Como colocar coleira em cachorro

Colocar a primeira coleira no seu cachorro pode ser um momento desafiador, quando filhotes nossos cães estão acostumados com a liberdade e por isso mesmo eles não vão reagir muito bem quando você tentar colocar a coleira pela primeira vez.

Usar a coleira é uma medida de segurança, afinal sair de casa com seu amigo solto pode ser perigoso, em especial em locais que tem presença constante de veículos que podem acabar machucando o seu Pet.

Por isso mesmo vamos falar um pouco mais sobre Como colocar coleira em cachorro, vamos dar as dicas que você precisa sobre como cuidar melhor do seu pet nesse momento de transição, vamos te ensinar a realmente lidar com esse momento e colocar a coleira sem causar traumas.

Diferentes tipos de coleiras

Antes de continuar vamos conhecer alguns dos mais populares modelos de coleiras disponíveis no mercado.

Coleira Plana

Como colocar coleira em cachorro
Como colocar coleira em cachorro

A coleira plana é para o uso no dia a dia.

É muito útil para você colocar uma etiqueta ou placa de identificação, no caso do seu cachorro se perder.

Esse tipo de coleira é ótima para usar em casa ou para passeios caso seu peludo seja bem comportado.

Coleiras lisas têm em todos os tamanhos, modelos e cores.

Coleira Martingale

Como colocar coleira em cachorro
Como colocar coleira em cachorro

O modelo martingale é uma ótima opção para os cães que tentam escapar.

A coleira possui um anel de metal em cada extremidade, com um laço separado, que passa através dos dois anéis para criar o colarinho.

A coleira aperta contra o pescoço do cachorro se ele puxa ou tenta escapar da coleira.

Quando o cachorro está se comportando e andando corretamente, a coleira não causa nenhum desconforto.

Texto relacionado: Comparativo: a Diferença Entre Martingale, Peitoral, Enforcador e Coleira Padrão

Enforcador

Como colocar coleira em cachorro
Como colocar coleira em cachorro

O enforcador foi feito para ajudar com treinamento e para controlar os cães que são mais inquietos.

Extrema cautela deve ser empregada quando se utiliza um enforcador, pois é difícil controlar a quantidade de pressão sobre o pescoço do cachorro.

Nunca deixe o seu cachorro sozinho com um enforcador, ele pode se estrangular acidentalmente ou se ferir gravemente.

Muitos se opõem ao enforcador devido à facilidade de uso indevido e possíveis lesões que podem causar nos cães.

Enforcador de garra

Como colocar coleira em cachorro
Como colocar coleira em cachorro

É uma opção para cães extremamente teimosos e fortes.

É semelhante a um enforcador, mas o enforcador de garra é composto de pinos de metal com pontas sem cortes que apontam para o pescoço do cachorro.

Quando o cão tenta puxar a coleira, os dentes apertam a pele no pescoço, e isso gera um desconforto ao cachorro.

É um meio de desencorajar o cão ficar puxando.

Como no caso do enforcador, muitos se opõem ao enforcador de garra, porque quando usado de forma inadequada ou com muita força, os pinos de metal podem penetrar na pele do cão e criar feridas.

Peitoral

Como colocar coleira em cachorro
Como colocar coleira em cachorro

Indicada para cães menores, a coleira peitoral elimina as chances do cachorro se enforcar e garante que ele não se solte.

Mas muitos cães não acostumados com o uso de coleiras podem ser bastante resistentes ao uso desse modelo.

Guia retrátil

Como colocar coleira em cachorro
Como colocar coleira em cachorro

Utilizada para passar ao cão uma maior sensação de liberdade.

Uma guia retrátil tem uma engenhoca de plástico rígido em uma extremidade, onde a guia da coleira, formada por um cabo fino, fica enrolada automaticamente.

Ela também tem um sistema de bloqueio que permite que você decida o tamanho da guia disponível para o cachorro.

Mas essa coleira não é a maneira mais segura para passear com o cão. Se o mecanismo de bloqueio falhar e seu cão puxar, o cabo pode ficar longo o suficiente para que ele invada a rua, podendo sofrer acidentes.

Se você soltar a guia, a coleira pode retrair rapidamente e pular de volta no seu cão.Por isso a guia retrátil só deve ser usada em lugares com pouco fluxo de veículos e por pessoas responsáveis.

Focinheira

Como colocar coleira em cachorro
Como colocar coleira em cachorro

Alguns cães precisam usar focinheiras durante caminhadas, pois eles podem oferecer riscos a outros animais ou pessoas.Algumas raças só podem circular na rua com o uso de focinheira.

Acostumar um cachorro a usar focinheira leva tempo e esforço e deve ser feito com paciência.

Coleira Cabresto Anti-Puxão

Como colocar coleira em cachorro
Como colocar coleira em cachorro

A primeira vista você pode pensar que essa coleira é uma focinheira, mas ela é usada com uma finalidade diferente.

Essa coleira funciona como um cabresto de um cavalo, ajustando ao redor do pescoço do cachorro e afrouxando em torno do seu focinho.

Esse tipo de coleira é ótima para cães muito ativos ​​que tendem a puxar e soltar.

Seu cachorro pode precisar de algum tempo para se adaptar à coleira, por isso seja paciente.

Treinando seu cão para andar com coleira

Introduzir o filhote de cachorro para o colar ou arreios e trela.

