Você sabe como desengasgar cachorro? Se você tem um cachorro em casa, sabe que eles estão sempre xeretando e acabam brincando com tudo que veem pela frente, então saber como desengasgar cachorros em geral pode ser muito útil não acha?

Como desengasgar cachorro
Como desengasgar cachorro

Se você ama seu doguinho e quer saber o que fazer para ajudar caso ele acabe passando por uma situação dessas, não se preocupe por que nós vamos te ajudar com isso, trazendo algumas dicas de procedimentos que você pode fazer por si próprio caso não tenha tempo para que chegue um veterinário ou caso o veterinário mais próximo não seja tão acessível.

Como o primeiro e mais importante passo nesse assunto é identificar se seu cachorro está de fato se engasgando, saber as diferenças entre uma atitude ou outra de seu cachorro sem dúvidas vai ajudar, então vamos começar por aí.

O que pode estar engasgando meu cachorro?

A verdade é que existem inúmeras coisas que podem ficar presas na garganta do seu cachorro, pedaços dos seus brinquedinhos, sua própria ração e principalmente ossos, ficar sempre atento a essas coisas e manter a casa ou o local por onde ele brinca organizados podem te ajudar a identificar se seu cachorro está com problemas de forma mais fácil.

Lembrando que caso o objeto seja algo pontiagudo, como os ossos de galinha, talvez um pedaço de plástico, e que estejam o melhor a se fazer é de fato somente levar o animal para o médico veterinário o mais rápido possível, pelo fato de que tentar retirar o objeto tem um grande risco de terem perfurado a traqueia

Como sei se meu cachorro está engasgando?

Sim tem muitas coisas que podem engasgar seu pet, mas isso não necessariamente quer dizer que seja fácil ou comum que isso aconteça, você pode não estar nem um pouco preocupado com que isso aconteça quando de fato acontecer, mas temos dicas para que você perceba e saiba diferenciar se de fato é um engasgo ou uma simples tosse ou espirro do seu bichinho.

Como desengasgar cachorro
Como desengasgar cachorro

Caso seu cachorro esteja demonstrando muita agitação e tossindo de forma estranha e mais vezes do que pareça normal, ele definitivamente pode estar se engasgando, ele também pode estar passando as patinhas na boca e focinho como se quisesse tirar algo preso, esse pode ser um ótimo indicativo de que ele precisa de ajuda com isso.

Alguns cachorros na verdade podem dificultar que você perceba que ele está se engasgando, porque quando alguns cachorros ficam em situação de desconforto, eles procuram se afastar de locais com muito barulho e agitação e se escondem, você deve ficar atento caso seu cachorro seja um pouco mais recluso ou quietinho porque ele provavelmente não vai ser tão fácil de se deixar ajudar.

Eles também ficam em posição reta, com a cabeça e orelhas para baixo, geralmente tentando forçar um vômito ou com dificuldade para respirar, nesta situação eles provavelmente também já vão estar babando e talvez com as suas gengivas azuladas ou esbranquiçadas, em um caso mais grave e que esperamos que você já tenha solucionado o problema, seu cachorro será levado ao desmaio.

Entrando em ação

Se você já conseguiu identificar que seu dog está de fato engasgado, está na hora de tentar os primeiros socorros, ainda indicamos que você tente levá-lo ao veterinário o mais rápido possível, mas sabemos que nem sempre é o caso, mas não deixe de tentar, ou faça essas manobras e procedimentos enquanto leva seu cachorro ao veterinário mais próximo.

Você deve começar tentando ver o que está engasgando o cachorro, estando com seu celular por perto você pode usar a função lanterna que tem nele para enxergar o que está preso na garganta do seu cachorro, pedir a ajuda de alguém para segurá-lo vai ajudar muito, já que seu cachorro precisa estar imóvel para que nada de errado aconteça e ele se machuque ainda mais.

Como desengasgar cachorro
Como desengasgar cachorro

Caso você veja o que está em sua garganta, você pode tentar retirar o objeto preso usando uma pinça ou algo semelhante, mas lembre-se, tenha MUITO cuidado ao realizar esse procedimento, se você fizer um movimento um pouco mais descuidado ou exagerado você pode acabar piorando a situação empurrando o objeto ainda mais, dificultando uma próxima tentativa.

Lembre-se de tentar fazer todo o processo com calma, mas não tenha medo de tentar, isso pode salvar a vida do seu cachorro, e de novo, a ajuda de alguém para segurar o cachorro vai te ajudar muito.

Manobras de como desengasgar cachorro

Você também pode ajudar a retirar o objeto preso na garganta do seu cachorro com algumas manobras, no caso de seu cachorro ser pequeno o mais recomendado seria segurar ele pelas patas traseiras e levantá-lo, fazendo com que ele fique com a cabeça para baixo, e chacoalhar o animal de forma delicada, prestando atenção para ver se ele não já expeliu o objeto.

Já caso ele seja um doguinho gigante e não seja possível levantá-lo, ainda assim segure as patas traseiras e as levante e o chacoalhe, porém nesse caso, as patas da frente do seu cachorro podem ficar no chão.

Manobra de Heimlich em cachorros

Você provavelmente já viu alguém fazendo a manobra de Heimlich em algum momento da sua vida, mas ainda não entendeu o que é, a manobra de Heimlich é a mesma manobra de se desengasgar que sempre vemos sendo feitas em humanos, geralmente em algum vídeo de alguém que se engasgou em um restaurante ou algo assim, sabia que ela também pode ser feita no seu cachorro caso seja necessário?

Como desengasgar cachorro
Como desengasgar cachorro

Por ser uma manobra um pouco mais agressiva, ela pode acabar machucando algum órgão do seu companheiro peludo, por isso você só deveria fazer ela em um caso de real e extrema necessidade.

O que você deve fazer para realizar essa manobra, consiste em pôr o seu cachorro com as costas apoiadas no seu peito, depois entrelace as mão e posicione-as no abdômen do animal, logo abaixo das costelas, faça força pressionando o corpo do cachorro contra o seu fazendo o movimento para cima, isso deve fazer com que o ar que já está nos pulmões do seu animal, empurre o objeto para fora, e é claro, você ou alguém que esteja por perto devem prestar atenção para ver se o objeto já foi expelido, caso contrário você estaria continuando com um procedimento perigoso que realmente pode machucar seu bichinho de sem que haja mais a necessidade.

E é importante lembrar também, que caso vocês tenham passado por essa situação, e ele já esteja aparentemente bem, correndo pela casa e brincando como se nada tivesse acontecido, você ainda deve levá-lo ao médico veterinário, para ter certeza de que está tudo bem e que o engasgo e os procedimentos mesmo que bem sucedidos não tenham deixado sequelas ou machucado a garganta ou algum órgão do cãozinho.

Como desengasgar cachorro e muito mais!

Essas foram algumas dicas para ajudar você a perceber e de como desengasgar cachorro, esperamos de verdade ter ajudado você a tirar suas dúvidas se prevenir ou até mesmo quem sabe, a salvar a vida de um animalzinho, se você gostou de aprender um pouco sobre como desengasgar seu cachorro e quer continuar aprendendo com a ajuda de nossas dicas, aproveite essa oportunidade para ler também nosso artigo sobre: Como cuidar de um cachorro.