Como fazer uma casinha de cachorro? É o que muita gente pergunta quando tem a ideia de agradar ainda mais seu bichinho com uma moradia quentinha. Seu bichinho definitivamente lhe proporcionou muitos momentos inesquecíveis seja eles de felicidades, raivas e até mesmo orgulho.

Ter uma casinha de cachorro no quintal além de proporcionar um conforto para seu cão que definitivamente ele irá usufruir como muito carinho do seu presente, também dará um toque mais chique e com certeza é uma ótima decoração para o ambiente. Também ajuda caso seu cachorro esteja no quintal a noite e acabe chovendo sem ter tempo de entrar logo, então é por isso que veremos como construir uma casinha de cachorro ideal.

Escolha o modelo e as cores

Como fazer uma casinha de cachorro
Como fazer uma casinha de cachorro

Podemos escolher suas cores e seu modelo de acordo com o tipo de cachorrinho que você tem, seja um cãozinho maior e uma casa mais quadriculada ou um cãozinho pequeno e preto e uma casinha pequena e branca, as possibilidades são várias! Um estilo de casinha bastante agradável é a de madeira, bastante usada pelo mundo todo.

As casinhas de madeira tem diversas vantagens, por exemplo, ela é mais confortável, possui uma durabilidade muito boa e também garante maior isolamento acústico! Sem contar que ela é super quentinha.

Por mais que a casinha de madeira seja bastante vantajosa e agradável de se ver, ela também exige bastante cuidado com sua limpeza, mas ainda sim ela é ideal pois promove mais aconchego nos dias mais frios, então iremos focar nela.

Quais são as vantagens de uma casinha além do aconchego?

Como fazer uma casinha de cachorro
Como fazer uma casinha de cachorro

Além do aconchego, podemos ter uma casinha para prevenir que o animal seja infectado com alguma doença, pois é uma espécie bastante frágil e suscetível para elas. É bom tomar todos os cuidados possíveis para preservar sua saúde como por exemplo alimentá-lo com ração ou comidas adequadas e, aplicar hábitos de higiene constantemente.

Um dos pontos importantes é protegê-lo das ações do tempo, como chuva, frio e excesso de vento. Com uma casinha, você terá um escudo contra tudo isso e construir uma também ajuda pessoas que não podem ter o animal dentro de casa por motivos alérgicos ou portes muito grandes. A casinha também é ideal para manter o cachorro fora de casa por um tempo quando for receber visitas.

Além de tudo, uma casinha de cachorro não é algo relativamente complicado de se fazer, mas é necessário seguir todos os passos para que seja possível montar uma estrutura segura e confortável de maneira que não ponha o animal em risco, quando você pegar o jeito poderá repetir os procedimentos até mesmo sem ver tutoriais!

O que é necessário para fazer a casinha de madeira?

Como fazer uma casinha de cachorro
Como fazer uma casinha de cachorro

Depois de planejar o estilo certinho, é importante ter os materiais necessários como martelos, pregos etc. Com as ferramentas irá fazer com que o trabalho fique muito mais simples permitindo que você conclua a tarefa mais rápido também, vamos ter uma breve noção do que é necessário antes:

  • Tábuas de madeira grossas e resistentes
  • Pregos
  • Parafusos galvanizados
  • Martelo
  • Esquadro
  • Caneta
  • Chave Philips
  • Folha de papel em branco
  • Serrote ou makita

Tudo isso não é obrigatório, você pode utilizar apenas de uma fita métrica, caneta, martelo e pregos. Use sua criatividade da maneira que preferir mas lembre-se de manter a casinha segura.

Você pode encontrar todos os materiais citados que definitivamente o ajudará bastante em lojas de materiais de construção, com valores bastante acessíveis.

Até mesmo uma casinha de cachorro com artigos de qualidade tem um preço de gastos estimado para aproximadamente 100 reais. O que pesa no preço da casinha às vezes é a madeira em si, que faz com que o conforto e a qualidade seja muito melhor. Algumas pessoas também usam plástico, normalmente utilizados para casinhas de cachorro de pequeno porte.

Passo a passo da construção

Agora vamos para a parte tão esperada, a construção da casinha. É importante que ela tenha um tamanho ideal para que o animal possa ficar de pé, conseguir virar-se e sentar-se.

Primeira etapa, a base:

  1. Comece construindo a base da casinha, pegue uma tábua e corte quatro filetes com 1m de largura e de altura. Seguida, coloque todas as partes em um formato quadrado, formando de fato uma base.
  2. Pegue os parafusos galvanizados e com a ajuda da sua chave Philips, tente prender os filetes pelas arestas. Coloque um na parte de cima e o outro na parte de baixo, para que a base fique bem presa e não corra o risco de acabar se soltando durante os movimentos do cachorro.
  3. Após isso, desenhe na madeira outra base que compreenda todo o quadrado feito anteriormente e recorte. Então coloque em cima da base quadrada e fixe-os com os pregos e o martelo.

Segunda etapa, a casinha:

  1. Agora com a base pronta, inicie a elaboração das paredes da casa. Como estivermos fazendo até então, desenhe as bases na madeira para só depois cortar.
  2. Seguinte, para um cão de médio porte, faça duas paredes retas com 1,30 m de altura e 80 cm de largura, faça também outras duas com 1,30 m com linhas retas.
  3. Para finalizar mais duas linhas triangulares de 30 cm, formando o teto da casa, deixando uma porta de 50 cm em uma delas. Use o esquadro para medir.
  4. Para dar um segmento à construção da casinha do seu cachorro, agora recorte todas as bases com a ajuda do serrote ou da makita.
  5. Pregue as duas bases retas de 1,30 nas laterais do quadrado e pegue a base com triângulo juntamente com a porta, em seguida pregue na parte frontal da casinha. A última peça deve ser colocada na área de trás.

Terceira etapa, o teto da casinha:

  1. Estamos quase acabando, para finalizar a construção da casinha de cachorro é preciso construir seu teto. Vamos precisar pegar o esquadro para assim medir os espaços entre as duas extremidades das pontas dos triângulos da parede de frente e de trás.
  2. Após ter medido, meça e corte um filete que servirá como base do teto. Agora pregue-o naquelas extremidades, de medo que as paredes fiquem unidas.
  3. Agora meça e corte duas bases de madeira com aproximadamente 1,m de largura e 80cm de comprimento, com atenção para que as peças possam encaixar perfeitamente.
  4. Para finalizar coloque uma de cada lado, em cima do filete de antes que foi pregado anteriormente. Para terminar, as duas peças devem ser pregadas para assim formar o teto da casinha.

Última etapa, decore!

  1. Vamos para a etapa mais divertida de todo o processo, que tal decorar e pintar agora a casinha de cachorro pronta? Ao contrário do que está pensando, as pinturas não servem apenas para decorar, mas determinadas pinturas oferecem mais durabilidade.
  2. A tinta irá prevenir o material de sofrer danos e acabar estragando ao longo do tempo e, por mais que seja uma madeira resistente, ela não resistirá se ficar muito tempo exposta à chuva.
  3. Pensando em prolongar a proteção da casinha e deixá-la ainda mais estilosa, vamos pintá-la! Primeiramente antes de todo processo, passe uma camada de verniz para proteger a madeira de cupins.
  4. Depois de passado o verniz, comece aplicando uma tinta óleo no lado externo das paredes, para aumentar os cuidados.
  5. Em seguida a casinha deverá ficar secando por aproximadamente 2 dias antes de ser usada.

Pronto! Agora você tem uma casinha bonita e segura para seu cãozinho desfrutar, aproveite!

Quero aprender mais!

Se você gostou de nossas dicas e quer aprender ainda mais, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como saber se o cachorro está com febre.