Você sabe como Cuidar de Cachorro? Você escolheu um novo membro para sua família e está se perguntando sobre como cuidará dele? Este artigo foi feito para pessoas que acabaram de adotar, comprar ou encontrar um filhote de cachorro com pelo menos oito semanas de vida.

Como Cuidar de Cachorro
Como Cuidar de Cachorro

A desmama dos cachorros normalmente ocorre neste período e não é seguro separá-los das mães antes dessa fase. Se os filhotes são ainda mais novos, confira nossas dicas para você ter uma noção melhor desse assunto.

Quem não gosta de ser recebido em casa com um sorriso, rabinho abanando e latidos de felicidade? Todo cachorro gosta de retribuir todo amor e carinho que recebe, mas é claro, além de um cafuné, eles também precisam de cuidados. Veja abaixo como cuidar do seu melhor amigo.

Adaptação do cachorro

Quando receber um novo cãozinho em sua casa, prepare um lugar quentinho e confortável, que pode ser uma caixa ou uma caminha. Se puder, coloque objetos com o cheiro do lugar em que ele estava anteriormente, como um paninho, para que ele não estranhe muito o local.

E se for um filhote, coloque um relógio enrolado em um tecido, pois o tic-tac vai imitar o coração da mãe dele, deixando-o mais calmo. Uma garrafa com água morna (MORNA, não quente!) envolta em uma toalha também ajuda.

Um cãozinho ou dois?

Ter mais de um cachorro pode ser uma ótima ideia, pois além de ser mais uma companhia para a família, ele será também companhia para o outro cão. Para que eles não briguem, seja sempre igualmente atencioso com ambos e dê comida em locais separados. Caso eles não se relacionem bem entre si, peça a ajuda de um adestrador, pois ele o ajudará a identificar o motivo do problema.

Treinando seu cachorro

Como Cuidar de Cachorro
Como Cuidar de Cachorro

Não dê ao cão sobras da sua comida, nem o alimente com o que você estiver comendo. Nunca grite nem bata em seu cão pois isso pode tornar o cão agressivo. Quando ele fizer algo de errado, diga um firme e severo “não”. No mercado há manuais que mostram como educar seu cão. Comprar um desses e seguir as dicas pode ser excelente para a convivência do cão com você e sua família.

Passeios

Ao passear com seu cachorro, seja educado. Limpe o cocô do seu cão e encurte a guia dele quando passar por outras pessoas na calçada. Lembre-se de que a forma como seu cão se comporta interfere na maneira como as outras pessoas acabam vendo os cachorros em geral. Passeie sempre no início da manhã ou no fim da tarde para que seu cãozinho não sofra com o calor excessivo.

Viagem

Cães não devem ficar períodos longos sozinhos. Além disso, ele pode ser um ótimo companheiro de viagem. Antes de viajar, verifique se o hotel aceita animais e, principalmente, mantenha seu cachorro disciplinado. Muitos estabelecimentos não aceitam animais porque tiveram experiências ruins com donos mal-educados.

Coleira e identificação

Mesmo que seu cachorro nunca saia de casa, coloque uma plaquinha em sua coleira com o nome e seu telefone, incluindo DDD. Isso é muito, MUITO importante!

Mesmo os cães mais caseiros podem ficar assustados com barulhos e fugir sem rumo pelas ruas. Também há outras maneiras de identificar seu cãozinho, como microchip ou coleiras com GPS.

Cuidados veterinários

Como Cuidar de Cachorro
Como Cuidar de Cachorro

Cachorros adultos devem ser vacinados anualmente, além de serem vermifugados com frequência. Filhotes devem receber esses cuidados com uma frequência ainda maior.

Em caso de qualquer alteração no apetite, pelagem, olhos ou comportamento do seu cão, leve-o ao veterinário.

Aliás, mesmo que esteja tudo bem, leve seu cão ao veterinário para um check-up anual, cuide bem da saúde do meu amiguinho pois ele é parte da sua família.

Como Cuidar de Cachorro e muito mais!

Se você gostou de aprender Como Cuidar de Cachorro e quer continuar aprendendo com nossas dicas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Fotos de cachorros.