Como construir um terrário para um lagarto

Seu lagarto, uma vez adotado, deve viver em condições muito especiais. Eles devem respeitar aqueles que ele teria em seu ambiente natural. Portanto, um terrário não deve ser um lugar onde você tem que colocar qualquer coisa, não importa como. As regras devem ser respeitadas para preservar a saúde do seu réptil. Nós damos-lhe todas as chaves para um layout confortável.

lagarto de estimacao verde

Escolhendo o terrário ideal

Você pode optar por vários tipos de terrário . Há aqueles com uma abertura lateral , o que simplifica muito o manuseio do seu lagarto, mesmo que um aquário mais convencional possa evitar que ele se esgueire . Você pode ter um terrário de vidro ou preferir um terrário OSB , como cobras.

Ainda assim, o mais comum de todos é o terrário de PVC , que é mais isolante, mais resistente, mesmo se custar um pouco mais caro . Nós não recomendamos a gaiola de arame , que poderia ferir o seu lagartoem suas extremidades. De qualquer forma, não podemos deixar de sugerir uma abertura lateral , que permite que seu protegido tenha menos medo de você quando quiser abordá-lo e tocá-lo.

O terrário deve ser espaçoso e não muito grande para o seu pequeno réptil. Você terá que adaptá-lo à sua morfologia. Não precisa ser especialmente alto, já que seu lagarto não é fã de escalada.

lagarto de estimacao subindo

Os elementos essenciais do terrário

terrário do seu lagarto deve ter acessórios essenciais para o seu bem-estar, a fim de permitir-lhe uma vida tranquila e saudável. Então, você precisará instalar:

  • Dois esconderijos ou abrigos , de acordo com o seu período preferido. Seu lagarto poderá descansar lá durante o dia e a noite. Coloque um esconderijo no canto mais quente do seu terrário e o outro no canto frio . Não hesite em encher esses esconderijos com espuma , a fim de aproximá-los de seu estado em seu ambiente natural.
  • Você tem que colocar alguns elementos decorativos no terrário, para que haja uma aparência de vida. Assim, você irá optar mais facilmente por ramos, raízes e pedras planas ou grandes o suficiente . Não hesite em colocar o suficiente para satisfazer a vida diária do seu réptil, mas não muito para não confundir o seu local de vida.
  • substrato é um elemento essencial do seu terrário. Você pode escolher entre lascas de madeira , areia ou grama sintética , mas também milho ou cânhamo, se desejar. Note que lascas de madeira e areia podem não conter seu réptil. Existe um alto risco de oclusão .
  • Uma tigela de água deve ser instalada no terrário. Mais importante, essa água deve ser trocada todos os dias porque nunca deve estar suja ou infectada . Não se esqueça de pegar os excrementos do seu lagarto todos os dias.

Mais uma vez, lembre-se que o equilíbrio é importante no arranjo de objetos no terrário do seu animal de estimação. Não há dúvida de sobrecarregá-lo, mas não deve ser vazio, correndo o risco de ser triste, mesmo para o seu lagarto.

lagarto de estimacao pequeno

Aquecimento e iluminação

O terrário do seu lagarto deve parecer o mais próximo possível daquilo que ele pode conhecer em seu ambiente original . A partir daí, ele terá que viver em condições semelhantes . Que é ao nível da temperatura do ar ao nível da higrometria do que à luz do sol . Para compensar a falta de sol, você deve instalar lâmpadas UV para que ele possa sintetizar a vitamina D e cálcio , essenciais para o seu corpo.

Para o aquecimento, você pode trazer um tapete de aquecimento para colocar sob o terrário, ou até mesmo cabos que podem melhor direcionar áreas para aquecer, ou até mesmo a lâmpada de calor tradicional . Este deve ser protegido para que seu lagarto não venha queimar ali em seu contato. A zona quente deve ser de 32 ° C no máximo, e o frio não deve cair abaixo de 26 ° C.

lagarto de estimacao na palma da mao

A localização do terrário

terrário do seu lagarto não deve ser instalado em um local de passagem e menos ainda no solo . O menor passo perturbaria a vida do seu réptil, que assimilaria isso a uma abordagem de predador . O estresse estaria então em seu pico. Privilege um lugar a meia altura , em uma sala silenciosa sem risco de rascunhos.

Em resumo

Seu lagarto deve ser capaz de viver em um terrário organizado adequadamente . Ele deve respeitar suas condições de vida em seu ambiente doméstico . A temperatura do terrário deve ser precisa, tanto para o ponto quente quanto para o ponto frio. Diversos acessórios irão regulá-lo, como modular seu brilho. Para o resto, seu lagarto deve ter água, mas também objetos decorativos e um esconderijo.

Qual terrário escolher pelo seu lagarto?

Antes de comprar um lagarto, você deve pensar em seu habitat onde passará a maior parte da vida, exceto por alguns momentos de manipulação. Assim, os biótopos desses répteis exigem condições de cativeiro muito drásticas. Mudar a temperatura ou a umidade pode ser prejudicial à saúde. Nosso conselho para um viveiro ideal.

O viveiro do seu lagarto deve recriar as condições da vida na natureza. Assim, eles serão muitas vezes desertos, semidesérticos ou tropicais.

lagarto de estimacao na natureza

A estrutura do viveiro

Recomenda-se investir em um terrário de abertura lateral , mesmo se um aquário simples limitará escapes de répteis. No entanto, sendo muito sério sobre a abertura e fechamento, um terrário é perfeito para o seu lagarto. Também é sugerido que tenha paredes lisas .

Se você optar por uma gaiola de madeira , precisará revesti-la com poliuretano , um componente à prova d’água, para facilitar a limpeza mais complexa com esse tipo de material. Por sua vez, a gaiola de arame deve ser banida. Na verdade, não retém calor e pode causar lesões como dermatite nas pernas do seu lagarto.

lagarto de estimacao em destaque

Em qualquer caso, é melhor ter uma abertura lateral , o que os terrários oferecem, em vez de uma abertura acima da cabeça do seu lagarto. Isso só vai deixá-lo com medo toda vez que você se aproximar dele. Na natureza, os predadores vêm pegar o lagarto de cima.

As dimensões do viveiro

Eles dependem da espécie de lagarto que você possui e do seu tamanho . O terrário deve ser grande o suficiente para ter duas zonas de temperatura : uma quente e outra fria. Por outro lado, não deve ser muito grande também. Ele deve ser adaptado ao seu comportamento bastante ativo. É geralmente considerado que o comprimento deve corresponder a 3 vezes o tamanho do lagarto, que sua profundidade deve ser uma vez e meia o tamanho do lagarto, assim como a sua altura.

lagarto de estimacao jovem

Que tipo de solo?

Existem vários substratos possíveis para alinhar o chão do terrário. Você pode escolher:

  • Um tapete de relva , barato, limpável com relativa facilidade. No entanto, este tipo de substrato pode ter um efeito adverso nos pés do seu lagarto.
  • De areia necessária para lagartos que gostam de cavar como espécie do deserto. No entanto, a entrevista é muito importante. Você deve encontrar os excrementos e depois renovar a areia a cada 2 meses. Seu lagarto deve, além disso, não ingerir a areia sob pena de oclusões intestinais e, portanto, de morte.
  • As aparas de madeira são abrasão absorvente e baixo.

A temperaura do viveiro

A temperatura do lagarto depende da temperatura externa. A temperatura do seu terrário dependerá do tipo de lagarto adotado. Será diferente dependendo do seu fundo. Você também precisará configurar um termostato para regular a temperatura de acordo com as necessidades do seu réptil. Ele precisará de uma zona quente e uma zona fria .

Várias fontes de calor estão disponíveis para compra em lojas especializadas:

  • As esteiras de aquecimento para colocar debaixo do viveiro. Não é necessário que seu réptil entre em contato com essa fonte de calor, sob pena de ser queimado.
  • As lâmpadas de cerâmica para ser colocado acima do viveiro, muitas vezes usado para o famoso lagarto hot spot.

Note que as temperaturas devem cair quando o seu lagarto estiver em repouso e durante a noite. Quando seu réptil racha, também é importante oferecer uma fonte de luz artificial (lâmpada fluorescente).

lagarto de estimacao filhote

Regular o nível de umidade

No terrário do seu lagarto deve ser capaz de regular facilmente a higrometria , ou mais simplesmente a taxa de umidade . Isso varia de acordo com o ar e sua ventilação. A umidade depende do tipo de espécie e geralmente varia de 50 a 80 %. Existem vários métodos para promover a umidade, como colocar uma tigela de água perto da fonte de calor ou regar as plantas do viveiro.

Acessórios

Seu lagarto deve ser capaz de possuir vários acessórios essenciais para seu bem-estar e sua saúde.

  • Uma tigela grande de água na qual ele pode mergulhar. Assim, recomenda-se uma tigela grande o suficiente, mas superficial para evitar o afogamento. A água deve ser trocada regularmente para evitar qualquer infecção bacteriana.
  • De ramos , especialmente para espécies de árvores. Eles podem subir como quiserem.

Conclusão

O viveiro do seu lagarto deve realmente ser um terrário (na pior das hipóteses um aquário) com aberturas laterais. Seu tamanho depende do tamanho do seu lagarto e suas espécies. O terrário deve atender a várias condições:

  • ambiente , seja deserto, semi-deserto ou tropical
  • higrometria , a taxa de umidade depende das espécies abrigadas
  • Possuir uma fonte de calor (tapete de aquecimento, lâmpada de cerâmica …)
  • Deixe a luz do sol entrar e adicione uma lâmpada fluorescente
  • Inclua vários acessórios essenciais para a boa saúde do seu réptil

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20