Como cuidar dos pelos do meu gato

Como regra geral, o seu gato é um animal muito limpo. Ele passará a maior parte do dia, além de dormir, para se lavar. No entanto, isso não impede que você o ajude a manter um cabelo impecável e sedoso, brilhante. Nós damos algumas dicas para manter a melhor cobertura possível.

gato filhote assustado

Preparar o seu gato não é apenas uma preocupação estética. Mais geralmente, lavar e escovar ajuda-o a evitar alguns problemas com o seu casaco . Por exemplo, isso oferece a ele uma limpeza completa, e não apenas nas áreas em que ele mesmo pode ir. Outros são inacessíveis, apesar de sua grande flexibilidade.

Para prepará-lo é também evitar a formação de nós , ou removê-lo se já estiverem formados. De fato, se eles são desagradáveis, os nós também podem ser uma fonte de problemas de pele . Infecções podem aparecer e é importante evitá-las.

Escovar para todos os gatos

Às vezes, é mais restritivo ter um gato de pêlo comprido. No entanto, se o seu é de pêlo curto ou cabelos compridos, você terá que passar pela fase de escovação . Este último deve ser, em todos os casos, regular . É a garantia do bom comportamento do cabelo do seu felino, mas também da conservação de uma superfície sem infecção nem parasita. Pode ser semanal, quinzenal ou até diário em alguns felinos. Cada vez, deve ser feito por meio de um pincel adequado . Ela não é o mesmo para um gato com cabelo curto e outro nu …

gato com aparencia brava

Um banho? Nem sempre

Ao contrário do que se pode pensar, banhar seu gato nem sempre é útil . Tudo depende, na verdade, da raça do seu gato, mas também da sua atividade diária. Se este último for rolando na lama em seu jardim, ele deve obrigatoriamente passar pela caixa de banho.

Alguns gatos apreciam a água e não vão ficar de mau-humor com essa aparência que pode se mostrar, em outros casos, mais esportiva e folclórica.

Em qualquer caso, nunca abuse de banhos e xampus e outras loções para o seu gato. Isso só poderia irritar sua pele e danificar seu casaco.

No caso da formação de nós?

Os nós devem ser removidos . Seja através de um banho, ou através de uma escovação intensiva, ou através de uma boa tesoura. Eles são prejudiciais à saúde do pêlo do seu felino. De fato, eles sufocam sua pele e podem, portanto, promover o aparecimento de patologias cutâneas.

Higiene?

Às vezes, grooming prova ser necessário, especialmente se o seu gato é fã de concursos. Você não deve abusar dela. Pode ser útil caso o casaco do seu protegido seja muito ruim.

gato pegando a camara

A comida desempenha um papel

O cabelo do seu gato terá um aspecto particular, dependendo da comida ingerida por este último. De fato, a dieta desempenha um papel vital em seu casaco . Pode torná-lo mais resistente, mais brilhante, mais sedoso, mas também torná-lo mais maçante se não for adaptado ao seu felino.

Em resumo

O cabelo do seu gato deve ser mantido com muita regularidade e cuidado. Deve ser escovado pelo menos uma vez por semana (às vezes mais). Pode ser lavado com um banho ou uma limpeza completa feita por você ou por um profissional. Seu gato nunca deve ter nós formando em seu casaco, o que poderia promover o desenvolvimento de infecção da pele. A qualidade do cabelo do seu gato é frequentemente indicativa da sua saúde.

As bolas de cabelo no gato

Seu gato pode estar vomitando. Eles se preocupam com você. Este pode ser o sinal de bolas de pêlo em seu gato. O que é isso? Como esse fenômeno conquista seu gato? Como consertar e curar? Respondemos a essas perguntas e ajudamos você a ver com mais clareza.

gato filhote gordo

O que é uma bola de cabelo?

Uma bola de cabelo ou tricobézoard , vem do banheiro do seu gato. Quando o último lambe todo o seu corpo, acontece com muita frequência que o último engole alguns pêlos. Estes pêlos são cuspidos ou engolidos e expelidos nas fezes. Não se preocupe deste lado.

Acontece, no entanto, que o tamanho desses pêlos impede que seu gato engula e regurgite. Neste caso, ele fica preso em seu trato digestivo . Com a chegada de outros pêlos, forma uma bola que acaba por ser muito perigosa para a saúde do seu animal de estimação. Isto é uma emergência.

Os riscos de uma bola de cabelo?

Uma única bola de cabelo não é tão perigosa assim. O problema vem do treinamento repetido dessas bolas, ou o acúmulo de vários dentro do trato digestivo do animal. Por força, eles podem bloqueá-lo, causando uma obstrução intestinal . O veterinário, consultado em uma emergência, pode tentar ajudar a desbloquear o trânsito através de um lubrificante. Se ele não trabalha, ele não terá escolha senão realizar a cirurgia.

Quais sintomas?

No caso de obstrução intestinal causada por bolas de pêlo, seu gato estará sujeito a vômitos repetidos . Ele pode ter diarréia ou constipação , não comer mais e, portanto, tornar-se anoréxica ou ter inchaço no abdômen.

gatinho assustado

Existem gatos em risco?

Quanto mais tempo o gato estiver , maior a probabilidade dele desenvolver bolas de pêlo durante a vida. Ainda mais quando você envelhece. Porque quando um gato envelhece , seu sistema digestivo funciona menos bem. Devemos, portanto, prestar especial atenção a isso.

Como evitá-los?

Há especialmente um período em que seu gato é mais propenso a desenvolver essas bolas de cabelo: muda . Neste caso, você deve escovar seu gato diariamente para remover o cabelo morto e evitar ingerir. Em qualquer caso, a escovação regular é recomendada durante todo o ano.

Há também croquetes específicos projetados para eliminar bolas de pêlo. Pode ser encontrado em lojas de animais ou lojas especializadas.

Em resumo

Quanto mais tempo o seu gato tiver um cabelo comprido, mais ele envelhece, o mais provável é que ele desenvolva bolas de pêlo. Um não é necessariamente perigoso. Muitos podem causar obstrução intestinal. Seu gato irá apresentar com a escolha de diarréia, constipação, vômitos, anorexia. Apenas uma resposta rápida do seu veterinário pode salvar sua vida. Ou pela administração, com sucesso, de um lubrificante. Ou por cirurgia.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20