Como cuidar e lidar de um lagarto

Você pode ser mordido ao manusear seu lagarto? Como evitar essas mordidas? Como pegar seu lagarto sem machucá-lo? Como lidar com isso depois? Nós fornecemos respostas para todas estas perguntas e damos-lhe os melhores conselhos para um manuseio suave e seguro.

lagarto de estimacao em destaque

Alguns lagartos são facilmente manipulados, outros não. Então, ao comprar seu lagarto, você deve se certificar de que ele atende aos seus desejos: observe, sim, lide com isso também. Às vezes é simplesmente obrigatório lidar com isso. Este é o caso quando a limpeza da gaiola ou durante uma quarentena após uma doença, por exemplo.

Esses répteis, até cativos, mantêm seus próprios instintos de sobrevivência. Então você nunca deve:

  • Tente pegar seu lagarto de cima. Ele tenderá a ser agressivo por medo de ver um predador surgir.
  • Pegue seu lagarto pela cauda. Ainda mais em uma iguana, onde a cauda pode quebrar.

Segure seu lagarto

Existem várias técnicas para pegar você do seu lagarto. Um é particularmente preferido. Os outros trazem muito estresse. Além disso, é importante nunca abalá-lo para que ele não se sinta oprimido e menos ameaçado.

Então você pode:

  • Cuidadosamente acaricie a parte de trás do seu lagarto. A conseqüência será que ele vai dar as costas.
  • Assim, você pode deslizar suavemente sua mão ou alguns dedos sob sua barriga para levantá-la suavemente. Ele vai caber na sua mão, plana, a sua conveniência.
lagarto de estimacao olhando

Lidar com o seu lagarto

Uma vez em sua mão , seu lagarto pode vagar como quiser. Tenha cuidado para não se mover muito ou se colocar muito alto em caso de queda. Você pode juntar a outra mão , ao lado da primeira, para fornecer uma área de superfície maior para o seu réptil.

Também não hesite em manter a cauda horizontal para que não caia no vazio, sem apertá-lo.

Além de viagens para limpeza de gaiolas, seu lagarto provará pouco ambiente externo, muitas vezes não propício para o biótipo ideal (deserto, semi-deserto, tropical). Então, o melhor lugar dele é no seu terrário. No entanto, alguns lagartos apreciam a interação mais do que outros com os seres humanos. Este é, por exemplo, o caso da lagartixa leopardo .

O último, comprado bastante jovem, pode rapidamente ser domado.

  • No começo, deixe-o descobrir seu novo ambiente .
  • Então fale com ele em voz baixa. Não faça gestos repentinos. Ele não deve ter medo de você. A lagartixa, como muitos lagartos, é ativa à noite ou no final do dia (espécie diurna).
  • Para um primeiro contato , coloque sua mão dentro do seu habitat. Ele virá lamber seus dedos, sentir sua mão. Se sua mão estiver quente, ele pode se acomodar lá.
  • Não retire a mão se o seu lagarto tentar lhe lamber.

É importante lembrar-se de lavar as mãos antes de manusear, inclusive depois.

Domar um lagarto não é difícil para aqueles criados em cativeiro e não a partir de seu ambiente natural. Lagartos não são necessariamente feitos para carícias e manuseio. No entanto, às vezes parece essencial tirá-los de seu terrário por alguns minutos durante a limpeza habitual ou quando estão doentes. Neste caso, você deve agarrá-lo apenas pelo abdômen e não segurá-lo pelas costas. Além disso, evite pegar o rabo.

Para a abordagem, vá devagar, sem gestos bruscos e nunca tire a mão ao tentar lamber.

lagarto de estimacao na natureza

A linguagem corporal do lagarto

Lagartos que falam, isso não existe. É bom para filmes ou desenhos animados. O resto é apenas literatura. No entanto, é preciso entender a língua deles quando se tem a sorte de possuir um. Este é o seu caso? Portanto, esteja atento aos seus movimentos, suas posturas, suas atitudes. O corpo é o meio mais eficaz para uma boa comunicação entre ele e você. Nosso conselho deve ajudá-lo.

