Você sabe Como curar coceira em cachorro? sem duvidas esse é um dos piores problemas que você pode passar com o seu cachorro e que realmente pode prejudicar sua saúde e a dele.

Você conhece os sons. Eles mantiveram você acordado à noite. “Arranhar, arranhar, arranhar, lamber, lamber, mastigar, mastigar.” Seu cachorro está coçando como um louco e está levando vocês dois a uma parede! Prurido e coçar crônico ou grave podem ter muitas causas.

Como curar coceira em cachorro
Como curar coceira em cachorro

Alguns podem exigir um check-up pelo seu veterinário, enquanto outros podem ser remediados em casa! Se a coceira persistir, estiver causando a inflamação do seu cão ou se estiver desenvolvendo feridas autoinfligidas devido à coceira, é definitivamente o momento de uma visita ao veterinário!

Dicas para curar a coceira

O seu veterinário determinará a causa raiz da coceira e poderá prescrever sua prescrição ou medicamentos de venda livre ou produtos de banho. Se a coceira for sazonal, intermitente ou menos intensa, você poderá usar esses truques caseiros para dar ao seu cão algum alívio natural!

Molhos de camomila e chá de ervas

Camomila, calêndula e chá verde têm propriedades que acalmam e esfriam a pele irritada. Essas imersões são melhores para cães com manchas quentes e com coceira na pele que correm o risco de serem esfregadas.

Como curar coceira em cachorro
Como curar coceira em cachorro

Se o seu cão estiver inconsolavelmente com coceira, encha a banheira ou a pia com água morna e deixe vários saquinhos de chá de ervas em infusão por três minutos. Retire os saquinhos de chá e deixe seu cão de molho no banho por pelo menos cinco minutos.

Como alternativa, para pequenas manchas de coceira, coloque um ou dois saquinhos de chá em cerca de duas xícaras de água quente. Depois que o chá esfriar, despeje-o na pele do seu cão como uma solução rápida, deixando secar sem enxaguar.

Spray de água para vinagre de maçã

O vinagre de maçã (ACV) é um alívio natural e seguro para a pele especialmente seca e com coceira. A natureza anti-séptica e antifúngica do vinagre de maçã faz dele uma ótima forma de alívio da hera venenosa, mas NÃO na pele crua ou aberta. (Se o seu cão coçar sozinho, esta solução arde na ferida exposta.)

Como curar coceira em cachorro
Como curar coceira em cachorro

Para evitar vinagre em cortes abertos, encha um frasco de spray com 50% de água e 50% de ACV para atingir as áreas afetadas. Se o seu cão atravessou um trecho de hera venenosa, carvalho ou sumagre, mergulhe as patas na solução por até cinco minutos.

Banho de Aveia

A aveia é um remédio antigo para a nossa pele seca e com coceira, que também é segura para uso em nossos amigos caninos! De fato, a maioria dos shampoos hipoalergênicos para cachorros inclui farinha de aveia como ingrediente ativo para acalmar e combater a irritação.

Comece moendo farinha de aveia em pó para polvilhar no banho quente do seu cão. A aveia normalmente leva de 10 a 15 minutos para esfriar a pele vermelha e irritada, independentemente da causa. Também não é tóxico, por isso tudo bem se seu animal de estimação lambe um pouco durante o longo banho. Se isso parecer muito tempo para o seu filhote estar na banheira sem esforço, tente algumas de nossas técnicas para reduzir os medos na hora do banho.

Outra opção para evitar um banho completo é fazer uma pasta de aveia. Pegue a aveia moída e adicione um pouco de água de cada vez até ficar com uma pasta que tenha uma consistência espalhada. Alveje os pontos que incomodam seu cão e verifique se a pasta está em contato com a pele em cães com pêlos mais longos para obter o máximo alívio.

Iogurte natural sem açúcar

Alimentar o seu cão com iogurte natural sem açúcar oferece muitos benefícios à saúde. Algumas infecções fúngicas e irritação da pele podem resultar do sistema digestivo do seu cão. Este remédio é bom para cães que têm certas erupções cutâneas, urticária ou alergias.

Alimentar cães pequenos com uma colher de chá de iogurte e cães grandes com duas colheres de chá uma vez por semana melhorará sua saúde geral do intestino. A maioria dos cães gosta do sabor do iogurte por si só, mas também pode ser misturado com alimentos para ajudar na digestão.

Óleo de côco

Muitos produtos de beleza natural agora contêm óleo de coco por causa de suas propriedades antibacterianas e antifúngicas. Também é um excelente hidratante para cães, pois os óleos podem penetrar no pêlo para contato direto com a pele. Cães que sofrem de eczema, alergias, infecções por fungos e até picadas de insetos e picadas podem se beneficiar da aplicação direta de óleo de coco.

Coloque o óleo de coco na geladeira ou em um local fresco e seco para que fique completamente sólido. Para um alívio rápido da pele seca, massageie o óleo na pelagem e na pele do seu cão onde ele está sofrendo. Você notará que o pêlo do seu cão está melhorando junto com o alívio da coceira constante!

Esses remédios caseiros são seguros para a maioria dos cães e para a maioria dos problemas de pele; no entanto, você deve sempre consultar seu veterinário antes de usar um desses tratamentos em seu animal de estimação.

Um diagnóstico adequado é essencial para fornecer o tratamento mais eficaz para a coceira no seu cão. Depois de consultar seu veterinário, sinta-se à vontade para experimentar qualquer combinação desses remédios, pois todos são não tóxicos e naturais!

Procurando um veterinário

Como acabamos de aprender, existem muitas possíveis situações que podem vir a causar coceira no seu cão, é difícil saber qual delas esta acontecendo e as vezes podem inclusive ter duas ou mais razões ao mesmo tempo por isso nossas dicas tem como função ajudar com o problema de maneira geral.

Contudo se você testar cada uma de nossas dicas e mesmo assim não perceber uma melhora dentro dos primeiros dias, talvez isso seja um indicativo de que um problema de saúde mais sério esteja acontecendo com o seu cão e por isso você deve procurar um profissional.

Apenas um veterinário vai conseguir através de exames de sangue qual é a verdadeira razão por trás do problema de coceira do seu cão, sendo assim é interessante que você caso não consiga resolver o problema sozinho com a ajuda de nossas dicas leve o seu cão ao veterinário o mais cedo possível.

Vale lembrar que os cuidados com a pele do seu cão e tentar ajudar a acabar com a coceira não são apenas uma forma de manter seu cão bem, na verdade existe também a possibilidade de que em alguns casos o problema passe a contaminar os humanos e isso pode ser perigoso especialmente em casas onde tem crianças.

Como curar coceira em cachorro e muito mais!

Agora que você aprendeu como curar coceira de cachorro não perca mais tempo, aproveite agora mesmo para colocar em pratica tudo o que você aprendeu e ajude imediatamente o seu cão a se livrar deste incomodo, você vai se sentir realmente melhor quando ele estiver melhor.

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como curar coceira de cachorro e quer continuar aprendendo cada vez mais com nossas dicas, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Nome de cachorro macho.