Se você mora na cidade ou no campo, mas é claro que mais se você mora em uma cidade com seu cachorro, é muito importante ensiná-lo a atravessar a estrada.
Naturalmente, será sempre mais fácil ensinar um filhote a atravessar a estrada, porque os bons hábitos serão tomados desde cedo. No entanto, mesmo se você adotar um cachorro adulto , é bem possível ensiná-lo a atravessar a estrada.
Esse aprendizado pode ser longo , especialmente para um cão adulto que pode nunca ter evoluído em áreas urbanas ou apenas para um cão que nunca tenha parado em uma passagem para pedestres.
No entanto, com paciência, respeito pelo ritmo de aprendizagem do cão e um processo progressivo, tudo é possível!
Para começar a ensinar seu cão a atravessar a estrada, primeiro você precisa ensinar-lhe as indicações de estática (parar, sentar, não se mexer) em um ambiente silencioso, sem muita estimulação.
Não comece a aprender diretamente no campo , ou seja, na cidade e em frente a uma faixa de pedestres. Seu cão não seria focado o suficiente e poderia colocá-lo em xeque.
Então, em seu jardim ou em um parque tranquilo, longe de ruídos perturbadores , inicie uma aula de educação que eu chamarei de clássica:
Tenha cuidado, este passo não é feito em uma hora ou um dia, especialmente se o seu cão nunca trabalhou nestes exercícios. Não queime os passos e obtenha ajuda de um educador canino se estiver com problemas.
Para ensinar seu cão a não se cruzar espontaneamente sem esperar pelo seu consentimento, ele não deve dar um passeio na estrada. Você deve ensiná- lo a ficar sempre na calçada ! Isso é muito importante para fazer com que o cão entenda que a estrada é inacessível até que você a deixe ir.
E para que esse aprendizado seja consistente e claro para o seu cão, ele deve ser sistemático. Evidentemente, nunca permita que seu cão seja uma ação espontânea que será proibida posteriormente. É inconsistente e será um empecilho para a aprendizagem.
Então, concretamente, assim que seu cão anda na estrada, expresse um “hehe” ou um “não” firme seguido de uma indicação de ação ou seja, “calçada”. Se necessário, ajude seu cão a guiá-lo com uma delicadeza, por exemplo, e assim que ele estiver na calçada, chamado “calçada, é biiiiiiien”, recompense com um deleite.
Além disso, para este exercício, caminhar é muito importante, se o seu cão não puder andar na coleira sem disparar, retome este aprendizado em um ambiente menos estimulante e o ajude com um educador canino, se necessário.
Finalmente, uma vez que os passos anteriores estejam completos, você será capaz de impedir seu cão de se sentar e esperar pelo seu comando antes de atravessar .
Os cães são seres muito inteligentes, você também observará que quanto mais você configurar esse aprendizado sistematicamente, durante cada caminhada, mais o seu cão irá sugerir espontaneamente uma parada na visão de uma passagem para pedestres.
No começo, é claro, você sempre terá que recompensar seu cão por ter feito bem, mas quando o aprendizado estiver totalmente adquirido, 100%, as travessias serão finalmente uma formalidade e uma simples validação verbal será suficiente.
Um último ponto, para que este aprendizado seja completamente compreendido pelo seu cão, você deve fazê- lo parar sistematicamente , mesmo que não haja tráfego. Caso contrário, seu cão não vai entender porque às vezes ele tem o direito de atravessar diretamente, enquanto às vezes ele não tem o direito.
Referências
https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk
Notícias sobre o Mundo Animal
Deixe uma resposta