A comunicação é essencial em um casal. É ainda mais quando um dos dois parceiros não sabe se expressar como o outro. Este é o caso entre um humano, você e um réptil como o lagarto. A comunicação verbal é para ser esquecida. Seu lagarto não cuidará de suas ordens ou direções. Ele agirá como achar melhor. Na realidade, cabe a você adaptar-se ao seu humor, seus desejos, seus desejos. Tudo enquanto decifrava seu comportamento. Sua linguagem corporal.

Um lagarto pode se esconder

Entre seus comportamentos habituais, seu lagarto às vezes tende a se esconder . Na realidade, isso é um comportamento normal. Não, o seu réptil não tem medo de você. Ele também não está com medo. Na realidade, é simplesmente em um lugar que se adapte ao seu ritmo biológico . O lagarto é um animal noturno . Ele aprecia os cantos escuros durante o dia, para não ficar exposto demais ao sol ou à luz.

Uma vez que a noite chegou, ele normalmente deve deixar seu esconderijo e atravessar seu terrário, ou simplesmente aquecer sob uma fonte de calor.

No entanto, você pode se preocupar a partir do momento em que seu réptil não sair de seu esconderijo. Pode esconder uma doença ou simplesmente fazer com que você perceba que a temperatura do seu habitat não é a correta, ou que a taxa de higrometria não combina com ele. Aprenda como escolher seu lagarto aqui.

lagarto de estimacao na grama

Um lagarto pode subir

Escalada é uma das atividades favoritas dos lagartos. Finalmente, especialmente os lagartos domésticos . De fato, eles não necessariamente entendem o que é o vidro . Assim, eles podem tentar, por qualquer meio possível, querer deixar um lugar que às vezes ele se sente inadequado . Escalar as paredes do terrário pode, além de ser normal, significar muito espaço ou um ambiente que não agradaseu lagarto. Mas está em seu processo, já que ele não está familiarizado com esse habitat incomum.

Concentre-se na cauda do lagarto

O modo de comunicação preferido do seu lagarto é a sua cauda. Ele o usa em particular em sua comunicação com seus congêneres. Assim, pode mover a cauda mais ou menos devagar. Todo movimento tem seu significado. Seu lagarto pode mostrar sua excitação por estar na presença de fêmeas, ou simplesmente dizer que ele está presente . Que devemos prestar atenção a ele .

Quando ele se sentir ameaçado, seu lagarto vai abaixar seu corpo e levantar ligeiramente a cauda. Ele se coloca na defensiva. Assim, aconselhamos que você não pegue seu animal se isso acontecer. Você tem todas as chances de ser mordido. Isso acontece especialmente se a relação entre você e seu lagarto é recente. Você deve deixá-lo se acostumar com a sua presença. Ele gradualmente abaixará sua guarda e você será capaz de apreendê-lo sem medo.

2 lagartos também podem morder a cauda . Este é um comportamento clássico para mostrar sua dominação , especialmente antes de uma fase de acasalamento. Nesse caso, você deve separá-los. Porque é o começo de uma luta que pode causar estragos. Geralmente não é recomendado colocar 2 machos juntos.

lagarto de estimacao jovem

Boca e língua

O corpo engloba a cabeça e, portanto, a boca. Assim, seu lagarto usa apenas 2 meios de comunicação através de sua cavidade oral. Ele pode, às vezes, gritar para expressar seu medo ou surpresa . Ele também pode atirar na língua . Não para provocá-lo, mas simplesmente para detectar objetos em seu ambiente, um pouco como cobras. Isso permite que eles se familiarizem com seu habitat.

Conclusão

Seu lagarto não tem muitas flechas em seu arco para se comunicar com você. Apenas ele vai usar algumas posturas. Ele pode ter que se esconder (o que é normal) ou abaixar sua cauda mais ou menos dependendo de seu medo, excitação ou agitação. Ele também pode gritar ou até mesmo disparar a língua. Você terá que aprender a decodificar seu réptil para um melhor entendimento entre você. E para uma melhor aderência quando você quiser tê-lo ao seu lado.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20