Como fazer soro para cachorro

Afinal, Como fazer soro para cachorro? soro caseiro para os cães é um composto que pode ser muito útil para o animal em diversas situações, especialmente quando o Pet está desidratado. Mas é importante que o tutor saiba a receita adequada e o momento certo para oferecer o soro ao cãozinho.

Como fazer soro para cachorro
Como fazer soro para cachorro

Assim como nos humanos, alguns compostos de reidratação e reabastecimento de nutrientes são fundamentais, e nos cães não é diferente. O soro caseiro para cachorro, por exemplo, é uma das formas mais práticas que encontramos para reidratar um animal que possa estar com algum problema de saúde ou mesmo ter um baixo consumo hídrico no dia a dia.

Como funciona o soro caseiro

O tratamento utilizando soro fisiológico por via oral é recomendado em casos simples de desidratação

Quando o pet eliminar mais líquido do que ingerido dizemos que está sofrendo de desidratação. Essa condição pode ser motivada por diversas situações e é extremamente perigosa. A falta de água no organismo coloca a vida do peludo em perigo, precisando de atendimento médico imediato. É importante que os donos aprendam a identificar os sinais dados por um animal desidratado. 

Como fazer soro para cachorro
Como fazer soro para cachorro

Esse problema ganha maior relevância durante o verão, já que a perda de líquidos se intensifica graças às altas temperaturas. Em geral, vômitos e diarreia são os principais responsáveis por um animal desidratado , mas febre, exposição prolongada ao sol e a ingestão de líquidos insuficientes também estão entre as causas. 

Em geral, vômitos e diarreia são os principais responsáveis por um animal desidratado.

Os sintomas característicos desta condição são perda de elasticidade na pele, gengivas secas, língua seca, falta de energia e ânimo, letargia, perda de peso, olhos secos ou saltados, batimentos cardíacos acelerados e respiração ofegante.

Uma forma de identificar desidratação é apertando as almofadinhas da pata. Se você pressioná-las e demorar um bom tempo para recuperar a cor normal, indica que há uma diminuição da irrigação sanguínea. Essa mesma dica vale para as gengivas. Após apertá-las de leve, verifique se demora muito para voltar ao tom avermelhado. 

Ao perceber a desidratação no bichinho, leve-o ao veterinário. O tratamento irá variar conforme a gravidade da condição. Em alguns casos é necessário recorrer a medicamentos, já em outros a fluido terapia resolve. Nesse método é utilizada a administração de soro de forma intravenosa, subcutânea ou intra óssea.

Em geral, a fluido terapia é adotada em casos mais simples. Deve ser feita de forma lenta e constante para evitar complicações em função da ingestão rápida de líquidos. Se o veterinário optar pelo tratamento oral, você mesmo pode administrar em casa o soro fisiológico.

Ingredientes:

Vamos então aos ingredientes que você precisa para fazer o soro caseiro perfeito para o seu cão, lembre de fazer sempre que perceber que o animal esta ficando desidratado.

Como fazer soro para cachorro
Como fazer soro para cachorro
  • Um litro de água;
  • Três colheres de sopa de açúcar;
  • Uma colher de chá de sal;
  • Suco de meio limão;
  • Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;

Agora você sabe quais são os ingredientes para o soro caseiro para cachorro, pode começar a produzir sempre que for necessário.

Resta então misturar todos os ingredientes e seu soro esta pronto, você vai poder utilizar esse soro sempre que seu cão estiver com problemas de desidratação como no caso de diarreia.

Mantenha o soro guardado na geladeira para aumentar a duração e utilize varias vezes por dia quando for necessário até seu cão mostrar sinais de melhora.

Pode dar soro para o cachorro?

Sim. Em qualquer farmácia podemos encontrar soro fisiológico para hidratação oral que também podem ser dados aos nossos pets, como soro fisiológico para cachorro mas, se você não tiver esta possibilidade, você mesmo pode fazer soro para cachorro caseiro.

Quanto posso dar de soro para cachorro?

Logo, caso seu cão tenha 5 kg, ele poderá ingerir até 300ml de água ou soro por dia para se manter hidratado. Caso ele não beba sozinho, você pode usar uma seringa sem agulha para oferecer água ou soro para o seu pet.

Como hidratar cachorro com vômito?

Quando o cachorro vomita algumas vezes, fica um pouco desidratado. É importante oferecer líquidos para que a situação não se agrave. Caso ele torça o nariz para a água em temperatura ambiente, tente oferecer água gelada ou água de coco – geralmente mais atrativas.

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre Como fazer soro para cachorro e quer continuar aprendendo cada vez mais sobre esse e outros assuntos, aproveite essa oportunidade para ver mais de nossas dicas no artigo sobre: Como cuidar de um cachorro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20