Comece deixando que ele se acostume a usar uma coleira ou cinto e trela. Deixe-o usá-los por curtos períodos de tempo em casa enquanto você estiver brincando com ele e dando-lhe guloseimas.

O filhote deve adorar o tempo de colar e trela, porque representa comida e diversão.

Ensine uma sugestão

Apresente seu filhote a uma sugestão sonora que significa “comida está chegando”.

Algumas pessoas gostam de clicar e tratar, outras usam uma palavra como “sim” e algumas pessoas estalam a língua. Qualquer que seja o método utilizado, é o mesmo: em uma área tranquila e sem distrações, com o filhote na coleira e na coleira, faça o som.

No instante em que seu filhote se virar para você e / ou olhar para você, recompense-o com um presente.

Depois de algumas repetições, você notará que seu filhote não só está olhando para você, mas também se aproximando para o tratamento.

Dicas para colocar a coleira no cachorro

Agora vamos finalmente para as dicas que você vai poder utilizar para conseguir colocar a coleira no seu cão.

Faça o cachorro vir até você

Enquanto ele está a caminho de você, ainda usando a coleira e a coleira, dê alguns passos e depois o recompense quando ele chegar até você. Continue a progressão até o seu cachorro, ao ouvir o barulho da sugestão, chegar até você e caminhar alguns passos com você. Lembre-se de que os filhotes têm pouco tempo de atenção; portanto, mantenha suas sessões curtas e termine-as quando seu filhote ainda estiver ansioso para fazer mais, não quando ele estiver mentalmente exausto.

Pratique por dentro

Agora que seu filhote entende como chegar até você, pratique caminhar alguns passos em uma sala com pouca distração. Sentir e ver a trela ao seu redor será um grande desafio. Ofereça guloseimas e elogios à medida que seu filhote se acostuma a ir até você, como descrito acima, com uma trela.

Leve para fora

Por fim, você está pronto para testar as habilidades do seu cachorro nas atividades ao ar livre. Haverá novos desafios com esta etapa, porque todos os sons, cheiros e vistas que os encontros com o seu filhote serão intrigantes e novos para ele.

Seja paciente e mantenha as primeiras caminhadas curtas. Enquanto você estiver em uma caminhada, se seu filhote parecer que está prestes a se arrastar em direção a algo ou se distrair (você notará isso porque manterá os olhos nele o tempo todo), faça sua sugestão soar e afaste-se alguns passos. Em seguida, recompense-o com um deleite por seguir você.

Solução de problemas de treinamento com coleira

Mesmo que seu filhote esteja aprendendo a andar com trela muito bem, é provável que você tenha alguns problemas à medida que envelhece, passa por novos lugares e experimenta novas distrações.

Você quer ensiná-lo a andar com trelas soltas, porque é muito mais agradável para os dois, e também para que ele possa passar no teste Canine Good Citizen. Aqui estão algumas dicas sobre o que fazer se você estiver tendo problemas com o treinamento da trela, cortesia do AKC GoodDog! Linha de apoio.

Se o seu filhote puxar:

Se o seu cão começar a puxar na outra direção, transforme-se em “uma árvore”. Fique muito quieto e se recuse a se mexer até que seu cão volte para você. Não puxe nem puxe a trela e não arraste seu cão junto com você. Arnês de gancho dianteiro e cabrestos são ferramentas de treinamento alternativas projetadas para cães que tendem a puxar.

Se o seu cachorro pulmões:

Se o seu cão estiver indo atrás de alguma coisa durante uma caminhada – outro cachorro, um carro, um skatista, por exemplo, seja proativo. Tente redirecionar a atenção dele com um tratamento antes que ele tenha uma chance de estocada, e aumente o espaço entre seu cão e o alvo.

Fique alerta e esteja preparado antes que o alvo de sua frustração se aproxime demais. Esse tipo de comportamento pode ser mais comum nas raças de pastoreio, mas qualquer cão pode se surpreender com algo que ele não está acostumado ou acha interessante.

Se o seu cachorro latir:

Alguns cães costumam latir para outros cães enquanto caminham. Muitas vezes, esse comportamento ocorre como resultado da falta de exercício. Verifique se o seu cão recebe a quantidade adequada de estímulo mental e físico para sua idade e raça.

Se isso ainda for um problema, use o mesmo processo que você faria se seu cão estivesse pulando, como descrito acima – crie distância e ofereça guloseimas antes que ele comece a latir, portanto, toda vez que ele vê um cachorro, ele se acostuma a voltar sua atenção para você.

Gradualmente, você reduzirá o número de guloseimas e a quantidade de solução de problemas que seu filhote precisa durante uma caminhada, mas é uma boa ideia manter algumas sempre à mão para que você possa reforçar aleatoriamente o bom comportamento de andar com trelas.

Qual a melhor coleira?

Peitoral e Guia

Qual a melhor coleira para adestramento?

 A u003cstrongu003ecoleirau003c/strongu003e multifuncional é u003cstrongu003ea melhoru003c/strongu003e opção para o u003cstrongu003eadestramentou003c/strongu003e canino.

Qual a melhor guia para cachorro?

Para cães que são acostumados com passeios, os peitorais são a u003cstrongu003emelhoru003c/strongu003e opção. Depois de escolhida a coleira ou o peitoral, é hora de ir pra rua!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre Como colocar coleira em cachorro e quer continuar aprendendo sobre cuidados com o seu Pet através de nossas diversas dicas, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Cachorro mais bonito do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20