Como andar com o cachorro sem coleira

Ser capaz de passear com segurança sem a coleira é o desejo de qualquer dono. Isso inevitavelmente envolve uma boa educação.


Todos nós gostaríamos de deixar nossos cães correrem livremente sem coleira , mas isso nem sempre é possível. Além das restrições legais, alguns cães teimosos, distraídos ou fugitivos estão relutantes em retornar. O que a lei diz sobre a trela não ser mantida? Como ensiná- lo a evoluir sem isso?

Cachorro sem coleira: o que a lei diz

Antes de ver como ter certeza de que seu cão pode andar com segurança sem coleira , é importante lembrar o que a lei afirma sobre essa situação.

Atualmente, a lei francesa nem sempre proíbe andar com seu cachorro sem coleira na cidade. Por outro lado, certas ordenações do município impedem que você o faça. É então necessário fazer arranjos e inquirir perto de sua comunidade para saber quais são os seus direitos. Por outro lado, o artigo L211-22 do Código Rural afirma que os prefeitos “(…) tomam todas as medidas apropriadas para evitar a fuga de cães e gatos. Eles podem ordenar que esses animais sejam mantidos na coleira e que os cães sejam amordaçados .

coleira anti carrapato

Além dessa lei, há um decreto , o de 31 de julho de 1989 , que estabelece um período do ano durante o qual é proibido caminhar com cães não controlados nos bosques e florestas fora dos caminhos da floresta. Este período de blecaute começa em 15 de abril e termina em 30 de junho . Isso implica que, fora desse período, você pode passear com o cachorro sem coleira, se nenhum decreto proibir você. Tenha cuidado, no entanto, porque um cão é considerado como estar vagando se for mais de 100 metrosde seu mestre fora de uma ação de caça. Além disso, o cão deve permanecer sempre sob o controle de seu mestre.

A importância de ensinar-lhe o lembrete

lembrete , o famoso ”  “, faz parte dos componentes básicos de aprendizagem. É essencial que o seu cão aprenda desde cedo a voltar para você assim que lhe der a ordem . Esse aprendizado é longo, mas não é difícil. Eventualmente, o cão responderá a primeira chamada, sem que você precise repeti-la várias vezes.

cachorro com coleira

Não seria possível deixar o cão evoluir livremente sem a coleira, se ele não voltasse sistematicamente ao seu dono. Isso geraria vários riscos, tanto para o próprio cachorro quanto para os outros. Para você também, porque você é responsável moral e legalmente.

O cão pode fugir, ser agressivo vis-à-vis outros cães ou outros animais que ele conhece, ser atraído por uma fêmea no cio, assustar as pessoas ou, pior, ataque, atropelado por um veículo … Os perigospotenciais não faltam. Para protegê-los, certificando-se de que o cão é perfeitamente obediente .

Como ensinar a ele o lembrete?

Aprender o lembrete é começar muito cedo . O filhote de 3 ou 4 meses já pode ser iniciado lá.

cachorro mordendo a coleira
cachorro mordendo a coleira

Nos primeiros dias, é aconselhável começar este exercício em casa , idealmente no jardim, em um lugar onde o cão jovem não seja distraído por outra coisa.

  • Solte-o, deixe-o ir um pouco mais longe, depois chame-o de cócoras e batendo palmas ou coxas. Adote um tom brincalhão para incentivar mais a se juntar a você. Continue ligando se ele não reagir, mas sempre acalme-o . O cachorro é um predador, o que significa que ele vê melhor o que está se movendo. Sinta-se livre para atraí-lo correndo na direção oposta para que ele reaja e volte para você.
  • Assim que ele chegar, felicitá-lo calorosamente para que ele associa isso com algo agradável. Você pode até dar-lhe um prazer. Além disso, não conecte-o imediatamente para não produzir uma associação negativa (recall = end of recess).

Não será necessário procurá-lo todas as vezes, caso contrário, o animal corre o risco de assumir o mau hábito de não se juntar a você, sabendo que você o fará.

  • Dia após dia, você pode aumentar as distâncias que o separam e depois repetir esse exercício fora decasa.

Não se esqueça de parabenizá-lo toda vez que ele voltar ao pé, mesmo que ele tenha se arrastado um pouco. É inútil repreendê-lo , o que só o deixaria menos entusiasmado em se juntar a você.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20