Os olhos do seu gato são órgãos para preservar. Eles são sensíveis e podem, em algumas raças (cabelos compridos) ser sensíveis a algumas patologias irritantes. Assim, para prevenir doenças, é melhor antecipar limpando-as regularmente. Como? Isso é o que explicamos para você.

gato-com-bigode-grande-1024x684-3384650-4452486-1845079-5082943

Impurezas e sujeira devem ser limpas com uma solução salina adequada para o seu gato. Por outro lado, qualquer traço de um fluxo anormal ou importante, qualquer vermelhidão, deve fazer com que você consulte um veterinário.

Por que limpar os olhos do seu gato?

Secreções lacrimais são depositadas, em alguns gatos, mais facilmente e regularmente no canto dos olhos. Ao acumular-se, formam impurezas que, a longo prazo, podem ser ninhos reais para as bactériase, portanto, para as infecções .

Além disso, alguns gatos podem ser mais propensos a desenvolver impurezas e infecções, dependendo da estação. Assim, o pólen também pode desempenhar um papel no desenvolvimento da conjuntivite ou de qualquer outra doença ocular. A poeira ou simplesmente corpo estranho pode ser perigoso. Órgão frágil, se houver, o olho deve estar no centro de todas as suas preocupações.

Quando limpar os olhos do seu gato?

Não faça pressa. Os olhos do seu felino devem ser regularmente inspecionados , especialmente em raças com cabelos longos , entre os persas , predispostos a certas patologias. No entanto, você não deve intervir diariamente. Simplesmente quando você vê uma impureza, sujeira ou crosta se formando.

gatinho-assustado-8576147-8110113-4234878-3727184

Em pêlos compridos, você precisa limpá-los várias vezes por semana e toda vez que seu gato voltar de uma fuga para o exterior .

Como limpar os olhos do seu gato?

Como sempre, você tem que iniciar seu gato para esta prática quando ele é jovem. Assim, você terá menos resistência . Seu felino pode pegar isso como um jogo, esse é o objetivo.

  • Para limpar os olhos do seu gato, é antes de tudo usar produtos específicos e adaptados ao seu animal. Você vai ter o animal de estimação , em lojas especializadas ou diretamente de seu veterinário. Não opte por um soro fisiológico adequado para seres humanos porque o pH é diferente.
  • Coloque em uma almofada seca e nunca uma almofada de algodão. Na verdade, o último poderia ver suas fibras ferir o olho do seu gato .
  • Pegue seu gato pela cabeça entre o queixo e a parte de trás das orelhas para evitar que ele se mova.
  • Em primeiro lugar, você irá remover as impurezas e sujeira ao redor dos olhos. Então, você inibirá a compressa de uma loção adequada e suavemente aplicará as áreas afetadas. Nunca esfregue pois pode irritar a área dos olhos. Finalmente, você vai secar tudo com outra compressa ou lenço de papel .

Cada olho deve ser limpo com compressas diferentes .

Casos em que é necessário consultar

Infelizmente, a limpeza regular dos olhos do seu gato às vezes nem sempre é suficiente para evitar o desenvolvimento de patologias , como conjuntivite ou qualquer inflamação desse órgão. Então, você precisará consultar o seu veterinário, que irá prescrever soluções e medicamentos adequados para a lágrima . Os olhos do seu gato também podem ficar vermelhos dependendo da estação, pólen, sensibilidade à poeira ou correntes de ar.

gato-fazendo-graca-1105503-7086511-8648953-7563032

Poeira, pólen, rascunho … muitos fatores são responsáveis ​​por infecções nos olhos do seu gato. Para evitar o desenvolvimento de doenças, é necessário limpar os olhos do seu felino a montante. Uma intervenção rápida, muitas vezes eficaz e simples, graças a compressas e um soro adaptado ao animal. O que evita muitas visitas ao seu veterinário.

Doenças mais comuns do olho de gato

Seu gato tem uma visão incrível. No entanto, os olhos do seu gato podem, por vezes, ficar doentes. Eles podem ser benignos como sérios. Alguns podem torná-lo cego se não forem tomadas a tempo. Nós olhamos para possíveis patologias oculares para melhor preveni-las e tratá-las.

A visão é um sentido muito importante para o seu gato. O último é, lembramos, um nyctalope . Isto é, ele pode ver a noite através de varas que os humanos não têm. Seu aluno se adapta de acordo com o brilho. Além disso, seu campo de visão é maior que o de um humano: 260 ° contra 230 °. Ainda assim, o seu gato é míope, pois ele só vê objetos próximos a ele . Para este propósito, seus bigodes o servem continuamente e vêm além de sua visão.

gato-com-pata-alongada-5637372-3499798-2746600-2058268

Algumas doenças podem afetar sua visão ou até torná-la completamente cega.

Doenças oculares

  • Conjuntivite

É uma doença bem conhecida , tanto em animais como em humanos. Ele toca o canto interno do olho e toca o interior das pálpebras . A conjuntivite pode ser derivada a partir de uma alergia ou uma bactériaDoloroso, mas especialmente obrigatório para o seu gato, esta doença deve ser tratada rapidamentecom a ajuda de seu veterinário, que irá prescrever uma solução para injetar nos olhos do seu gato. Olhos que podem ter problemas para abrir .

  • Glaucoma

Aqui também o humano está sujeito a isso. A pressão interna do olho aumenta significativamente. Assim, apenas um procedimento cirúrgico pode reduzir a pressão e, assim, evitar danos irreversíveis . Caso contrário, sua visão pode ser afetada.

  • Catarata

Um reflexo branco no olho pode identificar esta doença. Na verdade, é um turvamento da lente. Uma catarata importante leva à cegueira da visão. De fato, um olho branco provoca em 100% dos casos uma cegueira total do seu felino. Catarata, tomada em um estágio inicial, pode ocorrer. Em alguns casos, a operação é impossível. Você pode identificar os primeiros sinais através de um gato que bate , que não está certo , que pula quando vê alguém aparecer na frente dele. Aja rapidamente.

  • Prolapso

É uma doença infecciosa que é mais próxima à conjuntivite e expressa da mesma maneira. Você deve agir o mais rápido possível.

  • Descolamento da retina

Doença freqüente em seu felino. A perda da visão é progressiva e leva à cegueira total . Muitas raças de gatos são propensas a essa patologia. Este é o caso, por exemplo, do persa .

  • herpes

Este é um dos 3 vírus responsáveis ​​pela coriza . O herpes do gato é agressivo e afeta principalmente gatinhos e felinos que estão passando por estresse significativo ou sistemas imunológicos deficientes. Os olhos serão infectados e será possível ver um fluxo marrom-vermelho . O vírus pode permanecer vivo no corpo do seu gato, ativando quando uma queda na imunidade é observada.

  • Clamídia felina

Doença contagiosa , origina – se de conjuntivite de um olho. O segundo será rapidamente infectado. Os olhos estão inchados e fluem.

gato-deitado-6129101-3862586-2267142-1609067

  • Peritonite infecciosa felina

PIF irá desencadear uma infecção ocular . Este último pode ver a íris e as camadas vascularizadas infectadas , assim como a córnea . Esta infecção pode causar uma úlcera .

Os sintomas

A visão é um sentido essencial para o seu gato. Os principais sintomas de perda de visão causada por uma doença são uma clara desorientação. Seu gato terá dificuldade em encontrar o caminho pelo espaço . Isso também poderia causar explosões se não conseguir distinguir corretamente.

Além disso, os sintomas de muitas infecções são os olhos vermelhos , às vezes a secreção espessa e as crostas . O olhos de gato vai inchar . Ele pode não ver mais nada. Ele freqüentemente esfrega os olhosporque coça.

Tratamentos

Você nunca deve deixar uma infecção se desenvolver . Vá muito rapidamente ao seu veterinário, que irá agir em conformidade. Ele funcionará se necessário ou prescreverá medicamentos para conter ou reverter a infecção. Ele pode medir o esforço ocular para descartar glaucoma , catarata ou córnea . Em alguns casos, ele pode até colocar implantes .

Prevenção

Os olhos são órgãos a serem levados em conta diariamente , especialmente em raças frágeis. Eles devem ser inspecionados regularmente e limpos . Na prevenção, você pode vacinar seu gato contra certas doenças que podem se desenvolver. O tratamento precoce e antes de qualquer disseminação ou desenvolvimento da doença pode facilitar a recuperação completa do seu felino.

Conclusão

Existem muitas doenças que podem afetar os olhos do seu gato. Alguns, tomados a tempo, permitem curar sem o menor efeito. Outros, por outro lado, vagueiam lentamente, mas seguramente, em direção à cegueira total do seu felino. Você pode, no entanto, limitar a progressão, agindo através de seu veterinário. Em cada aspecto de um sintoma perturbador, você deve reagir rapidamente.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk