Como dar banho no cachorro

Enquanto todos nós sabemos que os cães fazem o seu próprio banheiro, um bom banho de vez em quando não os machuca. Cuidado essencial para o seu bem-estar, o seu animal de estimação nem sempre fica satisfeito em ficar confinado numa banheira. No entanto, quando saem, sentem-se imediatamente muito melhor. A questão é como você lava seu animal de estimação?

Todos os cães não gostam da hora do banho. E, no entanto, é difícil ignorar quando seu cão volta cheio de lama e algumas raças de cães, de cabelos compridos, precisam de mais banhos regularmente do que outras com pêlos curtos.

Se o seu cão não gosta de tomar banho, não faça o prazer durar! É por isso que é importante ter:

– Um bom método

– Boas ferramentas

Raça Bearded Collie na agua

UM BANHO PARA O SEU CACHORRO, POR QUÊ?

Porque seu protegido está em contato constante com a poeira externa, como interior, a perfeita higiene pessoal é destruída, o que não é confortável em sua vida cotidiana. Antes do “colocar na água”, a escovação dos seus cabelos é imperativa, para remover todos os pêlos mortos. Para outros, eles serão desvendados antes do xampu. Mesmo que o seu cão “apresente” melhor durante os dias do banho, é necessário acima de tudo respeitar a raça deste. Alguns cães não precisam tomar banho regularmente, seu cabelo é muito curto. Muitas lavagens podem causar ressecamento da pele ou até mesmo perda de sebo.

cachorro-na-banheira

NA HORA DO BANHO

Não se esqueça de tapar as orelhas da sua bola de pelo com um pouco de algodão para que a água não entre. A temperatura da água deve ser morna, os olhos não devem ser pulverizados com água viva. Tantas ações que podem entrar em pânico no cachorro se não forem respeitadas. Tranquilizá-lo falando calmamente com ele e acariciando-o. Dê-lhe tempo para se acostumar com os níveis de água e recompensá-lo se ele se comportar bem. Em termos de produtos, é essencial obter soluções especiais para cães. Não use sabonetes ou xampus para bebês, pois eles são mais macios. Não, eles ainda são muito agressivos para um animal.

cachorro tomando banho

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES

Para evitar que o seu cão escorregue na banheira e se machuque, você pode usar seu tapete antiderrapante. No momento da lavagem, um pequeno golpe de água para molhar o cabelo é obrigatório. Vai ser mais fácil de lavar, o sabonete vai penetrar melhor. As partes mais sujas serão limpas com cuidado, e algumas áreas não devem ser omitidas, como os órgãos genitais, a virilha, as bordas dos olhos e orelhas e suas costeletas. Quando você sair do banho, você terá que empacotá-lo imediatamente em uma toalha que você colocou na frente de você. O uso de um secador de cabelo, ajustado em baixa temperatura, é possível. A escovação do casaco será feita de maneira simples. Deve simplesmente ser desvendado sem nós.

Quer o seu animal de quatro patas goste ou não de tomar um banho, você deve dar a ele um de qualquer maneira para remover todas as impurezas que o invadem. Afinal, ele ficará grato quando perceber que é para ele e seu bem-estar!

ANTES DO BANHO:

Você precisará de um pincel para desembaraçar o cabelo e remover os mortos. Evidentemente, não o tratamento de pulgas seu cão 48 horas antes do banho.

DURANTE O BANHO:

Um shampoo adequado

Tapete antiderrapante se lavar o seu cão no duche ou banheira. Em caso de necessidade, uma bacia adaptada ao seu cão fará o truque.

Proteja os olhos e orelhas do seu cão.

Eventualmente, se o seu cão tem cabelos longos, detangler para spray de cabelo de cão ou creme

DEPOIS DO BANHO:

Uma toalha de banho grande, macia e quente, um secador de cabelo (ou um secador de cachorro) que tem várias temperaturas, que, claro, você vai programar no mais baixo. E porque não um perfume de cachorro?

Eu esqueci, também planeje um bom esfregão!

O JEITO CERTO DE LAVAR SEU CACHORRO:

Comece obviamente com a escovadela metódica do cão.

Em seguida, prepare a banheira (ou tigela) que você vai encher menos de um quarto de água morna. Se você lavar o seu cão no chuveiro ou no exterior, na mangueira do jardim, pule esta etapa.

Faça um jogo de banho, leve-o gradualmente para a água. Comece por umedecê-lo um pouco. O jato de água não deve ser forte demais para não assustá-lo. Acaricie-o ao mesmo tempo. De antemão, você terá protegido seus ouvidos.

Aplique o shampoo, tomando cuidado para evitar os olhos e ouvidos do seu animal de estimação.

Enxaguar bem. Este passo é muito importante.

Retire o seu animal de estimação do banho e seque imediatamente com uma toalha grande.

E finalmente, passe-o após o xampu. Seus possíveis tratamentos de pulgas ou carrapatos podem esperar algumas horas, seu cão provavelmente já é o suficiente!

Se lavar o seu cão é realmente inviável, de vez em quando ele deve se banhar em água limpa e clara como em uma piscina inflável para crianças. Ou levá-lo para um cão groomer.

Banhando um cachorro

Um momento especial que um banho dado ao seu cão. Para este momento ir bem, é aconselhável ter o seu banho de cachorro em uma idade muito precoce, e não esperar até que ele seja um adulto. Algumas espécies são realmente resistentes à idéia de um banho, por medo de serem submissas e não livres de seus movimentos. Nós acompanhamos você neste momento.

Banhar seu cão não é difícil se ele não resistir. Para isso, é apropriado que ele se acostume a um banho em uma idade jovem. Posteriormente, este gesto é muito importante na higiene do seu cão sem que se torne um hábito também.

Quando tomar banho para o seu cachorro?

Um banho só deve ser dado ao seu cão em determinadas situações em que sua higiene seja seriamente comprometida:

  • Seu cachorro chega em casa de um passeio muito sujo . Está coberto de lama, terra.
  • Seu cachorro acabou de tomar banho na água do mar em um lago. Deve ser limpo para evitar parasitas.
  • Seu cão tem um forte cheiro desagradável . Ele pode ter rolado fezes, esterco, esterco …
  • Seu cão tem cabelos longos e emaranhados que você não conseguiu melhorar apesar da escovação. Sem escolha, você deve passar pela caixa de banho.

Um cão que tem um cabelo curto não precisa de um banho mais de uma vez a cada 2-3 meses, além desses casos muito específicos.

O material de banho

Antes de qualquer banho, você deve verificar seu equipamento ou pensar em comprá-lo. Então você vai precisar de:

  • De produtos para lavar o seu cão, especialmente concebido para eles com um pH neutro. Eles são vendidos em lojas de animais ou lojas especializadas.
  • DE esponjas , de toalhas e um mop .

Os passos do banho

  • Sente-se em seu banheiro , fechado e aquecido no inverno para que seu companheiro não pegue frio. No verão, certifique-se de fechar a janela do seu quarto para evitar fugir do seu cão se ele não puder ficar de pé.
  • Coloque o seu cão no banho com um tapete antiderrapante, se possível, para evitar pânico quando ele não se agarra mais. Fale com o seu cão e tranquilize-o.
  • Molhe o seu cão com a cabeça do chuveiro e o jato está colocado em uma posição mínima para não assustar o seu cão, mas também para que a água penetre bem sob a capa grossa do seu companheiro. Portanto, molhe delicadamente todo o corpo do seu cão com água morna (28-33 ° C). Tome cuidado para não molhar os olhos e os ouvidos.
  • Quando a pele estiver molhada, aplique o xampu no cão, tomando cuidado para esfregar a cauda, ​​o pescoço e as costas. Você então passará em sua barriga, seu lado, suas coxas, suas patas e você terminará pela cabeça. Seu cão deve apreciar esta massagem de você. Não economize na limpeza das patas.
  • Lave , sempre tomando cuidado para evitar colocar água nos ouvidos e nos olhos.

Secando seu cachorro

Uma vez completamente lavado (não deve haver vestígios de xampu), seu cão pode agora ser seco . Use uma toalha e seque delicadamente o seu cão da cabeça aos pés. Não esqueça de nenhuma parte do corpo dele.

Para alguns cães, você pode usar um secador de cabelo (existem especiais para cães), evitando orelhas e olhos.

Seu cachorro agora está lindo e limpo.

Escolhendo o shampoo certo para o seu cão

É sempre agradável ver o seu cão limpo e o cabelo brilhante. Para algumas raças, isso envolve necessariamente alguns banhos a cada ano. Estes devem ser feitos usando shampoos específicos para cães, não o produto que usamos para lavar nossos cabelos. Sua pele e a nossa são diferentes em muitos aspectos.

Para alguns cães, o banho é uma obrigação. Eles são dados uma ou mais vezes por ano para mantê-los limpos e preservar a beleza de seus cabelos. Mas para este banheiro é eficaz e não prejudicial, devemos ter cuidado para escolher o xampu certo . Esta escolha depende de vários critérios, incluindo o tipo de pele e as especificidades do pêlo do cão. Como optar pelo produto certo? Aqui estão nossas dicas.

Pele mais sensível que a nossa

A pele do cão tem características e especificidades que não são as mesmas que as nossas. A casca exterior dos nossos amigos de quatro patas é mais frágil e mais sensível . É bom saber que a pele dos cães tem apenas 30 a 95 micrômetros de espessura, mas sua fineza não é o único aspecto que a diferencia da pele humana.

Este tem, de fato, um pH ácido, já que entre 5,5 e 6, enquanto a pele canina está mais próxima do pH neutro (entre 6 e 7). Por isso, é essencial lavar o seu cão apenas com um champô especificamente concebido para limpar e respeitar a pele sensível que o caracteriza.

Muitos donos de cães tendem a usar os mesmos produtos de cabelo que os deles, o que obviamente é um erro. Outros acham que usando um xampu infantil especial ou outros produtos dedicados aos humanos, mas mais suaves, cuidam melhor de seu animal de estimação. Mais uma vez, o raciocínio está errado.

Os shampoos para cães são projetados para atender às necessidades específicas de sua pele e cabelos. Eles são baseados em poderosos agentes de limpeza e em uma composição tolerada pelas diferentes estruturas de sua pele.

Diferentes tipos de shampoo

Shampoos para cães são baseados em surfactantes de vários tipos. Os agentes tensioactivos , estes são compostos que alteram a tensão de superfície entre duas superfícies (entre as duas fases líquidas, no caso de champô). Por um lado, existem surfactantes aniônicos e catiônicos , que desempenham um papel fundamental na formação da espuma, mas que podem causar irritação se usados ​​de maneira inadequada e, por outro lado, tensioactivos não iónicos , cujo poder de limpeza é menor enquanto está a ser menos agressivo .

A escolha do tipo de xampu será, portanto, determinada, em grande parte, pelas especificidades da pele e da pelagem do cão. Existem também xampus para cães para problemas de pele ou cabelo (anti-coceira, anti-queda de cabelo, anti-alérgico, anti-gotejamento , anti-carrapato e pulga).

Escolha de acordo com a pele

Para um dono inexperiente, é difícil saber o tipo exato de pele do seu cão. Portanto, é melhor entrar em contato com o veterinário para obter informações adequadas nesse sentido e, portanto, optar pelo produto de lavagem apropriado.

Por tipo de pele, existem duas possibilidades: gordura ou seca . A pele oleosa é aquela que tende a produzir grandes quantidades de sebo , o filme gorduroso que desempenha um papel fundamental na proteção externa do animal. Neste caso, é para um shampoo com efeito adstringente que se pode virar.

Se, inversamente, o cão é dotado de uma pele seca (com uma secreção de menos sebo), é bastante aconselhável optar por um produto que inclua um óleo vegetal que suporte a reidratação.



Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20