• Início
  • Animais
  • Como impedir seu cachorro de lamber os rostos das pessoas

Como impedir seu cachorro de lamber os rostos das pessoas

Quando um cachorro lambe seu rosto, é o meio pelo qual ele mostra seu afeto ou submissão. No entanto, esse comportamento pode se tornar incômodo em algumas situações e a correção se torna necessária. Como chegar lá?

cachorro lambendo dona

Como todos sabemos, os cães tendem a lamber nossos rostos para nos mostrar seu carinho . Essas passagens são, de certo modo, a versão canina de nossos beijos . Um comportamento que começa com uma intenção muito boa por parte dos cães, mas que muitos de nós podem não apreciar por razões justificadas, especialmente aquelas relacionadas à higiene .

Rosto lambendo também é problemático quando se trata de convidados e visitantes. Portanto, é importante primeiro entender as origens e as motivações desse comportamento canino e, em seguida, escolher a atitude correta para encarar seu cão quando ele começar a pará-lo.

Um reflexo adquirido da idade mais jovem do filhote

A ação de lamber outro indivíduo faz parte da gama de gestos adquiridos no nascimento pelo filhote. Este último aprende cedo de sua mãe , que o limpa lambendo-o e faz o mesmo com outra pequena ninhada. Além disso, a cadela lambe sua prole para mostrar seu carinho.

Bichon Havanês com sono

Mais tarde, filhotes instintivamente começam a lamber as costeletas da mãe para fazê-los entender que estão com fome .

Lamba para se comunicar

Para os cães, lamber não é apenas uma ação de limpeza. Quando é destinado aos outros, torna-se um meio de comunicação e interação social . Permite, entre outras coisas, indicar ao seu “interlocutor” que se tem boas intenções em relação a ele.

Lamber pode ser um sinal de submissão hierárquica a um congênere. Esta é, portanto, uma manifestação de apaziguamento destinada a evitar qualquer forma de tensão pela aceitação de um posto hierárquico inferior. Muitas vezes ocorre durante o primeiro encontro entre dois cães.

Se os dois caninos já se conhecem e apreciam um ao outro, lamber pode, por outro lado, ser interpretado como um ato afetivo . Da mesma forma, além disso, o cão faz isso com os humanos que ele aprecia em seu séquito.

Thai Bangkaew branco

Reflexos emocionais

Também pode ser uma espécie de tentativa de ajuda quando ele sente que seu professor não está indo bem . Os cães sentem nossas emoções e são particularmente sensíveis aos nossos estados de estresse , por exemplo. Quando o fazem, começam a nos lamber para nos tranquilizar , para nos consolar .

Nos filhotes de cachorro, lamber em direção ao seu mestre é também o meio pelo qual ele procura exigir atenção dele.

Em suma, os cães lambem seus pares ou seres humanos por várias razões. Tudo começa a partir de intenções amigáveis , mas às vezes é necessário parar esse comportamento para não causar desconforto. Lamber aparece com muita freqüência quando o dono volta para casa , o cachorro está muito animado para encontrá-lo e testemunhar seu amor lamber seu rosto. Você pode aproveitar este momento para realizar o seguinte exercício , destinado a corrigir este “through”.

A atitude de ter com o cachorro para corrigir esse comportamento

Assim que chegar em casa, lembre-se de que apenas o seu retorno é uma grande fonte de alegria para o seu cão. Então você não precisa excitá-lo ainda mais , agindo excessivamente, mesmo que a tentação seja grande para tomá-lo em seus braços.

Você pode responder por palavra , mas ainda não por contato físico. Primeiro deixe que ele se acalme . Para isso, entrar o seu ritual habitual de volta para casa (pendurar suas roupas, colocar seus assuntos, etc.), em seguida, para o seu cão para permanecer sentado . Assim que for executado, felicite-ocalorosamente, mas com calma. Acaricie-o com serenidade, mas pare assim que ele tentar lamber seu rosto . Levante-se imediatamente e peça-lhe para se sentar novamente. Repita quantas vezes for necessário.

Com o tempo, o cão vai gradualmente entender que ele não deve mais lamber seu rosto se ele quiser ser parabenizado e acariciado.

Por que meu cachorro me lambe?

Em muitas ocasiões, seu cão provavelmente lamberá sua mão, suas pernas, talvez seu rosto. Há muitos significados para este gesto do seu animal de estimação. Quais? É realmente um sinal de carinho? Eles podem ser corrigidos? E se meu cachorro me lamber tantas vezes que se torna irritante?

Quando o seu cão lambe o rosto, as mãos ou outras partes do corpo, é muitas vezes para mostrar-lhe o seu apego . No entanto, lamber tem vários outros significados . É importante aprender a decifrar esse elemento básico da linguagem canina para entender seu animal e saber como responder adequadamente.

Originalmente

Quando ele ainda era um cachorrinho com sua mãe, seu filhote foi lambido por aquele que deu à luz. Ela usou lambendo para limpar seu filhote, facilitar o seu trânsito, mas também para mostrar-lhe todo o seu carinho. De sua parte, seu cachorro, filhote de cachorro anterior, conseguiu lamber os lábios de sua mãe para pedir comida. Lamber é, portanto, um meio de comunicação aprendido muito cedo pelo seu cão. Sendo este último condicionado, ele o reproduz em sua vida futura com você.

Uma manifestação de afeto

Para mostrar seu afeto ao seu mestre, a um congênero que ele gosta ou a outro animal com o qual ele se dá bem, o cachorro começa a lamber na cara ou, no caso de um humano, também nas mãos . É, de certo modo, a maneira dele de dar beijos ao indivíduo que ele ama e respeita.

Lamber emocional é instintivo e inato. É adquirido a partir da idade mais jovem do cão, logo após o nascimento, quando sua mãe o lambe para tranquilizá-lo, guiá-lo e limpá-lo. Ele reproduz esse gesto cheio de apego e ternura ao longo de sua vida.

Um desejo de confortar

Quando seu cão sente que você não está bem, estressado ou perturbado, ele pode começar a lamber você para tentar trazer conforto para você . Os nossos amigos de quatro patas são, de facto, muito sensíveis aos nossos humores e o apego que sentem em relação a nós leva-os a reagir de forma muito concreta, especialmente colocando a cabeça nos joelhos e nos lambendo.

Uma marca de hierarquia

Quando dois cães que não se conhecem se cruzam, um deles assume a hierarquia . E, de duas coisas, uma: ou o outro cão se opõe a essa situação e um conflito explode, ou ele aceita o fato de estar hierarquicamente abaixo de um ponto e manifesta-o de várias maneiras, incluindo lamber. Assim, ele lambe o focinho do dominante para fazê-lo entender que ele tem apenas intenções positivas e pacíficas .

Este comportamento, o cão pode reproduzi-lo em relação a um humano, seu mestre neste caso.

Linguagem, uma ferramenta de identificação

Os cães usam sua linguagem como uma ferramenta para prospecção e identificação . Embalado com sensores ultra-sensíveis, este órgão sensorial permite que eles, de fato, aprendam sobre um elemento desconhecido que eles descobrem. Lamber uma pessoa é também uma maneira de o animal identificá-lo e conhecer suas intenções.

Um sinal de fome

Como quando ele era um filhote de cachorro e lambia as costeletas de sua mãe, seu cachorro pode lamber você para mostrar sua fome. Este não é o fenômeno mais comum, mas pode ocorrer.

O que fazer em caso de lechages muito freqüente?

  • Seu cão lambe você ocasionalmente , deixe-o fazer isso. Na grande maioria dos casos, ele mostra um sinal de afeto. Este é o caminho para ele se comunicar com você. É prazeroso e não parece desagradá-lo.
  • Seu cão tem o hábito de lambê-lo para chamar sua atenção , não reaja. Ignorá-lo. Pela força, ele vai entender que isso significa chamar você não funciona.
  • Seu cão lambe você excessivamente , ele pode reunir todas as causas mencionadas acima. Ignore seus excessivamente sistemáticos sinais de afeto, assegure-se de que ele tenha rações balanceadas e suficientes para não exigir mais, cuidar de seu ambiente e evitar agravantes agravantes. Finalmente, se não houver melhora, consulte um veterinário ou behaviorista. Ele vai te dar instruções para seguir, ou uma educação para rever alguns planos.

Em qualquer caso, e após cada lamber, você deve limpar as partes afetadas, especialmente se o seu cão tiver lambido algumas feridas. Estes podem ser infectados.

Lamber pode promover a transmissão (entre outros) de parasitas, por isso não é aconselhável deixar seu rosto lamber e prestar atenção a pessoas frágeis. As crianças tendem a colocar as mãos na boca com facilidade, limpam as mãos o mais rápido possível depois de lamberem.


Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20