado que esse tipo de ração seja ofertado até a fase adulta, fazendo com que os sachês tornem-se apenas aperitivos para os cães.

Como fazer a troca de alimentação?

É tão importante ter cuidado na hora de mudar o tipo de alimento oferecido ao seu cão, quanto saber como alimentar filhote de cães. Um dos motivos é que se algo for trocado de um dia para o outro, ele poderá recusar. Afinal, passou 10 meses da sua vida com a ração de filhote. Certamente vai estranhar receber algo diferente.

Outro ponto, importante, é que se você trocar repentinamente a alimentação, o seu pet poderá apresentar transtornos gastrointestinais, como vômito e diarreia, por se tratar de um alimento totalmente diferente em sua composição e o organismo de seu animal está acostumado a outro padrão alimentar.

Como alimentar filhote de cachorro e muito mais!

Se você gostou de aprender sobre Como alimentar filhote de cachorro e quer continuar aprendendo cada vez mais com nossas dicas, aproveite para ler mais de nossos artigos.