Como dominar um cachorro hiperativo e destrutivo

Cachorro Hiperativo

Não é só nos humanos que se encontram sujeitos hiperativos. Alguns cães também têm essa característica, que muitas vezes é uma fonte de problemas para eles e para os que os rodeiam.

cocker amricain marron de profil trs attentif

Cães são feitos para correr, pular, brincar e latir. Sua domesticação tem moderado consideravelmente esses comportamentos naturais e inscritos em sua herança genética de canídeos. Nossos amigos de quatro patas têm energia e vitalidade de sobra. É também por isso que os amamos. No entanto, alguns cães têm muito mais do que outros e, portanto, exibem uma personalidade hiperativa. Isso pode ser um problema em uma base diária e a coabitação se torna difícil às vezes.

Como gerenciar um cachorro hiperativo ? Aqui estão algumas dicas.

Hiperatividade canina: como se manifesta?

Seu cachorro não aguenta? Você tem dificuldade em se obrigar a obedecer ? É um cão às vezes agressivo e destrutivo ? Nesse caso, ele apresenta todos os sinais que podem sugerir que ele é hiperativo.

Diversos tipos de distúrbios comportamentais e suas manifestações estão, de fato, associados à hiperatividade canina. Freqüentemente falta obediência : o cão não corre quando é ordenado parar ou retornar ao pé. A socialização insuficiente também pode ser responsabilizado e com frequência como causa a separação muito cedo de sua mãe e seu escopo. As noções básicas de hierarquia e interação social são, de fato, durante as primeiras semanas de vida do filhote com sua família.

O cão hiperativo também pode tender a comer muito rapidamente : os distúrbios alimentares são então adicionados àqueles de ordem comportamental.

Tudo no ambiente do cão hiperativo pode estimulá-lo, excitá-lo e empurrá-lo para se mover em todas as direções: o menor ruído, o menor movimento, a qualquer hora do dia ou da noite. à noite.

Por todas estas razões, conviver com esse cão não é fácil de gerir diariamente. Mas não é impossível . Algumas medidas reduzem a intensidade dessa hiperatividade e seu impacto.

Tente se acalmar

Isto é obviamente mais fácil dizer do que fazer. Mantenha a calma diante de um cão que corre em todas as direções e destrói tudo a caminho, mas é essencial. Nossos companheiros caninos são extremamente sensíveis às nossas atitudes e quando estamos nervosos e estressados, eles também se tornam.

Old English Sheepdog - Bobtail correndo

Quanto mais você ficar calmo apesar da situação, maior a probabilidade de o cão ficar em volta . Por outro lado, quando você fica com raiva e quando começa a gritar, isso só agrava a agitação do animal.

A primeira coisa a fazer é aprender a ficar zen quando seu cão não está.

Trate a ansiedade do cão

A hiperactividade do cão deve também e acima de tudo ser tratada a montante, isto é, ao nível das prováveis ​​causas do seu problema . Entre estes, a ansiedade está frequentemente presente. A questão toda reside, então, no tratamento do que causa essa ansiedade: a situação, o lugar, qualquer elemento percebido pelo cão como algo negativo, desagradável. Isso será feito para que o elemento de ansiedadeseja agora associado a um sentimento positivo , parabenizando o cão ao exibir o comportamento desejado, recompensando-o quando ele permanecer calmo, etc.

Ofereça mais atividades

O cão é ativo por natureza (o lobo vive em bandos com seus pais e outros filhotes que o estimulam o tempo todo). Deixe-o em casa o dia todo, não dê a ele oportunidades suficientes para trabalhar , essa é a melhor maneira de deixar sua hiperatividade explodir.

Pelo contrário, é necessário prolongar os passeios , dar-lhe mais exercício para canalizar seu transbordamento de energia. Atividades como agilidade são particularmente úteis porque permitem que o animal desabafar enquanto melhora sua coordenação e concentração .

Cocker spaniel americano pulando

É preciso também aproveitar esses exercícios para trabalhar em obediência: não atire a bola, o frisbee ou o bastão se obedecer a ordem “sentado” ou “deitado”, por exemplo.

Como dominar um cachorro destrutivo

Alguns cães sofrem de perturbações comportamentais perturbadoras e / ou perturbadoras.Problemas que alguns professores estão lutando para lidar. Nem sempre é fácil ter a resposta certa para um cão destrutivo. Oferecemos-lhe várias dicas para alcançar o controle e corrigir seus problemas.

Ele rasga seus chinelos , arranca as cortinas , revira seu sofá , arranha o chão. Ele começa a chorar , latirsem motivo. Você volta do seu dia de trabalho e fica cara a cara com essa surpresa desagradável. Segure e sopre.

O que exatamente é um cachorro destrutivo?

Um cão destrutivo é um animal que diariamente prejudica os assuntos de seu mestre e / ou seu local de vida. Sapatos mastigados, almofadas rasgadas , móveis roídos , objetos quebrados … causam tanto dano quanto um cão destrutivo pode causar. Mas isso não pára por aí. O animal também é usado para solos do solo e têxteis , urina e fezes. Pode ser um cachorro ou um cachorro adulto . A destruição pode ocorrer quando o mestre está presente, mas, em geral, os erros acontecem na sua ausência.

Como um cachorro se torna destrutivo?

Antes de “curar” os males, é importante conhecer a origem dos problemas de seu animal.

O estresse do medo

As causas: muitos cães destrutivos foram removidos de suas mães e adotados cedo demais. Eles são, portanto, muito ligados ao seu mestre e, quando ele está ausente, de repente sofrem de solidão e um sentimento de abandono . Eles expressam sua ansiedade e descontentamento, destruindo objetos familiares.

As soluções: Acostume-o gentilmente às suas ausências. Comece com pequenos períodos e, em seguida, alongue-os à medida que avança. Seu cão vai perceber que você retorna depois de cada ausência. Na verdade, ele não se preocupará mais. Isso eliminará qualquer estresse desnecessário.

Falta de atividade

A causa: seu cão pode destruir pelo tédio . Ele não se ativa o suficiente para o seu gosto. Ele precisa desabafar e mostrar do seu jeito. De fato, quando um cachorro é mantido em uma pequena residência por muito tempo , ele acaba tentando se distrair de todas as maneiras possíveis, até mesmo as piores.

As soluções: leve seu cachorro para fora. Faça longas caminhadas, onde seu cão terá a oportunidade de se expressar. Além disso, você também pode fazê-lo praticar um esporte para cães.

Hipersensibilidade e hiperatividade

As causas: Um cão hiperativo e hipersensível é notado bastante jovem. Ele reage sem esperar pelo menor ruído, o menor movimento, com excitação. Ele não tem medo de nada, late por tudo e não hesita em morder o menor objeto. Pode até doer quando mordido. Ele não se controla. Quase um em cada dois cães tem síndrome de HS-HA . Além de seu comportamento destrutivo, a limpeza não é seu forte.

Um cão com HS-HA sofreu um trauma muito jovem. Isto pode ser devido à separação rápida demais com a mãe . Este último também pode ter educado seu filhote de maneira errada. Seu cachorro veio de muitas ninhadas ou, inversamente, ele estava sozinho.

Soluções: Um tratamento utilizado para aliviar os sintomas. Sem isso, eles vão piorar e levar à ansiedade e sociopatia . Um cão HS-HA pode se tornar dominante e, portanto, um perigo real para as crianças. Você tem a escolha entre uma terapia comportamental prescrita por um veterinário especialista no gênero. Em paralelo, seu cão seguirá um tratamento medicamentoso .

Finalmente, um cão pode destruir, de uma forma bem direcionada, os assuntos de seu mestre, e também pode ser uma maneira de vingar um ato que o animal achou injusto . Uma mudança significativa na vida do cão também pode explicar os problemas: movimento, chegada de uma criança ou outro animal …

Como dominar um cachorro destrutivo?

Antes de tudo, é necessário identificar a causa de seus problemas. Se é apenas aborrecimento, a destruição permanece pontual e o animal não é solo. Caso contrário, é um sentimento de abandono e vingança fazer com que seu mestre pague por sua ausência ou distância.

  • atitude certa a adotar quando o cão destrói objetos porque está entediado: distraia-o ! Sem um trocadilho, apenas dê um osso para roer ! Dê-lhes brinquedos, dê-lhes mais espaço para se divertirem e não deixem objetos frágeis na ponta dos dedos.
  • A atitude certa a adotar quando o cão destrói para mostrar sua insatisfação: reaja rapidamente, mas de uma forma relevante! Não adianta gritar e puni-lo, quando as tolices que ele fez duram várias horas, porque ele não vai entender. Deve ser usado para suas ausências .

Um exercício simples é sair brevemente (cerca de 20 minutos) de casa e recompensá-lo com carícias ou guloseimas, se ele não tiver destruído nada em seu retorno. Essa estratégia deve ser repetida desde que altere os objetos, reduzindo a duração de suas ausências. Pelo contrário, aumenta a duração de 10 minutos em 10 minutos, cada vez que se comporta bem. Ele deve assimilar o sistema de recompensas dado quando ele não destruiu nada. Se os problemas persistirem, recomenda-se entrar em contato com um profissional.

Em resumo

Um cão descrito como destrutivo não é por acaso. Ele pode:

  • Dentes se é um cachorrinho
  • Manifestando sua ansiedade, seu medo, suas fobias
  • Sofre de síndrome de HS-HA

Para restaurar a situação, você deve:

  • Educar ou reeducar
  • Seja paciente
  • Faça-o ver um veterinário behaviorista se o seu cão for hipersensível e hiperativo ou um educador canino
  • Retire e ocupe

Você não deve:

  • Repreendê-lo e puni-lo se você não pegar o seu cão sobre o fato
  • Gaiola
  • a queda
  • Desista de tudo e de qualquer coisa

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20