Como cuidar e amansar um gerbilo

Paciência é a palavra-chave da domesticação do seu gerbil. Além desse traço essencial, você tem que usar uma metodologia. Vários passos devem ser respeitados. Nós damos-lhe as chaves para uma domar sem problemas e com a recompensa de um belo acordo à chegada.

Gerbilo preto

Entendendo seu gerbil

É um roedor diurno . Como tal, você não terá que perturbá-la durante uma boa parte do dia, onde ela gosta de descansar. Para irritá- la em sua jaula nas horas erradas levaria a uma deterioração do seu relacionamento. Assim, você vai anexar para assistir o dia e tentar domar no início da manhã e, especialmente, à noite.

Outras vezes do dia não são propícias para irritá-la, especialmente quando ela coça, se limpa ou quando come.

Em geral, o seu gerbil é curioso, inofensivo, social, muito inteligente. Ela prefere a vida na comunidade em vez de ficar sozinha em uma gaiola.

Seu gerbil vai cavar muito dentro de sua jaula. É um comportamento natural. Além disso, ela também pode ficar em pé e se levantar. Ela está apenas de vigia. Ela pode ficar nesta posição para reivindicar também um deleite.

Gerbilo no feno

As etapas da domesticação

  • A descoberta

Quando adotado, o seu gerbil descobre um novo ambiente , uma atmosfera até então desconhecida. Ela deve ter tempo para fazer isso, para descobrir todos os cantos de sua jaula, para olhar para fora.

De fato, quando você deixa cair o seu gerbil pela primeira vez dentro do seu habitat, deixe-o em paz poralguns dias. Ela vai tomar seus hábitos, começar a cavar, andar nos canos, fazer algumas voltas do volante e, claro, comer e dormir.

  • a abordagem

Após 48 a 72 horas, você pode se sentar no início da noite ao lado de sua gaiola. Você fala com ele calmamente, chame-o pelo nome dele. Ela vai se acostumar com a sua presença ao seu lado e o som da sua voz.

  • A mão na gaiola

Mergulhe a mão na liteira e deixe-a esticada na gaiola. Você pode adicionar algumas sementes na cavidade. Seu gerbilo vai cheirar , vai absorver seu cheiro . Pode inadvertidamente te morder. Não há malícia. Repita este gesto por vários dias.

Pela força, você ganha a confiança dele. Ela pode colocar uma pata para pegar uma semente, depois 2, e então resolver completamente. Neste momento, você pode tentar gentilmente puxá-la para fora de sua gaiola.

Importante : Se ela está fazendo o backup, você deve deixá-la ir. Não a force a ficar na sua mão. Ela ainda não está pronta.

  • Tire-a da gaiola

Confiança se estabeleceu. Toda vez que você coloca sua mão em sua gaiola, seu gerbil vem aninhado confortavelmente. Para removê-lo de seu habitat, faça-o com delicadeza. Não tente colocá-lo em seu ombro, onde ele poderia ficar com medo e cair de cima. Traga-o suavemente para uma superfície onde você possa se sentar e deixá-lo ao seu lado. Um sofá por exemplo. Ele vai evoluir e vir em suas roupas, na sua mão, como quiser.

Gerbilo na mesa

Se domar não funcionou?

É preciso apenas uma confiança quebrada para começar tudo de novo, com mais dificuldade do que no começo. Na realidade, você deve questionar como você se aproxima do seu gerbil. Você pode ser desajeitado, brutal. Mais uma vez, a palavra chave é paciência.

Domar seu gerbil é normalmente uma formalidade. É um roedor muito gentil, curioso, atencioso, alegre e inteligente. Ele aprecia acima de tudo a companhia de seus congêneres e os seus, uma vez estabelecida a confiança.

Você deve ser paciente, organizado, cuidadoso e delicado. Estas 4 palavras impedirão que você perca a domesticação e tenha que começar tudo de novo.

A linguagem corporal do Gerbil

Muito pequeno roedor, o seu gerbil gosta de boa comunicação. Durante toda a sua vida, ela não vai parar de tentar entrar em contato com você ou com seus pares. Porque, sim, o gerbil é acima de tudo um animal que vive em grupo. Então, quando as coisas dão errado, quando as coisas vão, quando ela não se sente bem, ela não hesita em deixá-lo saber. Cabe a você poder decifrá-lo. Nós explicamos como.

Seu gerbil é curioso, social, de bondade incomparável, principalmente doce. Alguns são talvez mais amargos, mais virulentos que outros, mais agressivos. Outros, por outro lado, são mais medrosos. Cada gerbil é diferente, mas todos gostam de se comunicar através de seu corpo … e alguns ruídos.

Gerbilo filhote

Comportamentos clássicos

Diariamente, seu gerbil pode deixar você saber seu humor e estado mental em alguns sinais. Você deve saber como detectá-los. Aqui estão eles:

  • Ela realiza rodadas. Seu gerbil protege seu território e garante que ninguém entre sem sua permissão.
  • Ela tem medo de que sua comida seja roubada. Você notará dando-lhe comida. Ela mordisca sua comida como se a roubássemos dela. Além disso, se você tentar tirá-la da boca, ela vai se agarrar a ela como a menina dos seus olhos.
  • Ela cava. Não se preocupe, é um comportamento natural. Seu gerbil passa seu tempo cavando. Assim, precisa de substrato suficiente para satisfazer esse desejo.
  • Ela está corroendo seus bares. Pode manifestar seu tédio, e será necessário ocupá-lo mais. Ela também pode deixar você saber que sua gaiola é muito pequena. Você terá que pensar em ampliá-lo.
  • Ela lambe as janelas do terrário. Este é um comportamento bastante clássico em um jovem gerbil, que procura beber gotas de água que pingam ao longo do vidro. Em um adulto, será necessário verificar se a garrafa contém água suficiente ou se pode hidratar facilmente.
Gerbilo em pezinho

Um gerbil que morde

Existem várias explicações para isso. Um gerbil não morde sem razão. Então, no caso de uma mordida, pode ser apenas sua culpa . Por exemplo, incomodá-la, acariciá-la quando ela deseja permanecer quieta, ter mal tratado e, assim, tê-la magoado. Sua mordida é então uma reação legítima a um mal-estar. Outro mal-estar é o de uma doença subjacente. Seu gerbil pode tentar fazer você entender que ela não está indo bem. Nesse caso, também encontramos outros comportamentos, como uma letargia , um gerbilo que permanece prostrado no canto , sem se mexer . Não hesite em levá-lo a um veterinário rapidamente.

Linguagem corporal entre gerbos

  • Um nariz para nariz . É assim que os gerbos se apresentam uns aos outros. Eles tentam ver se pertencem ao mesmo grupo.
  • Gerbils não hesitam em limpar os corpos de outros gerbils em seu grupo.
  • guincho é a língua tradicional de gerbos eles. É assim que eles se comunicam e se entendem. Você só tem que reagir se esse rangido se transformar em um grito.
Gerbilo em pé

Agressão no gerbil

Acontece com muita frequência que os gerbos lutam entre si. Lutas que podem se transformar em derramamento de sangue e drama sem a sua intervenção. Você terá que reconhecê-los e, se possível, antecipá-los.

  • boxe ainda é apenas a fase de diversão . Não devemos intervir ainda, mas acompanhe de perto os desenvolvimentos. Neste ponto, dois gerbos se chocam em pé sobre suas patas traseiras e tentam impressionar o oponente. Enquanto não houver grito, não há razão para se alarmar.
  • Quando você vê sangue na cauda de um gerbil , quando eles dormem sozinhos, ou quando você ouve pequenos gritos de um gerbil quando outro passa , você pode legitimamente começar a se preocupar. Isso pode escalar rapidamente. O melhor e separá-los, talvez permanentemente. Caso contrário, você corre o risco de lutar até morrer .
  • Seu gerbil pode mostrar medo ou tímido . Neste caso, ela vai chutar o  dela . Ela também pode correr rápido. Finalmente, ela pode manifestar esse sentimento por uma cauda levantada .

Em todos os casos de um traço de agressão ou brigas entre gerbos, você deve imperativamente trazer luvas para se aproximar deles. Suas garras podem doer muito e cortar você severamente. Melhor tomar todas as precauções antes de intervir no meio de uma gaiola.

Gerbilo em foco

Conclusão

Seu gerbil mostrará seu humor de acordo com alguns de seus comportamentos. Como um animal gregário, ela também terá uma maneira de se comunicar com seus semelhantes de uma maneira particular. Você terá que observar tudo isso de perto, porque uma briga é freqüentemente iniciada rapidamente e pode acabar em um banho de sangue que deve ser evitado.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20