Nadar não é algo inato em cães, embora a maioria dos cachorrinhos tenha esse reflexo para se ajudar com suas pernas a avançar na água. Isso é aprendido gradualmente. Seu apoio, sua compreensão e seu incentivo facilitam esse aprendizado.

Raça Bearded Collie na agua

Como nos humanos, alguns cães são mais talentosos do que os outros na natação. Eles têm mais facilidades para mover nesse elemento de água e movê-lo. Quaisquer que sejam suas predisposições, todos os cães podem aprender a nadar. Basta acompanhá-los durante esse aprendizado e certificar-se de que isso seja feito gradualmente , sempre de bom humor. Como aprender a nadar com seu cachorro? Nossas dicas ajudarão você a conseguir isso.

Os cães nascem nadadores?

Os cães não vêm ao mundo com a capacidade inata de nadar. Embora alguns sejam muito mais confortáveis ​​do que outros na água e tenham mais oportunidades de aprender a nadar, todos eles devem passar pelos estágios iniciais desse aprendizado. Simplesmente, existem cães que se iniciam lá mais rápido que outros .

A relação com a água que os cães têm não é a mesma que a nossa. Sua percepção de profundidadetambém. Você deve dar o seu amigo de 4 patas o tempo todo para se acostumar com este item.

Onde ensiná-lo a nadar?

Naturalmente, seria contraproducente e até mesmo perigoso escolher um local de água branca para o primeiro contato do seu cão com água. A corrente pode de fato ser muito forte para o animal, até mesmo traumatizar e tornar essa experiência negativa para o seu cão.

cocker-spaniel-americano-na-praia-1024x682-8521822-2124139-3182855-6122897

Pelo contrário, é melhor optar por um rio calmo, um lago pequeno ou uma piscina rasa. Certifique-se, de antemão, que o lugar não é proibido aos cães.

Como se acostumar com a água?

Depois de ter escolhido o local ideal para começar a aprender a nadar, será uma questão de se acostumar a ele pouco a pouco em contato com a água.

A chave é associar essa experiência a um evento positivo na mente do seu cão. Para isso, você terá que dar o exemplo indo até a água (apenas encharcando os pés) e encorajando-o a se juntar a você lá. Dê-lhe tempo para mergulhar as pernas , para se familiarizar com o elemento. Depois de alguns minutos, você pode motivá-lo usando uma bola ou um brinquedo flutuante. Jogue o objeto a alguns centímetros dele para empurrá-lo para se juntar a ele e pegá-lo. Não jogue muito longe para não desanimá-lo.

cachorros-brincando-1024x629-5478220-7346730-5856325-5925854

Guie-o na água

Avance gradualmente na água para alcançar um nível de profundidade um pouco mais importante, apenas o suficiente para que o cão não tenha o pé . Alguns cães instintivamente movem as pernas para flutuar. Outros lutarão , o que pode cansá-los rapidamente e fazê-los engolir água. Se o seu tiver dificuldade em flutuar , não hesite em ajudar usando uma mão sob o peito e a outra sob o abdômen. Assista seu progresso e deixe-o ir por um momento, se você perceber que ele começa a flutuar e nadar por conta própria.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk