Afinal, Como escovar os dentes do cachorro? Muita gente se pergunta se é realmente necessário ou se é bobagem escovar os dentes do cachorro, a resposta, segundo especialistas, é: precisa sim e é muito importante. Apesar de ser um costume ainda pouco difundido, já que muitos não sabem como escovar os dentes dos cachorros o hábito é válido não apenas para espantar o mau-hálito, mas principalmente para manter a saúde bucal do bichinho.

Como escovar os dentes do cachorro
Como escovar os dentes do cachorro

Após as refeições, os cães também ficam expostos aos males que os restos de comida ou ração que se depositam entre os dentes podem causar. Por isso, é importante saber como escovar os dentes dos cachorros. Trata-se de uma região onde podem se acumular milhares de bactérias capazes causar perda da dentição, inflamação, irritação e vermelhidão das gengivas e mais o acúmulo de tártaro (crosta amarelo-amarronzada), sem contar um sério risco de contrair infecções, sendo, muitas delas, fatais.

Se o seu pet já é adulto, a tarefa fica um pouco mais complicada. Isso ocorre, em um princípio, porque como não está acostumado com a intervenção humana em escovar os dentes caninos na região da boca e ele pode estranhar, reagindo negativamente aos primeiros intentos, por mais confiança que tenha no seu dono ou cuidador. Mas fique tranquilo, nada que uma boa dose de paciência e amor não resolvam.

Como escolher a escova de dente para o meu pet?

Existem escovas de dentes específicas, tanto para cães, como para gatos. É possível comprar as com cerdas anatômicas que possuem o cabo mais longo, muito parecidas com a que utilizamos. Há também as dedeiras de silicone, estas com cerdas do mesmo material e uma superfície que se encaixa ao dedo.

Como escovar os dentes do cachorro
Como escovar os dentes do cachorro

E caso seu pet não se adapte a nenhuma delas, uma opção é utilizar uma gaze, colocando nela o creme dental adequado, e massageando toda a superfície bucal. Em todo caso é importante conversar com um veterinário, assim, ele poderá instruir qual a melhor opção de uso.

Como escolher o creme dental para meu cachorro?

Em hipótese alguma pode ser utilizado nos pets o creme dental para humanos. Os que compramos em mercados são ricos em fluor e sabões que, quando ingerido pelos animais, podem causar problemas de saúde. Sendo assim, somente o creme dental veterinário é válido na hora de escovar os dentes de seu cãozinho ou gatinho já que, por ter sido criado para isso, não precisa de enxágue e não causa danos.

O que posso fazer incentivar a saúde bucal do meu pet?

Caso o seu animalzinho seja agitado do tipo que cria uma batalha à cada escovação é recomendado escová-lo semanalmente e, nos outros dias, apostar em petiscos que ajudam na limpeza dos dentes tendo em vista que estes podem ser uma artimanha diária.

Petiscos resistentes, em formatos específicos, têm uma abrasividade que ajuda na remoção da placa bacteriana. No entanto, dependendo da composição, ele pode não ser resistente o suficiente para causar esta abrasividade e acaba se acumulando nos dentes atrapalhando ao invés de ajudar.

Além disso, podem ser muito calóricos, prejudicando programas de perda e manutenção de peso de cães obesos.

Quando escovar os dentes do cachorro?

É importante saber o momento certo para realizar essa tarefa. Depois do almoço, por exemplo, é um momento péssimo, pois ele estará de barriga cheia e isso fará com que ele fique irritado e até passe mal.

Como escovar os dentes do cachorro
Como escovar os dentes do cachorro

Escolha um momento em que ele esteja calminho e bem relaxado, pode ser depois de brincar (sim, o momento que ele gastou todas as energias) ou até mesmo no final do dia, quando ele já realizou todas as refeições do dia e está começando a ficar pronto para dormir.

O foco é criar uma rotina, então escolha bem o momento que você começará a realizar essa prática, para que ela seja feita todos os dias no mesmo horário. Realizando a escovação dos dentinhos diariamente é uma ótima forma de prevenção contra tártaros, mau hálito, doenças na gengiva, entre outros problemas.

Como Escovar os Dentes do Cachorro e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre Como Escovar os Dentes do Cachorro e quer continuar aprendendo com nossas dicas, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Cachorro Pastor.