Como limpar os olhos e as orelhas do cachorro

Limpando os olhos de seu cachorro

Limpar os olhos de seu cachorro é um gesto de grande importância. Ajuda a preservar a limpeza destes órgãos ultra-sensíveis e previne várias doenças oculares. Quando a limpeza é feita corretamente, com os produtos certos e a frequência correta, os olhos do cão são mantidos saudáveis.

cachorro tomando banho

Todos os cães devem ter boa higiene , especialmente em seus olhos . Inspecionado diariamente, eles são limpos regularmente. Se esta ação não for necessária diariamente em alguns cães, deve ser feita todas as manhãs em outras raças com olhos particularmente sensíveis . Vamos ver como efetivamente limpar os olhos dos cães.

Um gesto preventivo

Os olhos do seu cão devem ser examinados todas as manhãs para verificar se há detritos e secreções lacrimais remanescentes . Inspeções regulares e limpezas ajudam a prevenir doenças oculares e manter os olhos limpos e saudáveis.

Algumas raças de cães estão mais expostas a doenças oculares. Este é particularmente o caso de cães pequenos cujos canais lacrimais tendem a obstruir e cujos olhos são globulares: pequinês , chihuahuas , pugs , buldogues franceses …

As raças de cães com faces dobradas também devem ser observadas, como o Chow Chow , o Shar Pei e o Bulldog Inglês . É o mesmo para as raças de cabelos compridos como Bobtail , Cocker e Bichon . Em todos esses tipos de cães, os cuidados com os olhos devem ser diários.

Os olhos são sensíveis o suficiente e existem muitos tipos de doenças, como conjuntivite , catarata e glaucoma . Com a limpeza regular dos olhos, é possível detectar primeiros sintomas de doenças oculares e reagir rapidamente , tomando o cão ao veterinário para que ele possa prescrever o tratamento adequado.

Quais produtos usar?

Ao contrário da manutenção da orelha, a limpeza dos olhos não deve ser feita com algodão. O último pode, de fato, deixar estrias nos olhos e ao redor dos olhos. É melhor usar compressas para maior eficiência e segurança. Do lado do produto a ser usado, é possível usar um antisséptico ocular específico para cães ou uma solução salina .

Como limpar seus olhos?

A limpeza dos olhos só deve ser feita se secreções forem encontradas . É inútil se os olhos estiverem claros , molhados e brilhantes. Para limpar adequadamente os olhos do cão, deve-se primeiro segurar a cabeça ligeiramente para trás , depois deslocar a pálpebra superior antes de verter 2 ou 3 gotas de líquido de limpeza.

Com a compressa, limpe o olho do ângulo interno ao externo (em direção à têmpora). Cuidados devem ser tomados para remover as lágrimas restantes que secaram e endureceram. Se o cão tiver uma infecção ocular (por exemplo, conjuntivite), limpe-o antes de aplicar o tratamento (colírio ou outro) para que seja realmente eficaz.

cachorro-na-banheira

Limpando as orelhas de seu cachorro

É um gesto fácil, rápido e útil para a higiene e a saúde do cão, especialmente em raças com predisposição a doenças do ouvido. Se a limpeza diária não for desejável, recomenda-se uma manutenção regular. Aqui estão as nossas dicas para ouvir a saúde do seu cão.

limpeza da orelha do cão é uma medida de higiene e prevenção de grande importância, mas muitos proprietários ainda tendem a esquecê-lo. No entanto, esta ação simples e rápida permite muitos inconvenientes e afetos. Realizado regularmente, garante a limpeza e proteção do cão. Ele deve estar acostumado desde cedo a evitar que ele perceba esse tratamento como uma experiência desagradável . Por que limpar as orelhas de seu cachorro e como proceder? Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo.

Por que lavar as orelhas do cachorro?

Se forem negligenciadas, as orelhas do cão podem rapidamente acumular grandes concentrações de impurezas : poeira, restos de plantas, cerúmen , etc. Estes promovem o desenvolvimento de bactérias, que podem levar a infecções e doenças mais ou menos graves. As orelhas não esculpidas e não limpas também são nichos de parasitas externos, como os carrapatos .

As orelhas devem, portanto, ser limpas regularmente em todos os cães, mas algumas estão ainda mais expostas do que outras a várias condições. Há, de fato, raças que têm predisposição para infecções de ouvido repetidamente, como grandes orelhas caídas ( Cocker , Spaniels ), leva a audiência de comprimento ( pastores alemães ) para cabelo abundante na base da orelha ( caniches , Bichons …), secreção de cerúmen ( Labradores , Springers …) e canal auditivo tortuoso ( Chow Chow , Shar-Pei).

Outras raças são, por sua vez, particularmente propensas a dermatite atópica pode afetar as orelhas, como o Beauceron , as Bulldog francai s , o Boxer , o Cairn Terrier , o Chihuahua , o Bulldog Inglês , o Setter ou ainda terrier de Yorkshire .

Bichon Havanês com coleira

Isso não significa que outras raças não sejam afetadas por esses problemas, mas simplesmente que as variedades mencionadas são mais propensas a sofrer por causa da anatomia de seus ouvidos e de sua herança genética.

Saber antes de prosseguir com a limpeza

Para a limpeza das orelhas do cão é eficaz , é necessário conhecer alguns aspectos essenciais.

Começando com o produto de limpeza para usar, que deve ser uma loção específica para o ouvido do cão. Para a aplicação deste produto, em vez de usar um cotonete, seria melhor usar um pedaço de algodão . O cotonete não é útil porque o canal auditivo está dobrado . Pode até contribuir para agravar o problema, porque tende a empurrar a sujeira para o fundo. No entanto, pode ser usado para limpar a parte externa da orelha.

Quanto à freqüência de limpeza, é aconselhável fazê-lo uma vez por semana em cães com orelhas caindo e uma ou duas vezes por mês em outros. A inspeção das orelhas deve ser ainda mais regular.

Esqueça o cotonete

Nos seres humanos, o cotonete tem a tendência infeliz de empurrar a cera do ouvido para o tímpano. O mesmo vale para o seu cachorro. Na verdade, nunca use um cotonete para o seu companheiro. Porque, além de ser contraproducente, não se encaixa bem com o canal auditivo do seu cão. Está na forma de “L” (ou dobrado) e você corre o risco de danificá-lo .

Como limpar seus ouvidos?

Aqui estão os passos a seguir para uma limpeza eficaz da orelha:

  • Puxe a orelha e segure-a com firmeza (sem machucar o cão), de modo a limpar as cavidades.
  • Despeje uma gota da loção da orelha (realizada verticalmente para cães com orelhas caindo) na parte de trás da orelha.
  • Aperte levemente a base da orelha e massageie para que a loção penetre e dissolva as impurezas.
  • Insira um pedaço de algodão na parte inferior da orelha e massageie novamente para que o produto e a sujeira se colem a ele. Ao massagear, o algodão subirá um pouco, o que facilitará sua extração.
  • Remova o algodão e limpe a parte externa da orelha com um cotonete.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20