Você tem que se preocupar em ver seu gato muitas vezes deitado, de olhos fechados ou semi-fechado, letárgico boa parte do dia? Um gato dorme mais que um ser humano? Quantas horas em média e por quê? Essas perguntas certamente agradarão a você e as responderemos com precisão para que essas respostas estejam sempre ancoradas em suas mentes.

gato-pequeno-sendo-segurado-1024x768-8591621-8745020-6264667-7619389

Se um humano dorme em média 8 horas por noite, o sono do gato é o dobro. Na verdade, o seu felino precisa de cerca de 16 horas de descanso por dia . Ele alterna entre sono profundo, sonolência simples e sonecas. Cada vez, esses períodos são alegremente intercalados com um momento de atividade mais ou menos intensa.

As fases do sono em gatos

Durante todo o dia, o seu gato irá alternar vários períodos de descanso. Como os seres humanos, ele passará pela fase do sono profundo (ou paradoxal). Esta fase muitas vezes se alterna com o sono leve. Vamos dar uma olhada mais de perto nesses diferentes momentos de sua vida.

  • Sono REM

Seu gato não tem mais nenhum tônus ​​muscular . Ele é totalmente libertado e parece ter morrido. Isso cria muito medo entre os proprietários. Esta fase geralmente dura no máximo dez minutos, nunca mais. Muitas vezes anda de mãos dadas com o sono profundo. Ele adora profundamente, embora seus olhos, cauda ou patas possam se mover. Este é um momento em que seu gato sonha, como o ser humano. O gatinho sabe mais sobre estas fases do que o adulto, que essencialmente passa por um descanso mais mental.

  • Sono leve

Esta fase não permite que o seu gato descanse completamente. Seus músculos permanecem contraídos e ele está pronto para intervir, pular, mover-se. Ele está entre a fase de vigília e a fase de sono profundo, nem totalmente relaxada nem totalmente alerta. O menor ruído pode movê-lo.

  • Descompressão mental

Nós falamos sobre descompressão mental ou descanso mental. Esta é a maior parte do sono do gato adulto, enquanto o gatinho passa a maior parte do tempo na fase de sono profundo. O descanso mental dura cerca de trinta minutos no máximo em cada período de descanso. As ondas são lentas no cérebro do gato que gasta cerca de dez horas por dia nesse período. Isso permite que ele se recupere e se recupere mais rapidamente.

gato-filhote-gordo-1024x786-6741246-9177537-6562112-6501185

O sono difere pela idade

Seu gatinho não tem o mesmo sono que seu gato adulto ou o que ele terá na velhice. De fato, as fases não são todas idênticas de acordo com a juventude ou a idade do seu felino.

Os gatinhos passam a maior parte do dia dormindo, com mais sono profundo do que o descanso mental. O gato adulto (de 2 meses) descansa principalmente pelo resto mental , durante o dia, só despertando em ocasiões raras. Ele é mais ativo à noite. À noite, não é incomum vê-lo se mexer. Uma atividade relacionada às suas origens desde que ele aproveitou a penumbra para caçar.

gato-de-bengala-6559165-7371167-9123059-9268930

Finalmente, se o seu gato for mais velho , ele tenderá a dormir ainda mais, até 20 horas por dia. Este é um ritmo perfeitamente normal. No entanto, ele também pode acordar durante a noite ou começar a miar. Não hesite em se aproximar de um veterinário, pois isso pode ser um sinal de doença.

As razões para tal necessidade

Seu gato passa dois terços da sua vida dormindo . Pode parecer muito, mas não é. Este ritmo vem de sua natureza de gato da sarjeta ou gato selvagem. Lá fora, um gato passa muita caça de energia , à procura de comida. Ele deve comer muito rápido , senão ele roubará alguém. Na verdade, ele gasta menos tempo do que um herbívoro comendo e, portanto, tem mais tempo para descansar e economizar.

Este felino tem a vantagem de não ser uma presa na natureza. De fato, ele pode estar menos alerta ao perigo e mais focado em sua missão de sobrevivência.

gato-branco-deitado-1024x640-5437426-3169210-1290378-1176487

Seu gato, embora doméstico e tendo uma tigela em um tempo fixo, manteve esse instinto natural. Então o relógio interno dele não se mexeu.

Seu gato está sofrendo de distúrbios do sono

Seu gato não pode descansar o suficiente à noite e passa o tempo a miar ou para activar, de modo a acordar. Pode ser:

  • De uma doença subjacente. Neste caso, é aconselhável se aproximar do seu veterinário para ter certeza disso. Em caso de hipertireoidismo ou hipertensão , seu gato pode parecer mais agitado e nervoso. Por outro lado, uma febre pode tornar seu gato amorfo por um dia inteiro sem acordar e atividade.
  • falta de atividade dia ou noite. Seu gato fica entediado e passa quase todos os seus dias e noites deitados. Na verdade, tem energia para revender assim que a noite cai. Neste caso, é aconselhável mudar o ritmo, ter uma presença mais forte ou brincar mais com ele.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk