Você gostaria de ensinar seu cão a latir? O processo é simples se você der o tempo necessário, atenção e paciência ao seu amigo de 4 patas. Por outro lado, se o animal é do tipo “silencioso”, você pode se cansar e pedir desnecessariamente.

schnauzer-latindo-683x1024-4312874-4653569-4082692-5184102

Pode-se pensar que todos os cães latem naturalmente e, portanto, não precisam ser encorajados. De fato, no entanto, alguns o fazem menos espontaneamente , enquanto outros são às vezes um pouco barulhentos demais . No primeiro caso, como no outro, aprender a latir no comando pode fornecer uma solução muitas vezes eficaz. Como proceder? Aqui está o procedimento a seguir.

Cachorrinhos mais latidos que outros

Alguns cães são muito mais latidos que outros. Esta característica está relacionada tanto ao temperamento quanto à raça . O tipo cães lupóide e pastores , por exemplo, dar mais facilmente voz que galgos , a maioria dos cães face plana ( Carlin , Chin japonês , o rei Charles Spaniel , Bulldog ) ou o Basenji , provavelmente as raças caninas mais “silenciosas”.

Com a segunda categoria de cães, é mais difícil ensiná-los a latir ao comando. Pode até ser às vezes impossível e inútil.

cachorro-novo-latindo-8131275-4940053-3228406-8268662
cachorro novo latindo

Para os outros, por outro lado, basta que algumas sessões e um pouco de paciência cheguem a um resultado satisfatório.

Por que ensinar seu cachorro a latir?

Claro, você pode optar por deixar seu cão se expressar livremente e latir quando sentir a necessidade, desde que isso não afete sua coabitação e a tranquilidade do bairro. No entanto, pode-se preferir ensinar seu cão a latir no comando por várias razões.

Primeiro, é um aprendizado como os outros, que melhora a obediência e fortalece as interações entre o mestre e seu cão.

Então, ensinar seu companheiro a latir pode permitir que ele supere sua timidez se for do tipo reservado. Finalmente, é um exercício que, paradoxalmente, pode canalizar cães que tendem a latir demais .

Um método simples para ensiná-lo a latir

Primeiro, você precisará identificar um som ou uma ação que cause uma latência natural . Pode ser a campainha , por exemplo.

  • Tudo o que você precisa fazer é tocar a campainha e, ao mesmo tempo, enviar-lhe o comando “latir”. Repita várias vezes, e cada vez que ele late com a campainha (nunca se esqueça da ordem oral), dê-lhe um presente e parabenize-o . O objetivo é que o cão estabeleça uma associação entre a instrução vocal “latidos” e latidos . Você pode juntar um gesto com a mão para ajudá-lo a entender melhor.
  • As seguintes sessões, gradualmente, remover o uso do sino. A longo prazo, o seu cão só terá que latir quando lhe der a ordem .
  • Gradualmente, reduza as guloseimas, mas continue a parabenizá-lo toda vez que ele obedecer.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk