Você sabe Como educar cachorro? Ter um cachorro treinado não é o mesmo que ter um cachorro equilibrado, mas se ele conhece alguns comandos básicos, pode ser útil ao lidar com comportamentos problemáticos – os existentes ou os que podem se desenvolver no futuro.

Como educar cachorro
Como educar cachorro

Então, por onde você começa com o treinamento em obediência a cães? Você pode ter uma aula, mas não é necessário; você pode fazer isso sozinho. De fato, com a atitude certa, pode ser divertido para você e seu cachorro!

Nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre como educar cachorro, vamos dar as dicas que você precisa para conseguir realmente treinar seu cachorro mesmo em casa e ter resultados.

Sentar

Este é um dos comandos mais fáceis de obedecer aos cães para ensinar, por isso é bom começar, ele é simples de ser realizado e você vai precisar de menos tempo que os outros para que seu cão aprenda, além disso ele é ótimo para cães ainda muito jovens começarem a treinar.

  1. Segure um tratamento perto do nariz do seu cão.
  2. Mova a mão para cima, permitindo que a cabeça siga o tratamento e fazendo com que a parte inferior do corpo abaixe.
  3. Quando ele estiver sentado, diga “Sente-se”, faça o deleite e compartilhe sua afeição.
  4. Repita essa sequência algumas vezes todos os dias até que seu cão a domine. Em seguida, peça ao seu cão para se sentar antes das refeições, ao sair para passear e em outras situações em que você gostaria que ele se sentasse calmo e sentado.

Você pode repetir quantas vezes forem necessários estes passos ate que seu cão esteja treinado neste truque, não tente passar para o próximo antes de dominar neste.

Venha

Esse comando pode ajudar a manter um cão longe de problemas, trazendo-o de volta para você se você perder o controle da trela ou acidentalmente deixar a porta da frente aberta.

  1. Coloque uma trela e coleira no seu cão.
  2. Desça ao nível dele e diga: “Venha”, enquanto puxa gentilmente a trela.
  3. Quando ele chegar até você, recompense-o com carinho e carinho.
  4. Depois de dominá-lo com a trela, remova-o e pratique o comando em uma área segura e fechada.

Novamente, é importante que você consiga realmente se dedicar a um comando antes de passar para o próximo, seu cão vai ter um aproveitamento de aprendizado melhor se você não confundir ele com aulas diferentes.

Baixa

Esse pode ser um dos comandos mais difíceis no treinamento de obediência de cães. Por quê? Porque a posição é uma postura submissa. Você pode ajudar, mantendo o treinamento positivo e relaxado, principalmente em cães com medo ou ansiedade.

  1. Encontre um tratamento de cheiro particularmente bom e segure-o com o punho fechado.
  2. Segure a mão no focinho do seu cão. Quando ele cheirar, mova sua mão para o chão, para que ele a siga.
  3. Em seguida, deslize a mão pelo chão na frente dele para incentivar o corpo a seguir a cabeça.
  4. Quando ele estiver na posição baixa, diga “Abaixo”, dê a ele o presente e compartilhe sua afeição.
  5. Repita todos os dias. Se o seu cão tentar sentar-se ou se aproximar da sua mão, diga “Não” e retire a mão. Não o empurre para baixo e incentive todos os passos que seu cão dá para a posição correta. Afinal, ele está trabalhando duro para descobrir!

Esse é um truque já um pouco mais complexo que os dois primeiros, desta forma é importante que você não se estresse com o cão pelo tempo que vai demorar para que ele domine essa técnica.

Fique

Como educar cachorro
Como educar cachorro

Antes de tentar este, verifique se o seu cão é um especialista no comando “Sentar”.

  1. Primeiro, peça ao seu cão para “sentar”.
  2. Em seguida, abra a palma da sua mão na sua frente e diga “Fique”.
  3. Dê alguns passos para trás. Recompense-o com um deleite e carinho, se ele ficar.
  4. Aumente gradualmente o número de etapas que você toma antes de dar o tratamento.
  5. Sempre recompense seu filhote por ficar parado – mesmo que seja apenas por alguns segundos.
  6. Este é um exercício de autocontrole para o seu cão; portanto, não desanime se demorar um pouco para dominar, principalmente para filhotes e cães de alta energia. Afinal, eles querem estar em movimento e não apenas ficar esperando.

Este talvez seja o maior desafio nesta lista, cães tem uma energia e uma vontade de estar com o dono que são difíceis de controlar, por isso é importante ter paciência pois o aprendizado pode ser realmente mais lento.

Deixar

Como educar cachorro
Como educar cachorro

Isso pode ajudar a manter seu cão seguro quando a curiosidade dele tira vantagem dele, como se ele cheirasse algo intrigante, mas possivelmente perigoso no chão! O objetivo é ensinar ao seu filhote que ele consegue algo ainda melhor por ignorar o outro item.

  1. Coloque um petisco nas duas mãos.
  2. Mostre a ele um punho fechado com a guloseima dentro e diga: “Deixe-o”.
  3. Deixe-o lamber, cheirar, boca, pata e latir para tentar obtê-lo – e ignorar os comportamentos.
  4. Uma vez que ele pare de tentar, dê a ele o tratamento da outra mão.
  5. Repita até o seu cão se afastar do primeiro punho ao dizer: “Deixe-o”.
  6. Em seguida, dê apenas um petisco ao seu cão quando ele se afastar do primeiro punho e também olhar para você.
  7. Depois que seu cão se afasta consistentemente do primeiro petisco e dá contato visual quando você diz o comando, você está pronto para dar um passo à frente. Para isso, use duas guloseimas diferentes – uma que seja perfeita e outra que seja particularmente boa para cheirar e saborear o seu filhote.
  8. Diga “Deixe-o”, coloque o tratamento menos atraente no chão e cubra-o com a mão.
  9. Espere até o seu cão ignorar o tratamento e olhar para você. Em seguida, retire esse tratamento do chão, dê-lhe o melhor tratamento e compartilhe imediatamente a afeição.
  10. Quando ele conseguir, coloque o petisco menos saboroso no chão … mas não o cubra completamente com a mão. Em vez disso, mantenha-o um pouco acima do tratamento. Com o tempo, mova sua mão gradualmente cada vez mais, até que ela esteja cerca de 15 cm acima.
  11. Agora ele está pronto para praticar com você em pé! Siga os mesmos passos, mas se ele tentar arrebatar o petisco menos saboroso, cubra-o com o pé.
  12. Não apresse o processo. Lembre-se, você está pedindo muito ao seu cachorro. Se você aumentar um pouco e ele estiver realmente com problemas, volte para a etapa anterior.

Como você pode perceber, este é um truque que exige mais passos e portante pode levar mais tempo para que seu cão domine e entenda completamente o comando, não se incomode, isso é realmente normal.

Apenas esses cinco comandos simples podem ajudar a manter seu cão mais seguro e melhorar sua comunicação com ele. Vale a pena investir o seu tempo e esforço. Lembre-se de que o processo leva tempo; portanto, inicie uma sessão de treinamento de obediência a cães se você tiver a mentalidade certa para praticar energia e paciência assertivas e calmas.

Como educar cachorro e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre Como educar cachorro e quer continuar aprendendo cada vez mais com a ajuda de nossas dicas, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Como saber se a cachorra esta prenha.