Para saber como espantar gatos de rua de forma eficaz, é necessário primeiro saber o motivo deles estarem se aproximando de sua residência.

Eles podem estar conseguindo um bom alimento do seu lixo, ou viram pássaros e ratos na área e resolveram caçar, talvez eles tenham decidido que aquele é o território deles. Ou simplesmente o seu lar tem um cheiro atraente para os gatos.

espanta gatos

Como espantar gatos do jardim

Os gatos podem ter decidido que seu jardim é um ótimo território, se não quer a presença deles ali esmagando suas plantas existem algumas medidas que podem ser tomadas.

  • Evite que os gatos de rua comam do seu lixo fechando
  • Espante ratos e ratazanas da sua casa com remédios caseiros
  • Se você gosta de alimentar pássaros silvestres, aposte no uso de comedouros em locais altos.
  • Explore seu jardim em busca de ninhos ou refúgios que possam estar sendo utilizado por eles para se protegerem.
  • Faça uso de repelente para gatos caseiro para conseguir espantar os gatos sem machucá-los

No mercado é comum encontrar os chamados “repelentes para gatos”. São feitos de forma sintética e possuem odores que podem desagradar os felinos como por exemplo a urina de um predador. No entanto, esses produtos nem sempre tem resultados efetivos.

Existe também produtos que podem ser feitos em casa e que terão o mesmo resultado.

Repelente para gato com aroma citrico

Para manter qualquer gato longe se suas plantas, basta espalhar cascas de frutas cítricas, além de servir como fertilizante natural, o cheiro cítrico manterá os garos afastados.

Outra alternativa é cortar uma fruta cítrica e esfregar nos locais onde nao quer que os gatos tenham acesso. O forte aroma cítrico fará com que os gatos fiquem distantes, mas essa medida precisa ser feita com certa frequência já que o odor nao deve durar por muitos dias.

Plantas espanta gato

Se não quiser usar cascas de frutas, uma alternativa são as plantas que os gatos odeiam. Essas plantas tem um aroma agradável para os humanos, mas é detestável para os gatos e sem dúvida fará com que eles fiquem longe.

  • Lavanda;
  • Eucalipto;
  • Manjericão;
  • Gerânio;
  • Plectranthus caninus.

Essas plantas com aromas super agradaveis, vão manter o gato longe do seu jardim definitivamente.

A pimenta

Uma alternativa mais violenta é o uso de pimenta em pó, colocadas em locais estratégicos. O odor da pimenta fará o gato espirrar varias vezes, e com o tempo ele vai associar aquele lugar a uma reação ruim.

O cafezinho anti-gato

O café costuma ter um aroma desagradável para os felinos, a intensidade do aroma de um café pode manter o gato bem distante. Se optar por usar o café pode espalhar alguns grãos torrados pelo jardim, ou um pouco de pó de café bem distribuído.

Vinagre para gato

Uma mistura de água com vinagre pode ser usada com ajuda de um borrifador, essa mistura distribuída com uma certa intensidade pode manter o gato afastado por um bom tempo.

Qual o melhor repelente para gatos?

O melhor são os naturais que podem ser feitos em casa com produtos da sua cozinha.

Como afastar gatos dos móveis?

não deixe o moveis ser aquecido pelo sol, remova objetos acochados e nunca deixe restos de alimentos próximo aos moveis que ele nao deve subir.

Como impedir o gato de subir na pia da cozinha?

Coloque formas levinhas com um pouco de água nas bordas das bancadas da cozinha. Assim o gato vai se assustar com a forma e nao retornara para a pia.

Aprenda mais sobre gatos aqui.