Como seres humanos, seu gato deve ter as orelhas limpas tanto quanto possível. Não é uma questão estética, mas de boa saúde. A limpeza frequente pode evitar varias doenças auditivas nos felinos.

orelhas

O canal auditivo do seu gato deve ser inspecionado regularmente para evitar o desenvolvimento de doenças  que as vezes requer tratamento urgente. No entanto, você deve ter cuidado na limpeza dos ouvidos. Notavelmente porque o conduto está em uma forma diferente do humano (abertura em forma de L vertical em um ângulo reto).

Por que limpar as orelhas?

As impurezas podem estagnar nos ouvidos do seu gato. Isso pode levar a infecções com diferentes níveis de gravidade.

 Na verdade, é aconselhável limpar regularmente as orelhas do seu gato, a fim de evitar as patologias que dificultam o seu dia a dia.

Como dono do pet, você precisa estar alerta para os sinais que sugerem o desenvolvimento de uma doença. 

Assim, um excesso de cera deve ser removido, parasitas podem se alojar em sua bandeira ou um odor desagradável pode emergir de seus ouvidos. Estes são sinais a serem considerados.

Quando limpar os ouvidos?

Eles devem ser limpos regularmente, mas especialmente quando você notar a presença de sujeira. Neste caso, é uma questão de antecipar uma possível infecção. Infecções de ouvido ou infecções de ouvido devem levá-lo ao veterinário.

Como limpar os ouvidos?

Seu gato não deve estar estressado ou ansioso por ter seu ouvido inspecionado. Você tem que relaxá-lo, fazendo-o pensar que é um jogo. Porque apesar de muito limpo, o seu gato não consegue limpar suas orelhas como deveria ser feito. 

Antes de qualquer intervenção, você deve inspecionar o canal auditivo do seu gato. Se você não notar sujeiras, então você pode deixar seu gato sozinho. No caso oposto, você deve proceder da seguinte maneira:

  • Você limpa o pavilhão da orelha com um algodão embebido em uma loção dada pelo seu veterinário.
  • Você também pode inserir uma pequena quantidade de solução prescrita pelo seu veterinário em seu ouvido e massagear suavemente com os dedos para distribuir o produto corretamente.
  • Seu gato deve sacudir a cabeça , sinal de que a limpeza acabou.
  • Para garantir que o duto esteja limpo, use algodão seco como se fosse limpar a orelha do seu gato.

Não use cotonete

Já não recomendado para seres humanos, o cotonete deve ser banido para limpar as orelhas do seu gato. Indo longe demais em seu canal auditivo, você corre o risco de perfurar seu tímpano ou danificá-lo.

Pode acontecer também de ao invés de limpar, o cotonete empurrar ainda maias a sujeira na orelha.

Uma doença?

Se se gato costuma com frequência tocar as orelhas, é um sinal de que tem algo de errado com elas, então você pode descobrir qual é o problema procurando ajuda veterinária. Com o tratamento adequado uma infecção pode ser evitada.

Pode limpar orelha de gato?

A higiene desta parte do corpo é muito importante, pois o acúmulo de cera pode levar ao desenvolvimento de ácaros, fungos e até larvas

Quando o gato coça muito a orelha?

É muito comum encontrarmos excesso de cera de cor marrom muito escura, e o gato coça muito as orelhas.

Como tratar fungos na orelha de gatos?

Utilize luvas para mexer no gato, lave suas mãos de forma exaustiva e periódica.
Realize uma limpeza do ambiente completa, passando o aspirador para destruir os esporos dos fungos.

Saiba mais sobre gatos aqui.