Ao longo da vida uma cobra criada em cativeiro terá que desfrutar de ótimas condições de vida. Isto é, ter em sua casa tudo que ela precisa para viver de maneira tranquila e saudável.  

Assim, ele pode ser feliz, realizado e se sentir seguro.

cobra-de-estimacao-esticada-1024x768-3726847-3214887-2204565-2328130

O layout começa com as bases do terrário

Um terrário de qualidade pode ser feito com diferentes materiais. Existem no mercado terrários de vidro, que oferece uma bela luz e deixa o ambiente mais chamativo. O terrário OSB retém melhor calor. Também pode ser projetado para casa. Finalmente, há o terrário de PVC, mais resistente, com maior capacidade de isolamento, porem ele é mais caro.

Quanto ao tamanho, tudo depende da sua cobra. O terrário será necessariamente menor para uma cobra pequena, especialmente se ainda for jovem. Portanto, planeje 1 metro de comprimento e 50 cm de largura na idade adulta. 

O terrário será mais imponente para uma jiboia e para uma píton real. Especialmente para as jiboias, que pode crescer até 4 metros na idade adulta. 

cobra-de-estimacao-macho-1024x683-2515320-2521226-5016681-6679292

Os elementos essenciais do terrário

terrário da sua cobra deve conter acessórios ou elementos essenciais para lhe oferecer boas condições de vida. Então, você absolutamente terá que instalar:

  • 2 esconderijos no mínimos. Um, no lado de seu ponto quente e outro no ponto frio. Você pode ter outros. Por exemplo, ao virar uma casca ou tronco de árvore. Você também pode perfurar um coco para que ele possa se colocado nele.
  •  artigos decorativos como pedras e galhos: sua cobra pode escalar estes. Tudo deve ser equilibrado, sem sobrecarregar o terrário. Seu réptil deve ser capaz de ter espaço suficiente para o movimento. Uma pedra, por sua vez, pode ser muito útil para cobrir sua cobra. Sua aspereza lhe permitirá livrar-se de sua pele.
  • substrato deve ser particularmente tropical. Ele pode ser neutro. Você prefere um substrato de cânhamo ou tipo de linho. Ela absorve bem e não é agressiva, tão prejudicial à sua cobra. De fato, o cânhamo não libera poeira. É também um substrato macio no qual seu réptil pode afundar.
  • Uma tigela de água para que sua cobra possa encharcar. Terá que ser grande o suficiente para ficar confortável por dentro. Você pode optar por uma xícara simples ou por um objeto mais decorativo que é encontrado em lojas de animais ou lojas especializadas.

Todos os objetos devem ser organizados de maneira equilibrada. Sua cobra deve ser capaz de se mover sem bater constantemente. Ele deve estar livre de seus movimentos. Há um saldo a ser encontrado que você obterá por tentativa e erro.

Aquecimento, um ‘item’ imprescindível

cobra-de-estimacao-na-mao-1024x575-2706877-2255203-6695885-7266430

Se há uma coisa a considerar , é o aquecimento do terrário. Sua cobra deve ter um canto quente e um canto frio . Para alcançar este resultado, você pode confiar em várias soluções, como uma esteira de aquecimento que você coloca sob o terrário , cabos de aquecimento que permitem ser mais precisos na área a ser aquecida . Finalmente, a tradicional lâmpada de calor é colocada dentro do terrário. Mas você deve protegê-lo envolvendo-o para evitar que sua cobra seja queimada.

A localização do terrário

O terrário da sua cobra também deve ser colocado… dentro da sua casa. Privilegie um lugar com pouca passagem. Isso limitará o estresse do seu réptil. Evite colocá-lo no chão, pois o frio pode sair do chão e interromper o aquecimento. Além disso, ao caminhar, você causará vibrações que serão vistas como ameaças pela sua cobra.

A aparência do terrário de sua cobra deve ser equilibrado e atender às suas principais necessidades. Deve ser aquecida a temperaturas adequadas, deve beneficiar de um substrato de qualidade, absorvente e não-tóxico, e deve ter esconderijos (pelo menos 2), bem como rochas, cascas, troncos e ramos. Uma tigela de água também é essencial para fornecer um banho diário ao seu réptil. Tudo deve ser inserido em um terrário de tamanho respeitável, oferecendo um espaço não desproporcional ao seu animal de estimação. Tudo vai depender do seu tipo.

cobra-de-estimacao-no-livro-1024x684-1718476-3440399-2382922-7667650

Qual terrário escolher para sua cobra?

