Como colocar coleira no cachorro

Afinal, Como colocar coleira no cachorro? O passeio costuma ser um evento e tanto na vida do seu cão.

Por incrível que pareça, nem todos os bichanos gostam de sair para a rua para ter momentos de alegria junto a outros cães e desfrutar dos odores maravilhosos e instigantes das praças e parques.

Para ajudá-los a resolver essa questão, apresentamos uma série de dicas para acostumar seu melhor amigo a usar a coleira e a guia.

O importante é saber que nunca é tarde e nem cedo demais para começar.

Como colocar coleira no cachorro
Como colocar coleira no cachorro

O erro mais comum que os proprietários cometem é apresentar esses acessórios ao seu cão no seu primeiro dia de passeio na rua, que normalmente ocorre logo após terminar o esquema de vacinação.

Pense bem, esse momento é de muita novidade junta para o seu cão: de repente, ele se vê preso a uma guia que limita sua movimentação, com uma coleira em seu pescoço que o prende e sufoca, além disso, as ruas e parques são lugares cheios de novidades com sons, cheiros, formas e texturas diferentes.

É muita novidade junta. Então ele puxa de um lado, o dono de outro e o passeio vira um transtorno para os dois.

Portanto, deixar para acostumar o cão com a coleira e com a guia no primeiro dia de passeio está proibido! Mesmo que ele ainda não esteja apto a sair para a rua, por não estar com todas as vacinas feitas, já se pode acostumá-lo a usar o acessório desde pequeno e fazer pequenas simulações de passeios dentro da sua casa ou apartamento.

Assim, quando sair para a rua ele já estará acostumado com a coleira e então vai sobrar mais tempo para conhecer a rua e suas novidades.

Como colocar coleira em cães agitados e ansiosos

Colocar coleira para passear em cães extremamente agitados e ansiosos não é tarefa fácil. Os cães no geral adoram passear e sabem que quando o tutor coloca a coleira e a guia neles, significa que vão sair.

Por isso eles ficam ansiosos e agitados e podem dificultar bastante a situação. Nesse artigo você aprende a colocar coleira e guia no seu cão na hora de passear e deixa-lo mais tranquilo.

Assim o passeio vai se tornar o momento feliz que deve ser e não um transtorno.

Espere ele se acalmar

Se você chama para passear e colocar a coleira e a guia na hora que ele está agitado. Ele entende que aquela é a forma certa de se comportar naquele momento, e então vai ficar mais agitado nesse momento.

Como colocar coleira no cachorro
Como colocar coleira no cachorro

Ao invés disso, pegue a coleira e guia e não coloque no cão até ele se acalmar. Isso pode demorar, mas é preciso ter paciência para educar cães. Se o cão se acalmar e quando você começar a colocar a coleira ele voltar a ficar agitado, retire.

Não dê atenção enquanto ele estiver agitado, apenas espere. Com muita repetição desse comportamento, ele vai entender que quanto mais agitado ficar, mais vai demorar, e que não vai passear enquanto não estiver tranquilo.

Ensine seu cão a sentar antes

Tudo vai ficar mais fácil quando seu cão tiver sentado e entender que você não vai machucar ou fazer algo desconfortável com ele, procure sempre deixar ele à vontade com esse processo.

Como colocar coleira no cachorro
Como colocar coleira no cachorro

É um grande passo ensinar o cão a sentar antes. Pois fica mais fácil para colocar a guia. E também já é um nível de obediência e o cão já aprende como ele ganha algo se tiver o comportamento que você quer.

Use um petisco

Muitas vezes passar a cabeça do cão pela coleira ou peitoral é o mais difícil. Não porque o cão tenha medo disso, mas por que tudo vira uma grande brincadeira para ele.

Usar um petisco colocando sua mão dentro da coleira e só dar o petisco quando ele deixar passar a coleira pelo pescoço, ajuda.

Você também pode usar o petisco para ensiná-lo o comando fica. Que pode ajudar bastante na hora de acalmá-lo para colocar coleira ou peitoral e a guia.

Como colocar coleira no cachorro e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre Como colocar coleira no cachorro e quer continuar aprendendo sobre cuidados com o seu Pet, aproveite para ler mais de nossos artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20