Sua futura cobra vai viver toda a sua vida em uma gaiola.  Ele deve estar à vontade para se mover, comer e, claro, descansar. Seu habitat dependerá principalmente de seu tamanho e de suas espécies. 

Você deve saber disso. O terrário da sua cobra depende muito da raça dele. Assim, uma cobra do milho não terá as mesmas necessidades que um Pitão Real ou uma Jiboia-constritora muito imponente, uma vez que pode atingir mais de 4 metros. 

Recomenda-se frequentemente medir o tamanho da cobra para determinar o comprimento e a largura do terrário com a seguinte equação: tamanho da cobra = comprimento + largura.

O tamanho do terrário

  • A cobra do milho

O tamanho do terrário de uma Cobra do Milho dependerá muito do seu tamanho. Assim, uma cobra de milho jovem terá um terrário menor (50 cm de comprimento e 50 de largura) do que uma cobra adulta. Em geral, evite colocar uma pequena cobra em um espaço excessivo. Isso fortaleceria sua ansiedade e prejudicaria sua saúde.

Por outro lado, um terrário que é muito pequeno será muito estreito para uma cobra adulta. Ele se moverá menos, gastará menos e estará sujeito à obesidade, necessariamente prejudicial à sua saúde. É aconselhável dobrar o comprimento do seu terrário quando a sua cobra de trigo for adulta. Então você pode comprar um de 1 metro de comprimento, por meia largura.

  • O píton real

O Píton não é a maior das cobras. Assim, um terrário de 50 a 60 cm é ideal para uma píton juvenil. Como a Cobra do milho, você pode dobrar o comprimento do terrário depois de crescer. Na natureza, esta cobra gosta de viver em pequenos espaços como cupins. 

  • Jiboia-constritora

Pode crescer até 4 metros como adulto. Então você tem que comprar um terrário adaptado à sua jiboia de acordo com a sua evolução. Jovem, ele não precisará de um espaço tão grande quanto antes. Esta cobra consegue se adaptar a qualquer tipo de ‘habitat’. No entanto, tenha cuidado para não ficar muito pequeno ou grande demais.

cobra-de-estimacao-enrolada-1024x576-8831118-1835284-5098993-7511724

O material

terrário de vidro fornece mais brilho para a sua cobra. Também é mais fácil de limpar e é particularmente estético

Você pode observar sua cobra mais facilmente. No entanto, tenha cuidado para não escolher um terrário de arame no topo. É uma questão de economia. A grade causará perda de calor.

 Com efeito, o ponto quente deve ser em torno de 32 °C. À noite, será necessário baixar esta temperatura para 25 ° C para uma jiboia, por exemplo. Você precisará instalar um termostato além de um aquecedor de cerâmica. 

Será necessário garantir que sua cobra não se queime. Por outro lado, um terrário todo de vidro simplesmente permitirá que você instale um tapete de aquecimento embaixo.

  • terrário OSB mantém o calor melhor que o vidro. Se você é um trabalhador manual, você também pode projetar uma casa inteiramente, ajustando o tamanho ao seu gosto. Em lojas especializadas, é mais barato que o terrário de vidro. 
  • Não hesite em envernizar o terrário para que a madeira fique mais tempo e seja menos afetada pela umidade2 desvantagens notórias: uma maior dificuldade para limpá-lo e janelas de correr na frente. Não é o ideal com cobras ainda jovens e mais vivas do que os mais velhos.
  • terrário de PVC é mais resistente que o vidro, mais isolante portanto, mais fácil de aquecer . Por outro lado, é mais caro comprar, mas compensa muito bem, pois é mais duradouro.

O que é que a cobra faz?

As cobras são surdas, mas podem sentir a aproximação da presa pela vibração do solo. Elas enxergam bem e vibram a língua para “sentir” o ar, o que lhes fornece informações do ambiente.

Qual é a cobra mais venenosa do mundo?

A campeã mundial é a taipan do interior (Oxyuranus microlepidotus), uma serpente que praticamente só pode ser encontrada na Austrália. 

Qual é a cobra que bota ovo?

 A maior parte das cobras põe ovos e a maior parte destas os abandona pouco depois da ovoposição. No entanto, algumas espécies são ovovivíparas e retêm os ovos dentro dos seus corpos até se encontrarem prestes a eclodir.

Saiba mais sobre animais aqui.